sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Gimp: Seus amigos vão virar monstros com este tutorial

Por Elaine Martins da Silva
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Aterrorize seus amigos e transforme-os em monstros.

O Baixaki preparou alguns tutoriais ensinando como transformar pessoas em vampiros e monstros aterrorizantes. Pegue a foto de algum amigo e mostre que você é fera em criar criaturas horripilantes.

Para que sua imagem fique bem real será preciso dedicar bastante tempo, quanto mais detalhes conseguir criar, melhores a imagem ficará. Antes de começar as transformações, escolha uma imagem Duplique a camada.que mostre bem o rosto da pessoa, assim a edição ficará mais fácil e será possível colocar um número maior de detalhes.

Hora do Show!

1) Antes de começar as edições em si, é preciso criar uma cópia da camada existente para que as alterações tenham o efeito esperado.

Para isso, abra a janela de camadas, clique com o botão direito do mouse sobre a camada que aparecer e escolha a opção “Duplicar Camada”.

2) No menu cores, clique em “Dessaturar...” e confirme pressionando o botão “Ok”. Coloque a opacidade da camada em 80%.

Crie um efeito mais sombrio.


3)
Agora, vamos alterar os olhos da nossa modelo. Aplique zoom na imagem de forma que o contorno dos olhos fique bem definido. Usando a ferramenta “Seleção Livre”, selecione um dos olhos. Pressione e segure a tecla “Shift” enquanto contorna o outro olho. Pressione a combinação de teclas “Ctrl + C” para copiá-los.

Selecione os olhos.


4)
É preciso criar uma nova camada para aplicar o efeito nos olhos. Clique com o botão direito do mouse na parte branca da janela Camadas e escolha a opção “Nova Camada...”. Na tela que abrir, certifique-se que a opção de preenchimento marcada seja “transparente” e clique em “Ok”.

5) Selecione a camada recém criada e utilize o atalho “Ctrl + V” para colar os olhos selecionados anteriormente. Note que aparecerá a “mensagem” Seleção Flutuante na janela de camadas. Escolha qualquer uma das ferramentas de seleção e de um clique em qualquer posição da foto. Isto fará com que apenas a parte selecionada (os olhos) seja colada.

Copie os olhos para uma nova camada.

6) Ainda com os olhos selecionados, utilize a “Ferramenta Aerógrafo” e altere a cor de fundo para branco. Pinte apenas uma pequena parte dos olhos, como mostrado na figura abaixo.

Pinte apenas uma parte dos olhos.


7)
Agora selecione o restante dos olhos, deixando apenas a parte pintada anteriormente fora da seleção.

8) Altere a cor de frente para preto e pinte toda a região que foi selecionada.

9) Para tornar a pele da pessoa mais clara, você pode usar o efeito de “Brilho Suave” encontrado no menu “Filtros”, opção “Artísticos”.

Pinte o restante dos olhos de preto.


10)
Utilize a “Ferramenta de Sub/Super-exposição” para escurecer em volta dos olhos. Aumentando ou diminuindo a taxa de exposição da ferramenta Super-Exposição é possível obter diversas “tonalidades” de cores.

Crie o contorno dos olhos.


11)
Caso a pessoa esteja com um batom mais fraco, como a nossa modelo, você pode usar e abusar das cores fortes, principalmente do vermelho e do preto. Para fazer isso, selecione o contorno dos lábios utilizando a “Ferramenta de Seleção Livre”. Em seguida acesse a opção “Matiz-Saturação...” no menu “Cores”. Altere os valores de “Matiz”, “Saturação” e “Luminosidade” de forma que a cor fique de seu agrado e clique em “Ok” para finalizar.

12) Para obter uma cor mais escura para os lábios você pode utilizar a ferramenta de “Brilho e Contraste” encontrada também no menu “Cores”. Não tire a seleção em volta da boca, ela será útil no passo seguinte.

Mude a cor do batom.


