domingo, 9 de agosto de 2009

Windows Movie Maker: como incluir créditos finais

Por Igor Pankiewicz
quinta-feira, 18 de junho de 2009

Depois de aprender a aplicar efeitos e cortar as cenas de seus filmes, agora você saberá como criar a sequência animada de créditos finais! É fácil, confira!

Quem disse que você precisa de um Adobre Premiere ou de um Sony Vegas para editar e criar vídeos de forma agradável? O Windows oferece a você uma ferramenta que — embora básica — possui todos os recursos para você construir um projeto excelente, sem gastar absolutamente nada e em pouquíssimo tempo!

Trata-se do Windows Movie Maker, o programa que já acompanha o Windows em versões Vista e XP (e que pode ser também baixado gratuitamente no Windows Seven), específico para a criação, edição e exportação de vídeo. Continuando com a nossa série de artigos que o ensinam a lidar com ele, hoje mostraremos a você como preparar os créditos finais!

Isso mesmo, aquelas letras que ficam passando ao fim do filme, com os nomes dos artistas, diretores, produtores, envolvidos, homenageados, parentes, animais de estimação, primos de quarto grau...

Pronto para começar? Então abra o Movie Maker!

Depois de ter seu vídeo já completamente editado, esperando apenas pelo toque final, clique no Menu Ferramentas e escolha a opção Títulos e Créditos:

Títulos e créditos

Logo abaixo dos menus, o conteúdo da janela mudará, revelando quatro opções, sendo estas: Títulos no início, Título antes do clipe selecionado, Título no clipe selecionado e Créditos ao final. Nós queremos a quarta, portanto clique nela.

Selecionando a próxima opção

É nesta etapa que seus créditos ao final começam a tomar forma. Acima de todos os campos em branco, digite o título principal (escolhemos Baixaki Movie 2009!). Abaixo deste campo, todos os outros estarão divididos em dois, sendo um o subtítulo (esquerda) e o outro o conteúdo, que segue logo em seguida na animação.

Uma boa ideia é seguir uma estrutura do seguinte tipo, na qual temos a função na esquerda e o ator à direita:

Tela de edição dos títulos

Repare que, à medida que as informações são inseridas nos campos, é mostrada automaticamente uma pré-visualização do efeito á direita. Assim você saberá exatamente o que está fazendo.

Ajustando e embelezando

Mas azul? E essa fonte feia? Não é isso que eu quero como meus créditos Baixaki, não está nada profissional! Calma, caro leitor, ajustar isso é o mais fácil!

Clique em Alterar a cor e a fonte do texto, como mostrado na imagem abaixo.

Alterando as cores

O conteúdo da janela mudará novamente, revelando todo tipo de opções referentes à tipografia. Escolha de fontes, estilos (negrito, itálico e sublinhado), tamanho relativo, posicionamento do texto (esquerda, central e direita) e até mesmo a transparência, que faz com que a escrita se mescle cada vez mais com o padrão de fundo.

Ajustando as cores

Para a escolha das cores temos dois botões, sendo um para o texto (com um pequeno A acima) e outro para o plano de fundo. É só clicar e escolher a nova. Caso queira retornar à edição do texto, simplesmente dê um duplo clique na linha do tempo (sobre o objeto) ou clique em Editar o texto do título. Repare em como deixamos nossos experimentos, com o texto alinhado a direita e com uma fonte de tamanho mediano:

Exemplo de alinhamento

Toques finais

Seus créditos estão quase prontos para serem finalmente salvos, mas nós podemos incrementá-los mais um pouco! Para tal, escolha a opção Alterar a animação do título. Esta nova seção é uma “mina de ouro” para aqueles que querem um show de efeitos por todos os lados.

Alterando animações

Você só precisa selecionar uma das pré-definições de animação para que seu título ganhe vida própria. Opções incluem aparições momentâneas, giros, rolagens, efeitos espelhados, de explosão e fades, tanto para entrada quanto para saída (em preto e branco).

Por aqui você também pode escolher se quer uma ou duas colunas de nomes passando lado a lado, mas atente ao tamanho da fonte para que as letras não sejam cortadas da tela ou ainda empurradas para a linha de baixo.

