domingo, 31 de maio de 2009

Audacity: Como editar com mais de uma faixa

Por Pablo de Assis
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Aprenda utilizar essa ferramenta de edição de áudio para editar com mais de uma faixa de som.

Uma das grandes vantagens do Audacity sobre outros editores de áudio é justamente a possibilidade de editar com inúmeras faixas diferentes. Essas faixas permitem criar efeitos de transição e sobreposição de sons essenciais para a criação de uma boa trilha.

Muitas vezes queremos colocar trilha sonora em uma narração que gravamos, ou narrar alguma trilha de áudio existente, ou mixar duas faixas de voz diferentes ou ainda fazer uma montagem de som com mais de uma trilha. Este tutorial vai ensinar como editar com múltiplas faixas para conseguir esses efeitos. Mas antes, é importante conhecer as ferramentas que serão utilizadas para isso.

Faixas de trabalho – A tela principal do Audacity, quando aberta, não traz nenhuma faixa de trabalho, mas é possível acrescentar quantas faixas você quiser, seja gravando um áudio novo, ou importando faixas existentes.

Edite diferentes faixas e clipes com várias ferramentas

Clipes de Áudio – A faixa de trabalho é um espaço onde estará o áudio a ser trabalhado. Cada áudio independente, seja de uma gravação ou de uma música já existente ou algo já editado, é um clipe independente que funciona separado um do outro.

Caixa de ferramentas do AudacityFerramenta de Seleção – É a ferramenta que parece um cursor de texto, permite selecionar partes da faixa de áudio para editar.

Ferramenta de Envelope – Essa ferramenta abre o modo de edição de envelope, que edita o volume do áudio, permitindo fazer fades ou diminuir o volume de partes específicas da faixa de áudio.

Ferramenta de Deslizar – Com esta ferramenta você pode movimentar os clipes dentro de uma mesma faixa de áudio. Esta ferramenta será importante depois para sincronizar as diferentes faixas.

Ferramenta de Zoom – Esta é uma lente de aumento que permite você ver com mais detalhes as faixas de áudio.

Com essas ferramentas é possível fazer muita coisa e editar usando as diferentes faixas.

Importar Faixas

As faixas de trabalho vão surgir no momento em que forem chamadas. Quando gravamos alguma no Audacity, o programa cria uma nova faixa de áudio para ele. Mas esta não é a única forma que existe para trabalhar com áudio. A forma mais comum é importar novas faixas de áudio de arquivos de MP3, WAV ou outros formatos suportados.

Siga os passos para importar novas faixas de audio

Para importar, basta ir ao menu Arquivo > Importar > Áudio... ou simplesmente ao atalho do teclado Ctrl+Shft+I. Você escolhe o arquivo de áudio que quer inserir e o Audacity cria uma nova faixa de trabalho. Para cada novo arquivo de Áudio inserido, é criado uma nova faixa de trabalho. Cada trilha de áudio importado é um clipe novo em uma faixa nova.

Inserir nova Faixa

Além de importar arquivos de áudio e gravar novos sons para criar uma nova faixa de trabalho, pode-se inserir uma através do menu Faixas > Add New > Faixa de Áudio, ou através do atalho do teclado Ctrl+Shft+N. Esse comando cria uma faixa vazia no final de sua lista. Isso vai permitir que você possa levar algum clipe existente de alguma outra faixa para a nova.

Veja como inserir novas faixas de audio

Ainda é possível inserir uma faixa de áudio estéreo em Faixas > Add New > Faixa Estéreo. A diferença entre a faixa mono e a estéreo é: a estéreo vai separar o áudio em dois canais que serão reproduzidos um de cada lado; enquanto a faixa mono vai reproduzir o áudio completo nos dois canais.

Sincronizar Faixas

Agora que você já tem suas faixas de áudio para editar, o próximo passo é sincronizar os diferentes clipes um com os outros. Se você quer adicionar uma trilha sonora a uma narração gravada, ou quer fazer uma montagem entre vários arquivos de áudio, esses arquivos precisam estar sincronizados. Para tal, basta você selecionar a Ferramenta de Deslizar. Ao clicar sobre algum clipe com essa ferramenta selecionada, você pode movimentá-lo dentro de um mesmo clipe à vontade, sempre lembrando que dois clipes não podem ocupar o mesmo espaço na mesma faixa.

É só clicar e arrastar o clipe para o local desejado

Uma outra ferramenta que pode ser usada para ajudar na sincronização dos clipes é a Ferramenta de Zoom. Com ela, você pode ver com mais detalhes onde iniciam os clipes e isso pode facilitar bastante na hora de deslizá-lo no momento que desejar. Vale lembrar que no topo da área de trabalho do Audacity você encontra uma marcação de tempo, ela pode ajudar a sincronizar as faixas de áudio.

Por padrão, ao movimentar um clipe, o Audacity irá alinhar a borda direita ou esquerda desse clipe à borda mais próxima de algum outro clipe em outra faixa. Isso facilitará bastante seu trabalho de alinhamento entre diferentes faixas.

Ajuste de Volume e Balanço

Uma das vantagens de se editar em diferentes faixas é a possibilidade de modificá-las independentemente. As modificações mais fáceis de serem feitas são as de volume e a de balanço (servem mais para as faixas estéreo).

Início de uma faixa estéreo

No início de cada faixa existe uma caixa com essas opções. Movimentando com o mouse os seletores tanto para aumentar ou diminuir o volume para alterar o balanço entre direita e esquerda fará com que todos os clipes daquela faixa passem a se comportar com aquela configuração.