13) Monstro sem sangue não é monstro. Por isso, é hora de colocar um pouco de vermelho na imagem a fim de dar um efeito mais sanguinário. Com a boca ainda contornada, selecione a camada “Cópia de Fundo”. Clique no menu “Seleção” e depois em “Inverter”, o que fará com que todo o restante da imagem,exceto a boca, seja selecionado, dando maior segurança na edição.

14) Altere a cor de frente para vermelho mais escuro. Usando a “Ferramenta Aerógrafo” pinte em torno da boca. Para dar um efeito de sangue respingado, marque a opção “Espalhar” na janela “Caixa de Ferramentas”.

Crie o sangue em volta da boca.


15)
Utilize a “Ferramenta de Sub/Super-exposição” para escurecer um pouco mais o vermelho em torno da boca. Não se preocupe com os lábios, eles não sofrerão nenhuma alteração desde que a seleção feita anteriormente seja mantida.

16) Para criar o efeito de sangue escorrendo, utilize a “Ferramenta de Vetores” e selecione a área na qual este efeito será colocado. Use a combinação “Shift + V” para selecionar esta área e clique na opção “Preencher com cor de fundo” presente no menu “Editar”.

17) Utilizando novamente a ferramenta “Ferramenta de Sub/Super-exposição” e escureça algumas áreas do sangue, principalmente o final, a fim de dar a impressão de gota.

Encha o rosto de machucados e sangue.


18)
Como você pode perceber, a “Ferramenta Aerógrafo” é muito utilizada. É com ela que você poderá criar o efeito de corte, do qual o sangue irá escorrer.

19) É hora de alongar as unhas: aplique o zoom na área das mãos e escolha a “Ferramenta de Vetores”.

20) Escolha uma das unhas e marque três pontos, de maneira que eles formem um triângulo. No menu “Seleção”, acesse a opção “Do Vetor”, isso fará com que a área marcada seja selecionada.

21) Copie e cole a área selecionada.

22) Para alongar a unha, acesse o menu “Ferramentas”, escolha a opção “Ferramentas de transformação” e escolha “Redimensionar”.

23) Digite os valores da altura e da largura. Em seguida, clique em “Redimensionar”.

24) Posicione a imagem alongada de forma que realmente pareça ser parte da unha. Caso precise girar a imagem, no mesmo menu “Ferramentas de transformação” escolha a opção “Rotacionar”. Repita o processo com todas as unhas que estejam visíveis.

Alongue as unhas e crie um efeito aterrorizante.


25)
É possível criar um efeito de costura na boca. Para isso, utilize a “Ferramenta Aerógrafo”, altere a cor de frente para preto e faça os “X” à mão livre mesmo, isso dará um efeito mais real.

26) Caso queira tornar a pele da pessoa ainda mais clara, use a ferramenta “Brilho e Contraste...” presente no menu “Cores”.

Dica: Utilize a “Ferramenta de Desfocar / Deixar Nítido” para suavizar as bordas e tornar os efeitos mais reais.

Pronto! Agora você pode assustar todo mundo sem tocar um dedo em maquiagens e fantasias.

Um rostinho bonito transformado em monstro.

Gimp: Transforme pessoas em vampiros

Por Elaine Martins da Silva

O Baixaki preparou alguns tutoriais ensinando como transformar pessoas em vampiros e zumbis. Crie monstros de arrepiar os cabelos de seus amigos, não fique fora dessa.

Vale lembrar que é preciso dedicar bastante tempo, quanto mais detalhes conseguir criar, melhores suas fotos ficarão. Antes de começar as transformações, escolha uma imagem que mostre bem o rosto da pessoa. Como a marca registrada dos vampiros são seus dentes pontudo e afiados, o melhor seria que a pessoa da foto em questão estivesse sorrindo e mostrando os dentes.




Duplicando camada.Mãos à obra!

1) Antes de começar as edições em si, é preciso criar uma cópia da camada existente para que as alterações tenham o efeito esperado.