Efeito aplicado

Destaque também para as duas últimas, Créditos: Vídeo esquerdo e Créditos: Vídeo parte superior, que adicionam uma barra na tela, deixando tudo mais organizado e permitindo inclusive a sobreposição de cenas.

Apenas um conselho aos aventureiros: se forem fazer um vídeo mais sério, procurem não exagerar na dose de efeitos e nas fontes decorativas, conferindo a desejada aparência sóbria ao produto final.

E preste atenção: diferentemente de partes de vídeos — que são cortadas quando você aumenta ou reduz a área de exibição na linha do tempo —, os créditos funcionam como informações. Isto significa que quando você alterar o tamanho deles na linha do tempo, eles terão suas velocidades de animação aceleradas ou reduzidas, mas não partes cortadas.

Fatos a serem observados

• Assim como para as outras partes do vídeo, seus créditos finais também aceitam efeitos, tanto de sobreposição (como envelhecimento e cores saturadas) quanto de transição, portanto você pode inventar coisas muito além da tradicional rolagem de texto.

• Infelizmente, há espaço para apenas um título mestre. Se quiser adicionar mais deles, apenas insira mais uma sequência de créditos ao fim do vídeo, exatamente como fizemos neste artigo.

Agora você já sabe como criar o fim de sua obra! Capriche, invista e compartilhe conosco suas criações e experiências.

Até mais pessoal!

Windows Movie Maker: Como colocar títulos e legendas

Por Pablo de Assis
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Você sabe como colocar legendas nos seus vídeos usando o Windows Movie Maker? E títulos? Que tal aprender e deixar os seus filmes caseiros ainda mais completos?

O Windows Movie Maker é o editor de vídeos nativo do sistema operacional Windows desde sua versão XP. Ele é bastante completo, com vários recursos. Um deles é a inclusão de títulos e legendas com facilidade. Vale lembrar que este tutorial é somente para o Windows Movie Maker nativo ao sistema e não vale para a versão do Windows Live Movie Maker, que não tem o recurso de incluir legendas.

Estrutura básica do Movie Maker

Antes de iniciar, vale ressaltar que no Movie Maker existem duas áreas de trabalho paralelas, que mostram o mesmo projeto em ângulos diferentes. São eles o Timeline ou linha do tempo e o storyboard.

Conhecendo o Storyboard

A melhor forma de montar o seu filme inicialmente é usando o Storyboard, pois lá você consegue posicionar todos os seus clipes. A primeira coisa que você precisa fazer, antes mesmo de montar o seu filme, é colocá-lo no storyboard. Aproveite e também escolha efeitos de transição caso tenha mais de um clipe.

No Storyboard você vê cada clipe separadamente e pode incluir efeitos de transição.

Conhecendo e usando o Timeline

A outra área de trabalho é conhecida como Timeline ou “Linha do Tempo”, onde você pode ver a duração de cada clipe ou elemento do filme. Existem três espaços diferentes: um para o vídeo, outro para a trilha sonora (áudio e música) e uma linha exclusiva para as legendas ou sobreposição de títulos.

Na linha do tempo você vê cada clipe e sua duração.

Títulos e Legendas

Caso você procure na ajuda, verá que títulos e legendas são colocados na mesma categoria pelo Movie Maker. O que diferencia um do outro é onde o texto é colocado. Caso o texto apareça no Storyboard ou seja colocado na mesma linha do tempo com os clipes, ele é considerado um título. Se esse texto estiver na linha própria para as legendas, ou seja, se for um título sobreposto, ele é uma legenda.

Mas essa não é a única diferença. Os títulos têm coloração de fundo, enquanto as legendas não. Justamente por isso, as legendas podem sobrepor-se aos clipes sem alterar a duração do vídeo, enquanto os títulos fazem parte do tempo corrente do filme.

Inserindo títulos e legendas

Para inserir um título, legenda ou crédito, você seleciona a opção Criar títulos ou créditosNa barra da direita você encontra um item chamado “Editar Filme”, com uma opção de “Inserir títulos ou créditos”. Ao escolher essa opção, você será levado a outro menu com outras opções de inserção de títulos. Com exceção dos créditos, que têm animação e configuração própria, todas as outras opções de legenda somente posicionam o texto criado em algum lugar do timeline, no início do vídeo, antes ou depois do clipe selecionado ou durante o clipe selecionado.