Dessa forma, você pode escolher, por exemplo, que uma determinada faixa sirva somente para determinados efeitos sonoros que não podem ser muito altos. Configurando o volume dessa faixa, além de nivelar o áudio de todos os clipes da faixa, qualquer novo clipe que você venha a inserir naquela faixa terá a mesma configuração de volume.

Edição de Áudio

Conhecendo agora as principais ferramentas e funções de edição em várias faixas, você pode finalmente começar a edição propriamente dita. A edição de áudio basicamente significa cortar sons desnecessários, ajustar volumes, adicionar efeitos e sincronizar diferentes clipes e faixas.

Eliminar sons desnecessários

Faixa silenciada usando Ctrl+LEssa talvez seja a função mais simples e mais diversificada do Audacity. Para eliminar determinado som, basta você selecionar o trecho do áudio que quer apagar com a ferramenta de seleção e apertar a tecla Delete do teclado. Esse processo não deixará nenhum silêncio na parte onde se encontrava o áudio apagado. Caso você queira deixar aquela parte em silêncio para ser preenchida com algum áudio de alguma outra faixa, ao invés de deletar, você pode teclar Ctrl+L e simplesmente silenciar aquela seleção.

Uma outra forma é fazer o contrário: selecionar o áudio que você gostaria de manter e deletar todo o resto do clipe. Para tal, selecione com a Ferramenta de Seleção e depois clique com o botão esquerdo do mouse sobre o botão “Silenciar fora da seleção” na barra de ferramentas.

Ajustando Volumes com a Ferramenta de Envelope

A ferramenta de envelope permite alterar a amplitude ou volume do som de forma irregular, deixando algumas partes mais altas do que outras. Ela faz isso criando pontos no envelope que encerra o clipe. Esses pontos podem ser movimentados, deixando o espaço do envelope maior ou menor. Quanto maior for o espaço do envelope, maior o volume e quanto menor o envelope, menor o volume. Dessa forma, você pode criar diferentes efeitos de volume em diferentes pontos do clipe.

É só clicar para fazer os pontos e arrastar para modificar a faixa

Para criar algum ponto de edição de envelope, basta clicar na linha azul com a Ferramenta de Envelope. Movimentando esse ponto, você altera o tamanho do envelope. Vale lembrar que a localização do ponto não altera a faixa em si, somente seu volume. Para remover um determinado ponto de edição do envelope, basta selecioná-lo e arrastá-lo para fora da faixa.

Conclusão

Seguindo essas instruções básicas você será capaz de editar seus projetos de áudio, utilizando o Audacity. Lembre-se que qualquer ação que você faça pode ser desfeita com o Ctrl+Z, então não tenha medo de experimentar e errar. Essas dicas foram úteis a você? Conte-nos sua experiência com edição com multiplas faixas de áudio no Audacity!

Editar com várias faixas no Audacity é muito fácil!

sábado, 30 de maio de 2009

Photoshop: Como usar o Liquify

Por Fabio Roberto Machado Jordão
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Um Filtro pouco conhecido, mas que se usado da maneira correta pode resultar em obras primas. Confira os recursos deste filtro que é utilizado manualmente.

O Baixaki vem desvendando os mistérios de algumas ferramentas e filtros do Adobe Photoshop, mas claro que para poder abordar tudo é necessário falar de uma coisa de cada vez. Hoje iremos mostrar algumas aplicações e modos de utilizar o Liquify (filtro Dissolver no Photoshop em Português), um filtro manual que pode ajudar na modificação de elementos das imagens.

O Liquify é na verdade um filtro que permite que o usuário faça vários tipos de alterações, sendo que tudo é definido de acordo com o que você realizar com o mouse. Na maioria dos casos o Liquify é utilizado somente para aumentar partes do corpo ou encolher outras partes, porém hoje iremos mostrar várias utilidades desse filtro — em sua grande maioria, para criar imagens abstratas.



Opções de Ferramenta

Para poder utilizar o Liquify, primeiramente é necessário configurar a ferramenta que você irá utilizar. Utilize as opções para modificar o tamanho, a densidade, a pressão e o ritmo de cada ferramenta. As opções variam de acordo com o tipo de efeito que você deseja aplicar, sendo importantíssimo configurar o pincel antes de utilizá-lo.

Por exemplo: não aumente muito o tamanho do pincel para trabalhar com imagens de baixa resolução, pois certamente você não terá controle e precisão sobre as alterações que estiver realizando. Também não adianta aumentar o valor da pressão do pincel sendo que você deseja criar somente um efeito superficial.

Vamos lá

Abra alguma imagem para você começar a fazer seus testes com o Liquify. O filtro está acessível através do menu “Filters” (Filtro) na opção “Liquify” (Dissolver).

Em nosso exemplo utilizamos a imagem abaixo para realizar as experiências com o Liquify.

Ferramenta Deformação Progressiva

O primeiro item que o Liquify disponibiliza é a opção “Forward Warp Tool” (Ferramenta Deformação Progressiva), que serve justamente para empurrar alguma parte da imagem para outro local. Essa ferramenta é utilizada em diversas ocasiões e não há segredos em seu funcionamento. Apenas clique com o botão esquerdo do mouse sobre a parte que você deseja mover, e mantendo o botão pressionado, arraste o cursor para o local onde você deseja esticar aquela área. Confira os exemplos abaixo.

Ferramenta Reconstruir

A ferramenta mais interessante do Liquify, certamente, é a Reconstruir. Não importa o quanto você modifique a imagem, o quanto ela seja destorcida, espichada, encolhida, a Ferramenta Reconstruir consegue desfazer qualquer alteração que você tenha feito. E não pense que ela é uma ferramenta qualquer que apenas memoriza suas atividades num historio e depois restaura utilizando um “Ctrl + Z” automático.