Para isso, abra a janela de camadas, clique com o botão direito do mouse sobre a camada que aparecer e escolha a opção “Duplicar Camada”.

2) Agora, vamos alterar os olhos da nossa modelo. Aplique zoom na imagem de forma que o contorno dos olhos fique bem definido. Usando a ferramenta “Seleção Livre”, selecione um dos olhos e, em seguida copie-o, usando a combinação de teclas “Ctrl + C”.

Selecione os olhos usando a ferramenta de seleção livre.


3)
É preciso criar uma nova camada para aplicar o efeito nos olhos. Clique com o botão direito do mouse na parte branca da janela Camadas e escolha a opção “Nova Camada...”. Na tela que abrir, certifique-se que a opção de preenchimento marcada seja “transparente” e clique em “Ok”.

Crie uma nova camada.


4)
Selecione a camada recém criada e utilize o atalho “Ctrl + V” para colar o olho selecionado anteriormente. Note que aparecerá a “mensagem” Seleção Flutuante na janela de camadas. Escolha qualquer uma das ferramentas de seleção e de um clique em qualquer posição da foto. Isto fará com que apenas a parte selecionada (o olho) seja colada.

Cole em uma nova camada.


5)
Crie uma segunda camada e repita o processo para o outro olho.

6) Altera as cores de frente e fundo para laranja e vermelho, respectivamente.

7) Selecione a “Ferramenta de Mistura”.

8) Altere as opções da ferramenta para:

a. Modo : Sobrepor;
b. Forma : Radial;
c. Repetir : Nenhum

9) Basta agora aplicar o degradê nos olhos e o resultado obtido será como o da imagem abaixo.

Aplique degradê para obter olhos avermelhados.


10)
É hora de criar a marca registrada dos vampiros: os dentes! Aplique o zoom na área da boca e escolha a “Ferramenta de Vetores”.

11) Escolha o dente no qual o efeito será criado e marque três pontos, de maneira que eles formem um triângulo. No menu “Seleção”, acesse a opção “Do Vetor”, isso fará com que a área marcada seja selecionada.

12) Copie e cole a área selecionada.

Selecione uma área do dente para alongar.


13) Para alongar o dente, acesse o menu “Ferramentas”, escolha a opção “Ferramentas de transformação” e escolha “Redimensionar”.

14) Digite os valores da altura e da largura. Em seguida, clique em “Redimensionar”.

15) Posicione a imagem alongada de forma que realmente pareça ser parte do dente. Caso precise girar a imagem, no mesmo menu “Ferramentas de transformação” escolha a opção “Rotacionar”.

Alongue os dentes para tornar a pessoa um vampiro.


16)
O vampiro está quase pronto, agora vem a parte da maquiagem. Para tornar a pele da pessoa mais clara, você pode usar o efeito de “Brilho Suave” encontrado no menu “Filtros”, opção “Artísticos”.

17) Utilize a “Ferramenta de Sub/Super-exposição” para escurecer as sobrancelhas e o cabelo a fim de tornar o efeito mais real. Aumentando e diminuindo a taxa de exposição da ferramenta Super-Exposição é possível fazer o efeito sombrio em torno dos olhos.

Use os efeitos para escurecer em volta do olhos.

18) Para dar um ar ainda mais sombrio à pessoa, altere a cor dos lábios. Use a “Ferramenta de seleção Contígua” para selecionar o contorno da boca e aplique o efeito de Super-Exposição até que o tom obtido lhe agrade.

Dica: Utilize a “Ferramenta de Desfocar / Deixar Nítido” para suavizar as bordas e tornar os efeitos mais reais.

Pronto! Agora você pode assustar todo mundo sem tocar um dedo em maquiagens e fantasias.