Escolher colocar durante o clipe selecionado irá posicionar o texto na barra de legendas. As outras opções incluirão o texto na barra de clipes. Mas independente de onde forem colocados, a qualquer momento você pode alterar suas posições e barras na linha do tempo.

Um título inserido no início do clipe irá aparecer na mesma linha do tempo que os outros cipes.

Inserindo Créditos

A única diferença entre títulos ou legendas e os créditos é a forma de escrita. Ao inserir um crédito, o texto será formatado diferente de um título ou legenda. De resto, o funcionamento é o mesmo, inclusive de configuração, que veremos a seguir.

A estrutura do texto nos créditos é direrente da estrutura do texto nos títulos e legendas.

Configuração dos Títulos e Legendas

A primeira coisa a se perceber ao configurar o título e/ou a legenda é que existem dois campos para a inclusão de textos. Tecnicamente, a superior é para o título e a inferior é para o subtítulo. Mas, no caso de legendas, vale tentar colocar o texto somente na parte inferior, talvez com um ou duas linhas vazias no início do texto.

Na edição de títulos e legendas, existem dois campos diferentes.

Além disso, é possível configurar a fonte, cor e tamanho do texto, tal qual se faz em um editor de texto como o Word. O grande diferencial está justamente na configuração de animação. Aqui você pode escolher uma de diversas animações de entrada ou saída, como efeito de máquina de escrever ou de fade ou ainda de surgir de um lado e sair de outro. Vale a pena explorar o menu que traz muitas opções.

Existem várias opções de animação e configuração de títulos e legendas. Vale a pena explorar.

Posicionando as legendas

A grande questão das legendas é estar posicionada sobre o filme enquanto esse roda. Para tal, você deve colocar o texto criado na faixa apropriada para as legendas na linha do tempo. Uma vez lá, você pode alterar a posição e a duração da legenda. Clicando sobre a faixa da legenda escolhida, você pode arrastá-la até a posição desejada e depois você pode alterar sua duração clicando sobre os limites da caixa de texto.

Você pode alterar a duração das legendas usando o mouse.

No modo de linha do tempo, a duração de cada clipe ou da legenda é reconhecida pelo tamanho do bloco. Quanto maior for o bloco, mais longo ele será. Dessa forma, basta modificar o tamanho do bloco de texto para alterar a duração da legenda. Depois, é só testar no visualizador para ver se o texto está na posição adequada ou na duração desejada.

Você também pode cruzar as legendas e oferecer um efeito de fade entre os títulos.

Para deixar o texto mais baixo na tela, você altera o conteúdo do texto clicando duas vezes sobre a legenda. Adicione algumas linhas vazias na caixa de edição de texto até deixá-lo onde você quer.

Conclusão

Pronto! Seguindo esses passos, você será capaz de incluir títulos, créditos e legendas em todos os seus vídeos editados no Windows Movie Maker. Depois basta exportar o vídeo e assistir aonde e quanto quiser. Vale lembrar que essas legendas colocadas assim são fixas e não podem ser alteradas depois de exportado o vídeo.

Achou fácil? Você já tinha colocado legendas usando o Movie maker? Conte-nos sua experiência e participe da discussão!

Windows Movie Maker: como adicionar uma música como trilha sonora

Por Camila Porto de Camargo
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Inserir áudio em seus vídeos é muito fácil usando o Movie Maker. Confira neste tutorial o passo a passo para soltar o som em suas produções

Quem se amarra em vídeo, certamente já deu o primeiro passo no ramo das edições com o Windows Movie Maker. O editor de vídeo que acompanha as versões do Windows é a porta de entrada para muitos aspirantes a editor, pois permite criar vários vídeos interessantes, mesmo com recursos escassos. Quem já se aventurou pelas praias do programa sabe que ele é fácil de usar, mas aqueles que nunca sequer abriram o editor podem acompanhar uma série de tutoriais aqui no Baixaki e aprender a usar a fera gratuita da Microsoft.

