sábado, 23 de maio de 2009

Audacity: como passar o filtro de redução de ruído

Gostou das dicas?


Por Pablo de Assis
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Aprenda de maneira simples como remover ruídos indesejados nos seus arquivos de áudio usando o Audacity.

Uma das coisas mais irritantes na hora de gravar algo usando o Audacity é o fato de termos ruídos de fundo nos arquivos de áudio. Esses ruídos podem vir do som ambiente, do ar condicionado, do vento que passa pelo microfone ou até mesmo de ruídos do próprio computador. A grande vantagem do Audacity é que ele possui um filtro de redução de ruído que funciona muito bem e é muito fácil de usar.

A primeira coisa que se deve prestar atenção antes mesmo de começar a gravar é que muitas vezes é inevitável gravar os ruídos de fundo do ambiente onde estamos, por mais silencioso que ele seja. Como dificilmente iremos gravar em um estúdio profissional com acústica perfeita, teremos às vezes um pequeno zumbido ou ruído que pode ser visível nos momentos de “silêncio”.

A faixa de som que está no projeto do Audacity vai mostrar as curvas de som, com seus picos e vales. Quando fazemos silêncio, o ideal é que o programa não capte nada e forme uma linha reta. O ruído de fundo pode ser visível como pequenas curvas que fazem essa linha ficar irregular. O papel do redutor de ruídos é justamente remover esse barulho.

Veja como se parece a faixa com ruído de fundo

Por isso aconselha-se que ao iniciar uma gravação, deixe alguns segundos de silêncio para poder gravar os ruídos de fundo. Isso pode ser feito também no final da gravação. Isso vai ser extremamente importante para que o filtro funcione corretamente.

O processo de remoção de ruídos ocorre em dois passos. No primeiro, você pega o “perfil do ruído” e no segundo, você efetivamente remove o ruído do áudio.

O filtro de remoção de ruído está no menu Primeiro passo – Perfil de Ruído

O filtro de redução de ruído encontra-se no menu “Efeitos”, com o nome de “Remover Ruído”. Ao clicar ali, você abre o controlador do filtro. O primeiro passo é “Perceber o perfil de ruído”. O que este botão faz é ouvir o que você considera como ruído. Por isso é importante deixar aqueles segundos de silêncio ou no início ou ao final de sua gravação.

Selecione essa parte que você considera ruído, vá até o controlador do filtro e clique em “Perceber o perfil de ruído”. Agora, o que ele fez foi guardar esse trecho selecionado. O próximo passo é selecionar a parte do som que você deseja limpar. Geralmente, passa-se o filtro em toda a faixa de áudio. Mas, pode ser que você só queira remover aquele som em alguma parte específica e para tal, basta selecionar somente essa parte. Se você quiser remover o ruído da faixa toda, clique no botão da faixa na lateral esquerda da tela.

Segundo Passo – Removendo o Ruído

Depois de selecionar a parte do áudio ou todo ele para limpar, seu próximo passo é configurar o filtro propriamente dito. Em versões mais antigas do Audacity, esse comando se encontra no mesmo controlador do filtro, porém ele é só uma barra com as opções de Menos (less) ou Mais (more), ou seja, você pode escolher se vai remover menos ou mais som. Se este for o seu caso, o aconselhado é remover menos, pois se você remover mais é possível que o filtro tire também a qualidade do seu áudio.

Se você tem uma versão mais recente, você encontra mais opções no filtro, que são:

Redução de ruído (dB): Esta é a quantidade de redução de ruído aplicada. Valores menores geralmente funcionam melhor. Se você deixar este valor muito alto, o áudio que você quer manter pode ser afetado também. Geralmente é melhor reduzir o som de fundo do que tentar removê-lo completamente.

Controlador do Filtro de Remoção de RuídosControlador do Filtro de Remoção de RuídosSuavização de frequência (Hz): Quanto maior for este valor, mais o filtro vai considerar diferentes frequências como sendo “as mesmas”. Se seu ruído é uma frequência única, como um zumbido ou um apito agudo, este valor deve ser deixado baixo. Se seu ruído parece mais a um chiado, então um valor maior pode ser melhor.

Tempo de ataque/caída (segs.): Este é quão rápido o redutor de ruído reage. Use valores altos se o som de fundo é constante, como o barulho de um ar condicionado. Use valores menores se ele varia rapidamente, como o barulho de um ventilador.

Enquanto você ajusta esses valores ou após ajustá-los, você pode testar o resultado, apertando o botão “Testar”. Nesse teste, o ideal é você ouvir menos ruído possível. Teste os valores à vontade até encontrar uma combinação que lhe agrade. Quando terminar os ajustes, clique em “Ok”.

Oops. Eu errei...

Caso você tenha colocado alguma configuração que não lhe agradou ou caso o filtro tenha removido mais sons além do ruído de fundo, você pode simplesmente teclar “Ctrl+Z” para desfazer o processo e recomeçar. Lembre-se que sempre que você iniciar o Audacity você deve reconhecer o perfil do ruído para remover. E sempre que você quiser trocar o perfil ou encontrar um trecho onde o ruído seja mais claro, você pode, repetindo o primeiro passo. O último perfil de ruído percebido será o perfil usado pelo filtro.

Removendo Cliques

Outro tipo comum de ruído são os cliques. Eles podem acontecer por diversos motivos, mas geralmente são pequenos ruídos captados do próprio computador. Para removê-los, o processo é mais simples do que o de remoção de ruídos, até mesmo porque os cliques são mais simples também.

Antes e depois de remover os cliques

No mesmo menu “Efeitos”, você encontra a opção “Remover cliques...”. Selecione e ajuste as opções existentes de limiar (quanto menor, mais sensível) e de tamanho máximo de pico (quanto maior, mais sensível). Se quiser, você pode testar a configuração antes de aplicá-la. E caso erre, também pode desfazer com “Ctrl+Z”.

Finalizando

Esses são os passos para remover ruídos de fundo no Audacity. Tome cuidado, pois muitas vezes o programa não sabe diferenciar o que é ruído e o que é som. Essa diferenciação deve ser sua. Essas dicas foram úteis? Comente e conte-nos sua experiência!

Gostou das dicas?

Um comentário:

  1. Muito obrigado, foi de muito agrado e útil para mim esse tuto.

    ResponderExcluir

Volte Sempre.