Vampiro pronto! Agora é só assustar!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Como usar o IZArc






Por Camila Porto de Camargo

um dos compactadores mais eficientes do mercado.
Desde o início da era da informática, o homem sempre buscou aperfeiçoar a transmissão de dados para facilitar a comunicação. Antes do boom da internet, tudo era mais difícil, pois não haviam meios satisfatórios para as trocas de documentos. Para tentar resolver este problema, dispositivos móveis foram criados para facilitar a troca de documentos e/ou arquivos entre os usuários. Há alguns anos, a ferramenta mais utilizada para o transporte de dados eram os disquetes.



Eles foram inventados em 1971 e, na época, armazenavam apenas 80 KB. Assim como a informática evoluiu, os disquetes também e, em 1991 já armazenavam até 2.88 MB, uma quantidade de armazenamento muito superior à dos primeiros dispositivos. Mas na medida em que a capacidade dos disquetes aumentou, o tamanho dos arquivos também, e os velhos disquetes entraram em extinção. Em seu lugar entraram os CDs, DVDs, pendrives, cartões de memória, email, mensageiros instantâneos e rede locais.

Primeiros disquetes.APERTADINHO

Mesmo com dispositivos e compartilhadores cada vez mais potentes e com mais capacidade, devido à grande troca de arquivos através da internet, é cada vez mais comum nos depararmos com arquivos compactados. Um arquivo é compactado para que ele diminua seu tamanho físico, ou seja, fique menor. Diminuindo um arquivo é mais fácil transmiti-lo pela internet.



Formatos


Como compactar arquivos é uma tarefa comum atualmente, há uma enxurrada de formatos e aplicativos disponíveis para você deixar seus arquivos menores. Os formatos mais comuns para compressão são o RAR, ZIP, ACE, ARJ, BZ2, CAB, GZ, ISO, JAR, LZH, TAR, UUEncode, 7Z e Z. Na mesma proporção de formatos, há programas que executam esta tarefa. Os mais famosos da categoria são o WinRAR e o WinZIP, porém são pagos e, por isso, estão perdendo espaço no mercado.

APRESENTAÇÃO

Para você que precisa de um compactador, mas está se batendo atrás de uma alternativa ao WinRAR ou WinZIP, vamos mostrar neste tutorial como usar uma ótima opção de compactador: IZArc. Entre as vantagens deste aplicativo estão: extrai ou compacta dados de arquivos simultaneamente, leveza, visual moderno, fácil de usar e claro, gratuito.

Yeah!

PRIMEIROS PASSOS

Obviamente, o primeiro passo a ser dado é a instalação. Como ela não reserva nenhum segredo, vamos pular para a utilização do aplicativo. Assim que o aplicativo abrir você vai se deparar com uma tela igual a esta.

Interface.

Ela vai estar em branco, portanto para você começar a usar o programa você tem duas opções: ou ter uma pasta para descompactar ou criar uma e compactar seus arquivos. Para você não ter mais frio na espinha quando ouvir falar em compactar arquivos, vamos começar criando uma pasta compactada.

CRIANDO SUA PASTA COMPACTADA

Criar sua pasta com arquivos é muito simples, pois tudo o que você precisa fazer é escolher quais arquivos deseja compactar e clicar com o botão direito do mouse sobre ele.

Adicionando arquivos.

Depois que selecionar quais arquivos quer compactar, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, escolha “IZArc/Adicionar ao arquivo”.

Adicione seu arquivo para compressão.

Clicando em “Adicionar ao arquivo” uma tela igual a esta é aberta:

Configuração.

Nela, é possível configurar o formato que você deseja transformar seus arquivos. Há onze opções diferentes e para escolhê-las, clique na seta ao lado da caixa de diálogo. Os formatos oferecidos pelo programa são os mais variados e todos servem para compressão. Para evitar dores de cabeça, mantenha o formato ZIP, porque ele é o mais comum.

Formatos disponíveis.

Também é possível escolher a qualidade da compressão, ou seja, comprimir o máximo possível o arquivo. O IZArc oferece taxa de aproximadamente 16% de compressão. Assim que configurar as opções clique em “Adicionar” e pronto! Seu arquivo ZIP está criado e estará disponível no diretório (lugar) que você definiu.