Hoje você vai aprender a inserir áudio em seus vídeos para dar um ar de super produção às suas edições e arrasar no YouTube, vídeos caseiros, para trabalhos do colégio ou faculdade ou, simplesmente, para acender o espírito de editor que há dentro de você. Neste tutorial a versão utilizada é a do Windows Vista, mas no XP, por exemplo, as ferramentas e métodos são praticamente idênticos.

Para começar a arrasar na trilha sonora, abra o Movie Maker e, para inserir as faixas de áudio você tem duas opções: importar ou arrastar.
Para usar o método importar, no lado superior esquerdo há uma área para importar arquivos. Vá até a opção “Áudio ou Música” e navegue pelas pastas do seu computador até encontrar a música que você deseja.

Importe seus arquivos

A opção arrastar também é simples. Abra a pasta que contém seus arquivos, escolha a música e arraste-a para a tela do Movie Maker. Pronto! Sua faixa já está disponível. Vale lembrar que em ambas as opções é possível inserir mais de um arquivo de cada vez, para isso, basta pressionar a tecla Ctrl e ir clicando sobre os arquivos.

Arraste o áudio

Após inserir todos os arquivos de áudio que deseja, é hora de colocá-los para tocar. Para isso, selecione um arquivo e arraste-o até a linha do tempo. Para quem não sabe, há duas formas de visualizar a produção do seu vídeo: storyboard e linha do tempo. Na primeira, é possível ver o vídeo em quadros, já na segunda você vê o filme em linha, ou seja, acompanha o espaço que cada arquivo de áudio ou vídeo ocupa ao longo da produção. Desta forma, o formato linha do tempo é o mais recomendado para quando se trabalha com vários arquivos e, essencialmente, com mais de uma faixa de áudio.

Mude a visualização

Depois de inserir a faixa, você pode recortá-la de acordo com o tamanho do seu vídeo. Isso é feito da mesma forma que os recortes em vídeo, desta maneira, vá até o final da faixa, clique sobre ela e arraste-a até o tamanho ideal.

Corte sua música

Um ponto interessante na hora de inserir mais de uma faixa de áudio, é que você pode mesclá-las e, desta maneira, sobrepor uma música com a outra. Isso dá um efeito bem interessante e é indicado para quando uma faixa acaba e outra inicia, pois isso evita que haja mudança brusca no ritmo e harmonia do som.

Para mesclar as faixas, basta clicar sobre uma delas e arrastá-la em direção à música anterior ou posterior.

Mesclando áudio

faixas mescladas

Assim como os arquivos de vídeo, suas músicas também podem receber efeitos, e no caso do Movie Maker, o Fade Out e Fade In. Os dois servem para dar um acabamento mais refinado na hora da transição de faixas. O fade Out ao ser aplicado, diminui progressivamente o volume da música, já o Fade In faz o contrário, ou seja, aumenta o volume gradativamente. Para adicionar qualquer um dos efeitos, clique sobre a música com o botão direito do mouse.

Aplique efeitos de transição



Depois de finalizado, agora é só dar os arremates finais na edição inserindo créditos, efeitos e tudo mais que o Movie Maker tem a oferecer. Confira a seguir o resultado final deste tutorial e assista a um vídeo feito e editado no Movie Maker, obviamente, quase sem nenhum recurso de vídeo, apenas dando ênfase à trilha e suas transições.

É isso aí usuário. Este foi mais um tutorial para dominar a arte da edição com um dos programas mais simples e intuitivos do mercado. Agora é só se dedicar e melhorar ainda mais a qualidade das suas apresentações. Fique ligado! Em breve, mais dicas cinematográficas.

Windows Movie Maker: efeito Fade In

Por Ana Paula Sedrez de Souza
terça-feira, 9 de junho de 2009
Como aplicar o efeito Fade In em seus vídeos.

Entusiastas, profissionais ou iniciantes na arte de edição de vídeo, todos conhecem o Windows Movie Maker especialmente por ele ser um dos componentes instalados juntamente com o Windows. Também, de uma forma geral, ele é um programa de fácil utilização permitindo criar vídeos caseiros com uma série de recursos e efeitos mesmo para quem não tem experiência.

