sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Word: Crie um calendário para 2009

Por Eduardo Karasinski
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Prepare-se para o ano de 2009 com um calendário personalizado

Mais um ano está terminando e, logo em seguida, outro vem chegando. E, com a correria do dia-a-dia, é crucial que sempre estejamos organizados e prontos para cumprir os nossos compromissos.

Essa invenção nem é tão nova assim, mas até hoje nos ajuda muito: o calendário. E hoje você vai ver que, com passos muito simples (muito mesmo), é possível fazer um calendário personalizado com as suas próprias imagens através do Microsoft Word.


Antes de começar, é recomendável que você já tenha todas as imagens que você usará em seu calendário separadas em uma pasta. Aqui nós escolhemos uma imagem para cada mês do ano.

Agora, vá no Word e crie um novo arquivo.

Quando a janela abaixo abrir, você perceberá que há diversos modelos já prontos para utilizar. Como o que queremos é criar um calendário, basta selecionar a opção no menu da esquerda. Depois, clique em Calendários de 2009.

Diversos modelos vão aparecer na tela, com imagem, simples, com destaques etc. Vamos selecionar o Calendário Fotográfico de 2009.

Se uma janela como a abaixo aparecer, basta clicar em Continuar.

Depois, o Word vai baixar o calendário da internet e o colocará prontinho na tela, como mostrado na imagem abaixo. Como as imagens são prontas, vamos modificá-las. Primeiramente, vamos excluir a imagem que está como fundo, e deixar somente a imagem que fica em cima das datas. Clique sobre a imagem de fundo e pressione Delete para excluir.

Agora, para alterar a imagem de cima por uma sua, clique com o botão direito sobre a imagem e selecione a opção Alterar Imagem.

Logo irá abrir uma janela para você buscar pela sua imagem. Procure a que você quer usar para aquele mês (aqui no caso é janeiro) e selecione Inserir.

Assim, a imagem padrão do Word será trocada pela sua. Para ajustá-la no calendário, clique sobre a sua imagem e utilize as caixas que aparecem nas extremidades para redimensioná-la.

Outra opção de personalização da sua imagem, para adicionar efeitos e bordas, é selecionando a imagem e indo em Formatar (embaixo de Ferramentas de Imagem).

E não se esqueça de que você está fazendo isso no Word. Ou seja, você é livre para modificar os textos, sejam cores ou estilos de fontes. Personalize como você quiser e boa diversão (ou boa organização).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.