Muito pelo contrário, a Ferramenta Reconstruir consegue compreender as alterações que você efetuou e aos poucos ela vai retroceder ao conteúdo original. Tudo que ela faz é baseado em um sistema muito inteligente do Adobe Photoshop, sendo que o usuário determina o modo como a ferramenta deve reconstruir a imagem original.

Ferramenta Girar em Sentido Horário

Apesar de parecer não ter utilidade, esta opção serve para você transformar retas em espirais. Há diversas ocasiões em que você pode utilizar a “Ferramenta Girar em Sentido Horário”, em muitos casos é possível criar ondas vistas de uma perspectiva superior, ou então, criar objetos que possuam o formato de redemoinho.

Ferramenta Enrugar

Esta opção serve para você diminuir o tamanho de tudo que está em determinada área com uma mesma proporção, tendo como foco o ponto central da seleção. Se você não sabe para que utilizar esta ferramenta, nós damos a dica: diminua o nariz, encolha os olhos, diminua a largura dos braços e muito mais.

Ferramenta Inchar

Ao contrário da opção “Enrugarr”, esta ferramenta aumenta os elementos de uma mesma, e do mesmo modo como a Ferramenta Enrugar, a proporção do efeito é a mesma, sendo que tudo aumenta a partir do ponto central. Quer saber algumas aplicações para a ferramenta? Simples, se você pensava num modo de aumentar o busto, a cintura, distorcer um objeto qualquer, ou outras atividades que precisem de algo que estique mantendo proporções, acaba de encontrar a ferramenta ideal.

Ferramenta Empurrar para a Esquerda

O próprio nome diz tudo, esta ferramenta serve para empurrar a área que você selecionar para a esquerda. Apesar de parecer simples, a ferramenta tem certa complexidade no uso.



Ferramenta Espelho

Mesmo quem entende muito de Photoshop fica na dúvida quando se questiona quanto a Ferramenta Espelho, porque ao contrário do que parece, ela não espelha como o esperado. Simplesmente, ela é uma ferramenta bem difícil de utilizar, porém ela tem sua utilidade. Abaixo você confere como utilizar esta ferramenta.

Para usar a ferramenta espelho, você deve clicar sobre a imagem que deseja utilizar e rotacionar o mouse. Ao rotacionar em sentido horário, a imagem terá seu tamanho reduzido, como se ela estivesse refletindo em um espelho convexo. Se você rotacionar no sentido contrário, a imagem será invertida de lado, como se fosse num espelho comum. O grande problema dessa ferramenta consiste na velocidade que você aplica ao rotacionar, pois é muito raro conseguir um bom resultado.

Ferramenta Turbulência

A Ferramenta Turbulência serve simplesmente para bagunçar a imagem. Ela realmente cria uma turbulência e deixa partes da imagem tremidas, parecendo com ondas.

Ferramenta Congelar Máscara

Com a Ferramenta Congelar Máscara é possível isolar elementos da imagem, para que ao utilizar outros efeitos no conteúdo da imagem, a parte congelada não seja afetada. Para quem procura utilizar esta ferramenta, vale frisar que ela tem uma tolerância, portanto, sempre selecione uma área maior do que aquela que você deseja proteger. Salienta-se ainda, que para imagens muito grandes, a Ferramenta Zoom pode auxiliar na hora de congelar a máscara.

Note que após congelar a máscara, as partes protegidas pela seleção não sofrem influência de outras ferramentas.

Ferramenta Descongelar Máscara

Nem sempre é possível selecionar toda a área que será congelado com precisão, por isso o Liquify traz a Ferramenta Descongelar Máscara para ajudar você a aperfeiçoar as bordas das seleções.

Ferramenta Mão

Esta ferramenta não é utilizada com frequência, porque ela serve para mover a imagem, contudo, a maioria dos usuários não edita imagens de qualidade muita alta, fator pelo qual também não utilizam Zoom, o que acarreta numa quase inutilidade da Ferramenta Mão.

Ferramenta Zoom

Sem dúvida alguma esta ferramenta é essencial para que o Liquify funcione com maior precisão. Em imagens de alta resolução, principalmente, esta ferramenta tem um papel crucial, pois ela permite que a imagem seja alterada em seus mínimos detalhes. Ao utilizar a Ferramenta Zoom é possível fazer coisas e efeitos surpreendentes, porque você consegue modificar as bordas e o conteúdo de cada elemento detalhadamente.

Acima está o resultado de algumas alterações realizadas na nossa imagem. Claro que estes exemplos foram básicos, mas são fundamentais para que você possa aprender a aplicar o Liquify em outras imagens. Boa sorte em sua jornada com o Photoshop e até uma próxima!

sábado, 23 de maio de 2009

Audacity: como passar o filtro de redução de ruído

Gostou das dicas?


Por Pablo de Assis
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Aprenda de maneira simples como remover ruídos indesejados nos seus arquivos de áudio usando o Audacity.

Uma das coisas mais irritantes na hora de gravar algo usando o Audacity é o fato de termos ruídos de fundo nos arquivos de áudio. Esses ruídos podem vir do som ambiente, do ar condicionado, do vento que passa pelo microfone ou até mesmo de ruídos do próprio computador. A grande vantagem do Audacity é que ele possui um filtro de redução de ruído que funciona muito bem e é muito fácil de usar.

A primeira coisa que se deve prestar atenção antes mesmo de começar a gravar é que muitas vezes é inevitável gravar os ruídos de fundo do ambiente onde estamos, por mais silencioso que ele seja. Como dificilmente iremos gravar em um estúdio profissional com acústica perfeita, teremos às vezes um pequeno zumbido ou ruído que pode ser visível nos momentos de “silêncio”.