O layout oferecido pelo programa para a organização dos elementos para posterior montagem dos vídeos é composto por uma storyboard ou “linha do tempo”. Entre os elementos para criação de efeitos disponíveis no programa, temos o Fade In em duas versões: a partir do branco ou do preto.

Para que serve o Fade In

Este efeito costuma ser largamente utilizado para começar vídeos, para que a imagem não apareça simplesmente na tela vinda de lugar nenhum, suavizando este início com um fundo (no caso do Movie Maker pode ser preto ou branco) que gradativamente se torna a figura inicial ou a próxima no caso de transição entre cenas.

Outra utilização caracteriza a divisão de tempos ou quadros, como o fim de algo para um “novo início” ou o “despertar de um sonho”. Da mesma forma que o efeito se aplica a imagens, ele também altera o som, para que ele comece em um tom um pouco mais baixo e vá aumentando gradualmente.

Para entender melhor a utilidade deste efeito, concentre-se por alguns minutos e pense em como um filme costuma começar. Tente também mentalizar como é feita uma troca de imagens com relação a uma grande passagem de tempo ou quando uma história termina para que outra comece. Certamente, você notaria a diferença se o efeito não fosse aplicado.

Como inserir o efeito

Há mais de uma forma de isto ser feito e para que você possa escolher aquela que fique mais fácil ou mais apropriada, abaixo elas serão detalhadas.

Você pode escolher nas opções de “Editar”, “Efeitos”. Localize o Fade In e “clique e arraste” o efeito até a imagem na qual você deseja que ele seja inserido.

Clicando e arrastando até a imagem para aplicar o efeito

Outra forma é clicando com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecionando a opção Fade In. Neste caso, será selecionado Fade In a partir do preto.

Selecionando a opção Fade In no menu de contexto

Ou, ainda, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem, selecione “Efeitos”.

Selecionando efeitos no menu de contexto

Na lista que será exibida, localize o Fade In e clique no botão “Adicionar”.

Adicionando o efeito

Agora, você já sabe como utilizar este efeito que embora seja simples faz toda a diferença nos filmes. E aguarde que em breve serão publicadas novas dicas para você dar toques cada vez mais profissionais em seus filmes, utilizando o Windows Movie Maker.

Windows Movie Maker: dividindo e cortando cenas

Por Eduardo Karasinski
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Cortar cenas no Windows Movie Maker é mais fácil do que você imagina

Alguns vídeos que criamos ou até baixamos do YouTube às vezes trazem partes que não queremos. E, para conseguir cortar um trecho do vídeo, é necessário realizar uma pequena edição nele. Bem, para muitas pessoas, edição de vídeos pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas não é tão complicado como parece.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o Windows Movie Maker (sim, o editor de vídeos que vem com o Windows XP e Vista) consegue fazer muitas coisas úteis, como cortes, realizar ajustes e inclusive eliminar trechos de vídeos. São passos extremamente simples e básicos, que não requerem o uso de nenhum programa de edição de vídeo complicado. Aqui nós vamos apresentar três formas diferentes de se cortar o trecho de um vídeo.

● ● ● ● ●

Para começar, basta arrastar o arquivo de seu vídeo para dentro do Windows Movie Maker.

Certifique-se de alterar o modo de edição de vídeo clicando em Storyboard e selecionando a opção Linha do Tempo.

Modo de corte nº1

(Esse é o modo mais comum de ser utilizado para realizar cortes no Windows Movie Maker.)

Agora que a visualização está como Linha do Tempo, arraste o seu vídeo para ela.

Para realizar o corte, basta reproduzir o vídeo da linha do tempo e clicar em Dividir. Assim, o vídeo será dividido em duas partes.

Digamos que você quer eliminar a parte que está antes da divisão. Basta clicar com o botão direito sobre ela e selecionar a opção Remover.

Se você quer eliminar uma parte para frente, basta repetir o mesmo processo. Reproduza até a parte desejada e clique em Dividir.

Depois, clique com o botão direito e selecione Remover.