ABRIR ARQUIVOS COMPACTADOS

Muitas vezes precisamos enviar vários arquivos para uma pessoa, mas acabamos perdendo muito tempo enviando um por um. Se você utilizar um compactador de arquivos, é possível agrupar diversas fotografias, por exemplo, em uma pasta e enviar de uma só vez pelo MSN para um amigo. Agrupar arquivos é mais uma ferramenta oferecida pelo IZArc.Abre!

ABRE-TE SÉSAMO!

Assim como criar um arquivo compactado, descompactar arquivos é muito fácil. Depois de instalar o IZArc, sempre que você clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo, as opções de compactação/descompactação estarão sempre à mão.

Imagine que você está no MSN e um colega envia um arquivo com a extensão RAR ou ZIP. Não precisa se desesperar, pois estas extensões são as utilizadas para a compactação, mas isso você já sabe. Então, salve o arquivo, de preferência na Área de Trabalho, e clique com o botão direto do mouse sobre a pasta compactada que você acabou de receber. Em seguida, clique em “Abrir” e pronto! Seus arquivos já estão todos descompactados e prontinhos para usar.

Se preferir, é possível utilizar outras ferramentas, como: “Extrair para” para salvar os documentos em locais específicos que você define; “Extrair aqui” para mandar os arquivos para o Desktop; “Extrair para a pasta” para enviar seus arquivos para pastas específicas, por exemplo, enviar arquivos para a “pasta de documentos descompactados”; “Enviar e-mail como anexo” para automaticamente você enviar a pasta compactada por email.

Ferramentas extras.

FACILIDADES

Uma das vantagens do IZArc perante seus concorrentes é, sem dúvida, a facilidade de uso, a interface moderna e ser completamente em português. Estes pontos tornam qualquer software uma ótima opção, pois evitam aborrecimentos porque tudo é muito fácil de encontrar. Outra ferramenta interessante do aplicativo é a possibilidade de testar todos os arquivos antes de abri-los. Isso é muito útil, pois nem sempre recebemos arquivos bons, ou seja, que funcionam corretamente, desta maneira é possível verificá-los antes de abrir.

Confira antes de abrir.

Além de ser fácil utilizar as ferramentas do IZArc, pois tudo o que você precisa fazer é clicar com o mouse sobre as pastas que deseja trabalhar, também é possível arrastar os arquivos para dentro do programa.

IZArc também é capaz de abrir ou extrair diversos formatos de arquivos, tais como: 7-ZIP (7Z), A, ACE, ARC, ARJ, B64, BH, BIN, BZ2, BZA, C2D, CDI, CAB, CPIO, DEB, ENC, GCA, GZ, GZA, HA, IMG, ISO, JAR, LHA, LIB, LZH, MBF, MDF, MIM, NRG, PAK, PDI, PK3, RAR, RPM, TAR, TAZ, TBZ, TGZ, TZ, UUE, WAR, XXE, YZ1, Z, ZIP e ZOO.

Então chega de crise na hora de descompactar ou compactar um arquivo, pois você viu que com a ajuda e suporte de um bom aplicativo, tudo fica mais fácil.

Deixe as suas letras com efeito metálico no Gimp


Deixe as suas letras com efeito metálico no Gimp

Hoje você vai aprender como criar letras metalizadas através do The Gimp.

Abra o Gimp e crie uma nova imagem. Selecione a Ferramenta de Texto. Procure utilizar uma fonte grossa e grande, que ocupe toda a imagem.

Clique na Ferramenta Misturar e selecione Cold Steel 2 como tipo de Degradê. Modifique a Forma para Bi-Linear.

Clique com o botão direito na camada de texto e selecione a opção Alfa para a Seleção.

Aplique o Degradê na direção como na imagem abaixo.

Crie uma Nova Camada (mas sem perder a seleção que já estava).

Vá no menu Seleção > Encolher. Coloque um valor de 4 pixels de encolhimento.