A faixa de som que está no projeto do Audacity vai mostrar as curvas de som, com seus picos e vales. Quando fazemos silêncio, o ideal é que o programa não capte nada e forme uma linha reta. O ruído de fundo pode ser visível como pequenas curvas que fazem essa linha ficar irregular. O papel do redutor de ruídos é justamente remover esse barulho.

Veja como se parece a faixa com ruído de fundo

Por isso aconselha-se que ao iniciar uma gravação, deixe alguns segundos de silêncio para poder gravar os ruídos de fundo. Isso pode ser feito também no final da gravação. Isso vai ser extremamente importante para que o filtro funcione corretamente.

O processo de remoção de ruídos ocorre em dois passos. No primeiro, você pega o “perfil do ruído” e no segundo, você efetivamente remove o ruído do áudio.

O filtro de remoção de ruído está no menu Primeiro passo – Perfil de Ruído

O filtro de redução de ruído encontra-se no menu “Efeitos”, com o nome de “Remover Ruído”. Ao clicar ali, você abre o controlador do filtro. O primeiro passo é “Perceber o perfil de ruído”. O que este botão faz é ouvir o que você considera como ruído. Por isso é importante deixar aqueles segundos de silêncio ou no início ou ao final de sua gravação.

Selecione essa parte que você considera ruído, vá até o controlador do filtro e clique em “Perceber o perfil de ruído”. Agora, o que ele fez foi guardar esse trecho selecionado. O próximo passo é selecionar a parte do som que você deseja limpar. Geralmente, passa-se o filtro em toda a faixa de áudio. Mas, pode ser que você só queira remover aquele som em alguma parte específica e para tal, basta selecionar somente essa parte. Se você quiser remover o ruído da faixa toda, clique no botão da faixa na lateral esquerda da tela.

Segundo Passo – Removendo o Ruído

Depois de selecionar a parte do áudio ou todo ele para limpar, seu próximo passo é configurar o filtro propriamente dito. Em versões mais antigas do Audacity, esse comando se encontra no mesmo controlador do filtro, porém ele é só uma barra com as opções de Menos (less) ou Mais (more), ou seja, você pode escolher se vai remover menos ou mais som. Se este for o seu caso, o aconselhado é remover menos, pois se você remover mais é possível que o filtro tire também a qualidade do seu áudio.

Se você tem uma versão mais recente, você encontra mais opções no filtro, que são:

Redução de ruído (dB): Esta é a quantidade de redução de ruído aplicada. Valores menores geralmente funcionam melhor. Se você deixar este valor muito alto, o áudio que você quer manter pode ser afetado também. Geralmente é melhor reduzir o som de fundo do que tentar removê-lo completamente.

Controlador do Filtro de Remoção de RuídosControlador do Filtro de Remoção de RuídosSuavização de frequência (Hz): Quanto maior for este valor, mais o filtro vai considerar diferentes frequências como sendo “as mesmas”. Se seu ruído é uma frequência única, como um zumbido ou um apito agudo, este valor deve ser deixado baixo. Se seu ruído parece mais a um chiado, então um valor maior pode ser melhor.

Tempo de ataque/caída (segs.): Este é quão rápido o redutor de ruído reage. Use valores altos se o som de fundo é constante, como o barulho de um ar condicionado. Use valores menores se ele varia rapidamente, como o barulho de um ventilador.

Enquanto você ajusta esses valores ou após ajustá-los, você pode testar o resultado, apertando o botão “Testar”. Nesse teste, o ideal é você ouvir menos ruído possível. Teste os valores à vontade até encontrar uma combinação que lhe agrade. Quando terminar os ajustes, clique em “Ok”.

Oops. Eu errei...

Caso você tenha colocado alguma configuração que não lhe agradou ou caso o filtro tenha removido mais sons além do ruído de fundo, você pode simplesmente teclar “Ctrl+Z” para desfazer o processo e recomeçar. Lembre-se que sempre que você iniciar o Audacity você deve reconhecer o perfil do ruído para remover. E sempre que você quiser trocar o perfil ou encontrar um trecho onde o ruído seja mais claro, você pode, repetindo o primeiro passo. O último perfil de ruído percebido será o perfil usado pelo filtro.

Removendo Cliques

Outro tipo comum de ruído são os cliques. Eles podem acontecer por diversos motivos, mas geralmente são pequenos ruídos captados do próprio computador. Para removê-los, o processo é mais simples do que o de remoção de ruídos, até mesmo porque os cliques são mais simples também.

Antes e depois de remover os cliques

No mesmo menu “Efeitos”, você encontra a opção “Remover cliques...”. Selecione e ajuste as opções existentes de limiar (quanto menor, mais sensível) e de tamanho máximo de pico (quanto maior, mais sensível). Se quiser, você pode testar a configuração antes de aplicá-la. E caso erre, também pode desfazer com “Ctrl+Z”.

Finalizando

Esses são os passos para remover ruídos de fundo no Audacity. Tome cuidado, pois muitas vezes o programa não sabe diferenciar o que é ruído e o que é som. Essa diferenciação deve ser sua. Essas dicas foram úteis? Comente e conte-nos sua experiência!

Gostou das dicas?

AUDACITY: Como editar com mais de uma faixa

Editar com várias faixas no Audacity é muito fácil!


Por Pablo de Assis
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Aprenda utilizar essa ferramenta de edição de áudio para editar com mais de uma faixa de som.

Uma das grandes vantagens do Audacity sobre outros editores de áudio é justamente a possibilidade de editar com inúmeras faixas diferentes. Essas faixas permitem criar efeitos de transição e sobreposição de sons essenciais para a criação de uma boa trilha.