Modo de corte nº2

Uma outra forma muito simples de realizar cortes é simplesmente arrastando a borda do vídeo para o lado. Por exemplo, se você quer cortar um pedaço do final, basta ir até o fim da linha do tempo e arrastar a borda para a esquerda:

Modo de corte nº3

Aqui você não precisará arrastar o vídeo para dentro da Linha do Tempo, afinal a edição ocorre diretamente na lista do programa. Reproduza o vídeo dando um duplo-clique sobre ele. Quando você quiser separar o vídeo em duas partes, pause-o e clique na opção Dividir.

Assim como na linha do tempo, o vídeo ficará dividido em duas partes. Agora basta arrastar para a Linha do Tempo apenas a parte que você deseja.

Se você cometeu um engano ao usar a opção Dividir, é possível juntar novamente as partes selecionando-as, clicando com o botão direito e escolhendo a opção Combinar.

Como foi possível perceber, o Windows Movie Maker é mais útil e simples do que parece, até mesmo oferecendo várias maneiras diferentes para executar uma função básica. Usar esse programa é uma boa maneira para aprender conceitos básicos de edição de vídeo e ainda "quebrar alguns galhos". Aproveite e confira em breve mais artigos sobre o programa. Até a próxima.

Windows Movie Maker: aplique efeitos em seus vídeos

Por Eduardo Karasinski
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Conheça a ampla variedade de efeitos que podem ser aplicados usando o Movie Maker

É normal que ao ver alguns vídeos cheios de efeitos você fique curioso para saber como aquilo foi feito, imaginando um processo totalmente complexo, complicado e cheio de passos por programas profissionais de edição de vídeo.

Mas, na verdade, o próprio Windows Movie Maker traz uma quantidade, ao menos considerável, de efeitos para você aplicar em seus vídeos. E os passos a serem seguidos não são nem um pouco complexos. Na verdade é surpreendente a facilidade com que se pode fazer isso. E você confere logo a seguir.

Visualize os efeitos

Se você quiser, é possível ver todos os efeitos expostos na tela em uma espécie de grade, sendo até mais fácil caso não os conheça. Para acessar essa função, clique no menu que diz Mídia Importada e selecione Efeitos.

Você poderá ver todos os efeitos listados na tela, com uma miniatura que tenta mostrar o que faz. E, se você der um duplo-clique no efeito, poderá pré-visualizar.

Conheça alguns efeitos

Para um editor de vídeo até um tanto quanto básico, o Windows Movie Maker traz uma grande quantidade de efeitos legais e que dão um toque especial em seu vídeo. Há alguns para movimentos, em que a tela vai se aproximando aos poucos do vídeo, outros mais visuais e vários que alteram a velocidade.

Aplique efeitos em seus vídeos

Para aplicar qualquer efeito em algum vídeo, primeiro é necessário que ele já esteja colocado na Linha do Tempo ou no Storyboard.

Depois, clique com o botão direito sobre uma das partes do vídeo e selecione a opção Efeitos. (É importante lembrar que o efeito será aplicado em toda a parte do vídeo.)

A lista de efeitos se divide em “Efeitos disponíveis” e “Efeitos exibidos”. Basta selecionar qualquer um dos efeitos na lista e clicar em Adicionar. É possível colocar até seis efeitos ao mesmo tempo em cada parte de vídeo. Assim, você pode fazer várias combinações possíveis para ter um efeito legal em seu vídeo.

Por exemplo, para que pareça um filme antigo, uma boa combinação é usar os efeitos “nitidez”, “idade do filme, antigo” e “escala de cinza”.

Você também pode adicionar várias vezes o mesmo efeito. Ou seja, escolhendo “Reduzir, Metade” várias vezes, o vídeo ficará com a velocidade cada vez mais lenta. Também há o caso de você querer aumentar muito a intensidade de um efeito que seja mais visual, como “Desfoque”.

É claro que é extremamente importante ter bom senso ao utilizar os efeitos em seus vídeos, caso contrário o resultado será extremamente desastroso (e, no mínimo, exagerado). Por isso, busque sempre combinações legais e que deem um toque especial para o vídeo. Até a próxima.

Volte Sempre.