Selecione novamente a Ferramenta de Mistura e modifique o tipo do Degradê para Crown Molding.

Aplique o degradê como na imagem abaixo.

Agora vamos criar uma sombra para as letras. Clique com o botão direito na camada que estiver por cima e selecione Combinar Abaixo.

Duplique a camada que acabou de ser juntada.

Clique com o botão direito na camada recém duplicada e escolha Alfa para a seleção. Pinte toda a seleção de preto.

Vá em Filtros > Desfocar > Desfoque Gaussiano. Aplique cerca de 20 pontos de efeito.

Envie essa camada que você acabou de desfocar para baixo e pronto! O seu resultado deve ficar assim:

CRIANDO UM CD

Aprenda a criar um CD e abuse da sua criatividade.

The GIMP é um editor de imagens originalmente desenvolvido para Linux e que há alguns anos passou a ganhar versões para Windows.

Desde então, o seu número de usuários só tem crescido e várias pessoas tem se rendido à sua enorme capacidade. Ele é distribuído gratuitamente e é um programa de código aberto.

O Baixaki vai lhe ensinar agora como criar um CD usando o GIMP. Este tutorial é bastante simples, então, mãos à obra!

Obs: Este tutorial é baseado na criação de Pierre Lira.

O primeiro passo é criar uma nova imagem com as dimensões 300 x 300 pixels. Depois disso, utilize a Ferramenta de Seleção Elíptica (E) e faça um círculo perfeito, cuja borda encoste nas bordas do quadrado da tela, tal qual no exemplo abaixo.

Agora selecione a ferramenta Degradê (L) e então escolha o dégradé Crown Molding. Deixe a sua opacidade em 55,0 e altere a sua forma para Cônico (simétrico).






Na imagem, encontre exatamente o ponto central da seleção, clique e arraste até a base da imagem. Caso prefira, utilize as réguas laterais para encontrar o ponto central e então posicionar o cursor de forma precisa.

Crie uma nova cada com tipo de preenchimento de camada transparente, selecione o dégradé Full Saturation Spectrum CCW e repita o procedimento anterior, encontrando o centro e arrastando até a base do círculo. Deixe esta camada no modo Multiplicar. Depois, pressione as teclas Ctrl + M para combinar as duas camadas.


Para remover o aspecto serrilhado do dégradé aplicado, nós o desfocaremos um pouco. Vá em Filtros > Desfocar > Desfocagem Gaussiana, coloque o valor de 20 pixels e clique em OK.


O próximo passo é encolher a seleção. Vá em Seleção > Encolher e aplique o valor de 5 pixels. Agora, pressione Ctrl + I para inverter a seleção, vá em Ferramentas > Ferramentas de Cor > Brilho e Contraste e altere o valor de Brilho para 127.

Encolha a seleção e aumente o brilho


Pressione novamente Ctrl + I para inverter a seleção e vá em Seleção > Encolher e digite o valor de 100 pixels. Volte em Ferramentas > Ferramentas de Cor > Brilho e Contraste e altere o valor de Brilho para 97.

Encolha novamente a seleção para dar mais um aspecto de CD à sua imagem

Outra vez vá em Seleção > Encolher e adicione o valor de 5 pixels. Mais uma vez vá para Ferramentas > Ferramentas de Cor > Brilho e Contraste e deixe o Brilho no valor de 127.

Encolha a seleção e aumente o brilho mais uma vez

Encolha novamente a seleção – Seleção > Encolher – agora em 20 pixels, mude a sua cor de frente para branco e pressione Ctrl + , (Control vírgula) para que esta seleção seja preenchida com a cor branca e agora seu CD já está pronto.

Por fim, encolha a seleção e aumente o brilho de novo

Para incrementá-lo um pouco, você poderá inserir algumas coisas a mais, como texturas, escritos e até mesmo outras imagens. Tudo irá depender da sua criatividade!

Pronto! Você tem o seu CD!

Volte Sempre.