Muitas vezes queremos colocar trilha sonora em uma narração que gravamos, ou narrar alguma trilha de audio existente, ou mixar duas faixas de voz diferentes ou ainda fazer uma montagem de som com mais de uma trilha. Este tutorial vai ensinar como editar com múltiplas faixas para conseguir esses efeitos. Mas antes, é importante conhecer as ferramentas que serão utilizadas para isso.

Faixas de trabalho – A tela principal do Audacity, quando aberta, não traz nenhuma faixa de trabalho, mas é possível acrescentar quantas faixas você quiser, seja gravando um áudio novo, ou importando faixas existentes.

Edite diferentes faixas e clipes com várias ferramentas

Clipes de Audio – A faixa de trabalho é um espaço onde estará o áudio a ser trabalhado. Cada áudio independente, seja de uma gravação ou de uma música já existente ou algo já editado, é um clipe independente que funciona separado um do outro.

Caixa de ferramentas do AudacityFerramenta de Seleção – É a ferramenta que parece um cursor de texto, permite selecionar partes da faixa de áudio para editar.

Ferramenta de Envelope – Essa ferramenta abre o modo de edição de envelope, que edita o volume do áudio, permitindo fazer fades ou diminuir o volume de partes específicas da faixa de áudio.

Ferramenta de Deslizar – Com esta ferramenta você pode movimentar os clipes dentro de uma mesma faixa de áudio. Esta ferramenta será importante depois para sincronizar as diferentes faixas.

Ferramenta de Zoom – Esta é uma lente de aumento que permite você ver com mais detalhes as faixas de áudio.

Com essas ferramentas é possível fazer muita coisa e editar usando as diferentes faixas.

Importar Faixas

As faixas de trabalho vão surgir no momento em que forem chamadas. Quando gravamos alguma no Audacity, o programa cria uma nova faixa de áudio para ele. Mas esta não é a única forma que existe para trabalhar com áudio. A forma mais comum é importar novas faixas de áudio de arquivos de MP3, WAV ou outros formatos suportados.

Siga os passos para importar novas faixas de audio

Para importar, basta ir ao menu Arquivo > Importar > Áudio... ou simplesmente ao atalho do teclado Ctrl+Shft+I. Você escolhe o arquivo de áudio que quer inserir e o Audacity cria uma nova faixa de trabalho. Para cada novo arquivo de Áudio inserido, é criado uma nova faixa de trabalho. Cada trilha de áudio importado é um clipe novo em uma faixa nova.

Inserir nova Faixa

Além de importar arquivos de áudio e gravar novos sons para criar uma nova faixa de trabalho, pode-se inserir uma através do menu Faixas > Add New > Faixa de Áudio, ou através do atalho do teclado Ctrl+Shft+N. Esse comando cria uma faixa vazia no final de sua lista. Isso vai permitir que você possa levar algum clipe existente de alguma outra faixa para a nova.

Veja como inserir novas faixas de audio

Ainda é possível inserir uma faixa de áudio estéreo em Faixas > Add New > Faixa Estéreo. A diferença entre a faixa mono e a estéreo é: a estéreo vai separar o áudio em dois canais que serão reproduzidos um de cada lado; enquanto a faixa mono vai reproduzir o áudio completo nos dois canais.

Sincronizar Faixas

Agora que você já tem suas faixas de áudio para editar, o próximo passo é sincronizar os diferentes clipes um com os outros. Se você quer adicionar uma trilha sonora a uma narração gravada, ou quer fazer uma montagem entre vários arquivos de áudio, esses arquivos precisam estar sincronizados. Para tal, basta você selecionar a Ferramenta de Deslizar. Ao clicar sobre algum clipe com essa ferramenta selecionada, você pode movimentá-lo dentro de um mesmo clipe à vontade, sempre lembrando que dois clipes não podem ocupar o mesmo espaço na mesma faixa.

É só clicar e arrastar o clipe para o local desejado

Uma outra ferramenta que pode ser usada para ajudar na sincronização dos clipes é a Ferramenta de Zoom. Com ela, você pode ver com mais detalhes onde iniciam os clipes e isso pode facilitar bastante na hora de deslizá-lo no momento que desejar. Vale lembrar que no topo da área de trabalho do Audacity você encontra uma marcação de tempo, ela pode ajudar a sincronizar as faixas de áudio.

Por padrão, ao movimentar um clipe, o Audacity irá alinhar a borda direita ou esquerda desse clipe à borda mais próxima de algum outro clipe em outra faixa. Isso facilitará bastante seu trabalho de alinhamento entre diferentes faixas.

Ajuste de Volume e Balanço

Uma das vantagens de se editar em diferentes faixas é a possibilidade de modificá-las independentemente. As modificações mais fáceis de serem feitas são as de volume e a de balanço (servem mais para as faixas estéreo).

Início de uma faixa estéreo

No início de cada faixa existe uma caixa com essas opções. Movimentando com o mouse os seletores tanto para aumentar ou diminuir o volume para alterar o balanço entre direita e esquerda fará com que todos os clipes daquela faixa passem a se comportar com aquela configuração.

Dessa forma, você pode escolher, por exemplo, que uma determinada faixa sirva somente para determinados efeitos sonoros que não podem ser muito altos. Configurando o volume dessa faixa, além de nivelar o áudio de todos os clipes da faixa, qualquer novo clipe que você venha a inserir naquela faixa terá a mesma configuração de volume.

Edição de Áudio

Conhecendo agora as principais ferramentas e funções de edição em várias faixas, você pode finalmente começar a edição propriamente dita. A edição de áudio basicamente significa cortar sons desnecessários, ajustar volumes, adicionar efeitos e sincronizar diferentes clipes e faixas.

