sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Truques do Gimp: Como criar uma aura

.

.
Por Elaine Martins da Silva
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Coloque efeitos em torno das pessoas.

Como você já deve ter percebido, a equipe do Baixaki está criando diversos tutoriais para ensinar os usuários a lidar com um editor de imagem super famoso e gratuito. Este artigo irá ensinar passo-a-passo como criar uma aura em volta das pessoas. Prontos? Então, mão à obra!

Passo-a-passo

1) Abra a imagem no GIMP.

2) Com a “Ferramenta de Seleção Contígua” selecione apenas a pessoa na qual o efeito será criado.

3) Copie a pessoa utilizando o famoso atalho Ctrl+C. Em seguida, na janela de camadas, crie uma nova camada e pressione a combinação de teclas Ctrl+V. Note que aparecerá a “mensagem” Seleção Flutuante. Escolha qualquer uma das ferramentas de seleção e de um clique em qualquer posição da foto. Isto fará com que apenas a parte selecionada (a pessoa) seja colada.

Copie a pessoa para outra camada.


4) Na janela de camadas, clique com o botão direito do mouse sobre a camada Fundo e clique em “Duplicar Camada”.

5) Na camada recém adicionada (duplicada), selecione novamente a pessoa. Em seguida acesse o menu “Seleção” e escolha a opção “Aumentar”. O valor a ser colocado na tela que abrir depende do tamanho da imagem escolhida. Quanto maior for a foto, maior deve ser o valor deste campo.

6) Perceba que a seleção ficou perfeitamente no formato do corpo, mas um pouco maior. Escolha uma cor para fazer a aura da pessoa e preencha o espaço selecionado. Não se esqueça de conferir se a camada que está sendo editada é a “cópia de Fundo”.

Aumente a seleção e preencha com a cor que quiser.


7)
Agora, acesse a camada “Fundo” e selecione novamente a pessoa. Em seguida, selecione a camada “cópia de Fundo” e pressione o botão “Delete” em seu teclado. Perceba que apenas o contorno colorido que foi criado anteriormente ficou visível. Se você tirar a visualização das demais camadas, o contorno ficará visível.

Delete a pessoa da segunda camada.

8) Nesta mesma camada, aplique o efeito “Desfocagem Gaussiana” presente no menu “Filtros”, sub-menu “Desfocar”.

9) É hora de fazer uns efeitos. Com a camada “cópia de Fundo” selecionada, vá até o menu “Camada” acesse a opção “Transformar” e clique em “Rotacionar 90º Anti-horário”.

10) O próximo passo é criar um efeito de “vento”. Para isso, ainda com a camada “cópia de Fundo” selecionada, vá até o menu “Filtros”, acesse o sub-menu “Distorções” e escolha a opção “Vento”.

11) Na tela que abrir, coloque os seguintes valores: Estilo-Vento, Direção-Esquerda, Extremidade afetada-Frente, Limite-1, Força-10.

12) Em seguida, rotacione a cama para o sentido horário, seguindo os mesmos passos usados no passo 9, alterando apenas o sentido da rotação. O efeito criado será parecido com o da imagem abaixo.

Crie efeito de vento.


13) Agora sim, o efeito que dará mais efeito de aura para a imagem. Também no menu “Filtros”, clique novamente em “Distorções”, mas agora escolha a opção “Deformação Interativa...”. Na janela de edição que surgir, marque o campo “Redemoinho Anti-Hor.”. Agora, aplique os rastros de cor, clicando e arrastando o cursor do mouse de forma de crie o efeito desejado, como na imagem abaixo.

Efeito de aura.

14) Pronto, a aura está feita. Caso queira alterar o fundo, na camada “cópia de Fundo” selecione a região fora da aura e aplique o efeito desejado. Um efeito legal para usar em fundos é o Fractal, que pode ser encontrado em “Filtros”, “Renderizar”.

15) Outra dica útil é usar a ferramenta de desfoque para dar um efeito mais suave às bordas da imagem.

Resultado final.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.