Eliminar sons desnecessários

Faixa silenciada usando Ctrl+LEssa talvez seja a função mais simples e mais diversificada do Audacity. Para eliminar determinado som, basta você selecionar o trecho do áudio que quer apagar com a ferramenta de seleção e apertar a tecla Delete do teclado. Esse processo não deixará nenhum silêncio na parte onde se encontrava o áudio apagado. Caso você queira deixar aquela parte em silêncio para ser preenchida com algum áudio de alguma outra faixa, ao invés de deletar, você pode teclar Ctrl+L e simplesmente silenciar aquela seleção.

Uma outra forma é fazer o contrário: selecionar o áudio que você gostaria de manter e deletar todo o resto do clipe. Para tal, selecione com a Ferramenta de Seleção e depois clique com o botão esquerdo do mouse sobre o botão “Silenciar fora da seleção” na barra de ferramentas.

Ajustando Volumes com a Ferramenta de Envelope

A ferramenta de envelope permite alterar a amplitude ou volume do som de forma irregular, deixando algumas partes mais altas do que outras. Ela faz isso criando pontos no envelope que encerra o clipe. Esses pontos podem ser movimentados, deixando o espaço do envelope maior ou menor. Quanto maior for o espaço do envelope, maior o volume e quanto menor o envelope, menor o volume. Dessa forma, você pode criar diferentes efeitos de volume em diferentes pontos do clipe.

É só clicar para fazer os pontos e arrastar para modificar a faixa

Para criar algum ponto de edição de envelope, basta clicar na linha azul com a Ferramenta de Envelope. Movimentando esse ponto, você altera o tamanho do envelope. Vale lembrar que a localização do ponto não altera a faixa em si, somente seu volume. Para remover um determinado ponto de edição do envelope, basta selecioná-lo e arrastá-lo para fora da faixa.

Conclusão

Seguindo essas instruções básicas você será capaz de editar seus projetos de áudio, utilizando o Audacity. Lembre-se que qualquer ação que você faça pode ser desfeita com o Ctrl+Z, então não tenha medo de experimentar e errar. Essas dicas foram úteis a você? Conte-nos sua experiência com edição com multiplas faixas de áudio no Audacity!

Editar com várias faixas no Audacity é muito fácil!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

GIMP: Saiba como usar a Ferramenta Laço e facilite suas edições de imagem

Por Luísa Barwinski
terça-feira, 12 de maio de 2009
Descubra como esta ferramenta versátil pode tornar seu dia-a-dia no GIMP muito mais prático e sem complicações!

Fazer seleções é algo essencial para se editar imagens. Seja no GIMP ou em qualquer outro software de edição, a Ferramenta Laço é indispensável para aquelas situações em que se faz necessário marcar uma área irregular ou até mesmo destacar algum detalhe de uma foto ou desenho. Contudo, este recurso, no GIMP, é mostrado no estilo “dois em um”. Isto porque o ícone para ativar a ferramenta é um só, porém conforme você clica ou arrasta, ele se torna algo como o “Laço Poligonal” do Photoshop (se clicar em pontos separados) ou apenas seleção à mão livre (se clicar arrastando o cursor).

Neste tutorial você ficará sabendo como usar esta ferramenta e qual são as situações mais adequadas para cada modo em que ele pode ser colocado. Portanto, se ainda não o fez, abra o seu GIMP para começar a descobrir o melhor modo de usar a tão famosa “Ferramenta de Seleção Livre” ou simplesmente, o “Laço”.

Conhecendo melhor a ferramenta

A Ferramenta de Seleção Livre é um recurso extremamente útil para qualquer usuário que deseje fazer mudanças e edições em geral nas suas imagens. É um recurso que atende muito bem às exigências de quem precisa selecionar uma área irregular ou traçar o contorno de alguma forma contida na imagem. Diferente das outras ferramentas de seleção, esta não trabalha com sistemas de cores nem formas geométricas predefinidas.

O funcionamento da seleção por Laço só depende do traçado que você delimitar na imagem. Observe a imagem ao lado.

Modos de seleção

Assim como a Varinha Mágica, a ferramenta Laço também é um recurso que possui modos de seleção como “Adição”, “Subtração”, “Substituição” e “Intersecção”. Todas elas funcionam exatamente da mesma maneira nas duas ferramentas.
Substituição

É o modo padrão. Fica selecionado automaticamente toda vez que você troca de uma ferramenta qualquer do painel para esta.

Adição

Substitui a necessidade de pressionar SHIFT toda vez que for necessário selecionar mais de uma região específica.

Subtração

Substitui a necessidade de pressionar CTRL toda vez que for necessário excluir regiões de uma seleção.

Intersecção

Seleciona a área em comum entre duas seleções anteriores.

Efeitos de seleção

Neste ponto, a ferramenta Laço diverge da Varinha Mágica. Enquanto uma possui vários efeitos e configurações, esta não passa de duas checkboxes para a suavização das bordas quando houver a necessidade de apagar alguma região da imagem.

Suavizar

Já vem pré-selecionada e procura diminuir o serrilhado dos pixels quando uma área é excluída.

Enevoar bordas

Funciona da mesma maneira que o “Suavizar”, porém este efeito é um pouco mais forte e pode ser configurado de acordo com as suas necessidades.

Bem, agora que você já conheceu melhor esta ferramenta, use-a para fazer seleções que exijam uma maior precisão nos traços e até mesmo aplique efeitos, cores e gradientes apenas nas regiões selecionadas! E você? Conhece alguma outra utilidade para a Ferramenta de Seleção Livre? Conte para a gente no seu comentário!

Fique ligado para mais tutoriais e dicas do GIMP! Até a próxima!

domingo, 17 de maio de 2009

GIMP: Ferramenta Tesoura

Por Fabio Roberto Machado Jordão
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Ela vai te ajudar a isolar elementos e a retirar partes indesejadas das imagens. Conheça um pouco sobre esta ferramenta.

Como você já deve ter notado, aos poucos o Baixaki tem postado vários artigos para que você saiba como utilizar detalhadamente cada ferramenta do GIMP. Hoje iremos ensinar um pouco sobre a “Ferramenta Tesoura”, muito útil em vários casos, mas poucos sabem como utilizá-la corretamente.

Características da Ferramenta Tesoura

Há quatro modos de utilização da Ferramenta Tesoura. Esses modos são exatamente iguais aos que outras ferramentas de seleção apresentam. Confira abaixo para que serve cada modo e como utilizá-los.

  • Substituir: Esse é o modo comum de utilização dessa ferramenta. Ao utilizar o modo “Substituir” você automaticamente irá ignorar qualquer outra seleção que esteja feita, criando uma única seleção.

  • Adicionar: Imagine que você estava utilizando a “Ferramenta de seleção retangular”, porém, determinado objeto possui bordas imperfeitas que precisam ser selecionadas com a Ferramenta Tesoura. Para não perder a seleção que já está feita, clique neste botão para que as duas seleções sejam adicionadas. Veja a imagem abaixo que exemplifica este modo.

  • Subtrair: Esse modo tem o funcionamento contrário ao do “Adicionar”. Para que você possa remover determinada parte de uma seleção feita com a “Ferramenta de seleção retangular”, clique neste modo. Abaixo há um exemplo de como funciona este modo.

  • Intersecção: O último modo de utilização serve para selecionar apenas as partes semelhantes em duas seleções. Novamente peguemos como exemplo a “Ferramenta de seleção retangular”, agora você seleciona com a “Ferramenta Tesoura” algo que faça parte da primeira seleção realizada. Se houver um elemento, ou uma parte entre as seleções que seja igual, ela ficará selecionada, do contrário, as duas serão canceladas. Repare no exemplo abaixo.

Recursos da Ferramenta Tesoura

Esta ferramenta possui três recursos que podem aperfeiçoar o recorte da seleção que você deseja fazer. Confira o que cada recurso faz.

  • Suavizar: Marque esta caixa para que a ferramenta utilize bordas suaves, de modo que ela se adapte melhor a objetos com muitas curvas e detalhes.

  • Enevoar bordas: Caso você deseje que o objeto seja selecionado com uma borda com cores que vão desbotando, clique sobre esta caixa. O objeto será selecionado normalmente, mas após copiar a seleção e colá-la, você verá que a borda não está igual ao que você selecionou.

  • Exibir borda interativa: Ao marcar esta caixa fica muito mais fácil adaptar os pontos da seleção a borda do objeto.

Recortando

A tesoura é uma das poucas ferramentas inteligentes no GIMP, mas definitivamente ela tem suas aplicações e facilita muito o trabalho de quem utiliza o programa diariamente. Evidentemente, há várias ferramentas que podem substituir a Tesoura, porém, ela é única em alguns aspectos. Sem mais delongas, vamos a um exemplo básico.

Primeiramente clique sobre a Ferramenta Tesoura, ou aperta a tecla “I” em seu teclado para acessá-la. Agora vamos ao procedimento.

1) Veja nossa imagem abaixo. Você provavelmente terá alguma imagem guardada em que possa testar a Ferramenta Tesoura. Em nosso exemplo, vamos utilizar a ferramenta para selecionar o carro da imagem.

2) Utilize a Ferramenta Zoom e aproxime bem perto da região onde você irá recortar.

3) Marque as três caixas de recurso da Ferramenta Tesoura.

4) Clique na borda do objeto que você deseja selecionar.

5) No exemplo visto acima, a Ferramenta Tesoura não selecionou exatamente como queríamos, por isso é possível editar a borda. Apenas clique sobre o ponto ou linha que não ficou exatamente junto à borda e arraste essa parte para perto dos outros ponto. Após corrigir estes pequenos problemas continue selecionando a imagem normalmente.

6) Continue clicando sobre toda a borda do objeto. Após selecionar todo o objeto, aperte a tecla Enter.

7) Pronto, agora basta você copiar (utilizando o atalho Ctrl + C) ou recortar (usando o atalho Ctrl + V) para usar esta seleção em outro lugar. E claro, se você quiser basta pressionar a tecla Delete para excluí-la.

Aplicação

Você deve estar imaginando agora, de que esta ferramenta é útil, sendo que ela apenas cria uma seleção do objeto. Repare que há tantas funções em que esta ferramenta pode ser utilizada, que vai depender muito do projeto que você esteja realizando. Em nosso caso, optamos por criar uma montagem.

Após selecionar o carro da imagem, foi colada a seleção no mesmo projeto, contudo, arrastamos o objeto para a parte azul da imagem e diminuímos a opacidade da camada. Por fim adicionamos uma frase, como se fosse uma espécie de propaganda. Confira abaixo o resultado do nosso projeto demonstrativo.

Legenda: O carro que foi recortado com a Ferramenta Tesoura encontra-se no banner acima, que poderia ser utilizado como uma propaganda.

Agora é com você, utilize a ferramenta Tesoura a vontade e deixe seus projetos ainda mais bonitos. Boa sorte e boa utilização deste maravilhoso editor de imagens!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nero: Crie menus profissionais para seus filmes

Por Camila Porto de Camargo
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Você pode ir além da gravação com o Nero. Aprenda criar menus profissionais para seus vídeos.

Quem costuma baixar vídeos da internet ou criar os famosos vídeos caseiros de formatura, batizado, casamento da prima encalhada ou qualquer acontecimento, pode usar o Nero para dar um visual profissional às filmagens. Todos sabem que a maioria dos vídeos baixados, não possuem o menu inicial, nem a janela de capítulos, como os menus encontrados em DVDs originais. Contudo, as coisas podem ser diferentes se você usar seu Nero 9 e a ferramenta Nero Vision.

A mais nova versão do famoso gravador de discos está repleta de funcionalidades para você caprichar em seus vídeos e deixar o amadorismo passar bem longe da sua tela. Para conseguir esta façanha, hoje você vai aprender a criar menus e tela de capítulos para todo e qualquer vídeo que você possua em sua máquina.

Manda fogo!

Para começar a criar seus menus, em primeiro lugar, você precisa instalar o Nero 9 – a versão utilizada neste tutorial. Caso você encontre alguma dificuldade neste processo, pode consultar o artigo “Como instalar o Nero” e ter ajuda de profissionais. Depois de instalado, é hora de começar o processo.

Primeira etapa

Para começar, abra o Nero Start Smart e vá até o símbolo do aplicativo no canto inferior esquerdo e abra o Nero Vision. Se preferir, vá até o fim da página e acompanhe o passo a passo através de um vídeo.

Agora, vá até “Criar DVD/DVD-Video”.

Uma janela será aberta e você precisa inserir o vídeo que você irá criar o menu. Há várias opções de inserção do arquivo, sendo assim, escolha a sua em “Importar” e siga adiante.

Criar capítulos

Os capítulos são os responsáveis por criar “atalhos” no seu filme, pois a partir deles é possível iniciar o filme de qualquer lugar, ou seja, a partir de uma cena específica. Desta forma, assim que o upload do vídeo terminar, clique sobre ele e vá até a opção “Capítulos”.

Com esta ferramenta, obviamente, serão criados os capítulos do seu vídeo. Há duas opções de criação: a manual e automática. Com a manual, é possível definir onde serão criados os capítulos do seu longa, já na automática, o Nero divide o arquivo em partes iguais e cria os capítulos para você. Confira na imagem a criação de capítulos de forma automática, onde cada seta azul corresponde a uma divisão de capítulo.

Dê uma de Spielberg

Depois de criar os capítulos, é possível editar seu vídeo e deixá-lo ainda mais profissional. É claro que o Nero Vision oferece recursos limitados de edição, porém é possível brincar de editor famoso e até se imaginar na pele do Spielberg – quem sabe?.

Clique na imagem para ampliar

Nesta janela, semelhante à maioria dos editores mais comuns, é possível inserir desde filtros de cores, legendas e transições até melhorar a qualidade da sua imagem. Nesta hora, vale perder um tempinho para corrigir detalhes ou inserir efeitos interessantes.

Repare que há quatro abas sobre a janela da direita. Nestas abas você encontra várias opções de ferramentas de edição para o seu vídeo. Todos os efeitos escolhidos por você para fazer parte do vídeo, são inseridos na timeline, desta forma é possível fazer diversas alterações.

Timeline


Criando o menu

Agora que você editou seu vídeo e criou os capítulos, só falta construir o menu de exibição, ou seja, o menu que será exibido assim que o DVD começar a rodar e que, consequentemente, dará o ar de profissionalismo ao seu vídeo.

Para começar, escolha como será seu menu, 2D ou 3D e se você deseja um menu único ou se prefere o menu inicial e uma tela para os capítulos. Tudo isso pode ser feito através das abas “Modelos” e “Personalizar”. Na primeira, você escolhe o formato de menu (2D ou 3D) e na segunda pode editar tudo.

Clique na imagem para apliar

Clique e mude

Agora que você definiu o formato dos menus, é hora de modificar tudo de acordo com seu gosto. Para fazer as alterações no nome do filme e capítulos, basta clicar sobre as palavras e editar o texto, sombreamento e muito mais.

Clique na imagem para ampliar

O interessante é que você pode alterar praticamente tudo no menu, pois pode mudar a imagem de fundo ou inserir um vídeo, alterar o padrão de cores, os tipos de botões e inserir áudio.

Capítulos

O menu de capítulos pode ser editado da mesma forma que o inicial, entretanto há mais opções de botões. Vale lembrar que se você escolher um modelo 2D, pode usar somente ele, ou seja, não é possível usar um 2D para o menu inicial e um 3D para o de capítulos.

Clique na imagem para ampliar

O mais legal do Nero é que ele é totalmente em português, desta maneira é muito mais fácil encontrar as funções e ferramentas.

Pré-visualização

Na última janela (Pré-visualização) é possível conferir como os menus ficarão na sua televisão. Repare que há até um mini controle remoto, com o qual você pode clicar sobre os menus, como se fosse o controle da sua televisão.

Confira no vídeo abaixo como ficou nosso menu em 2D:

E o 3D também:

Queima ele!

Depois de todo esse sofrimento, mas que é muito prazeroso, é hora de gravar seu disco. Portanto, clique em “Avançar” para iniciar o processo de gravação. Se você já usou o Nero já sabe como fazer. Porém, se você nunca gravou um disco com o gravador, vai encontrar facilmente as ferramentas que precisa. Caso precise de ajuda, consulte o artigo “Como Usar Nero 9”. Pronto caro usuário! Agora, basta aguardar a gravação ser concluída e se divertir com seus vídeos caseiros, mas com cara e produção de profissional.

Confira no vídeo abaixo o passo a passo deste tutorial e fique fera no quesito criação de menus para seus DVDs.

Se você gostou deste artigo, não deixe de enviar seu comentário, mas se você quer dar sugestões sobre outras formas de fazer menus para DVDs, sinta-se a vontade de dê sua opinião.

Volte Sempre.