sábado, 29 de novembro de 2008

Photoshop: Deixando as pessoas carecas

.

Por Eduardo Karasinski
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
É dos carecas que elas gostam mais — como perder os cabelos no Photoshop

Se é dos carecas que elas gostam mais, que tal pegar uma foto sua e arrancar todos os cabelos, ficando com a cabeça lisinha?

Neste tutorial, você vai aprender, através do Photoshop, como eliminar o cabelo facilmente através da Clone Tool (ferramenta de clonagem).


Para começar, abra a sua foto no Adobe Photoshop.

Clique com o botão direito na camada de fundo e vá em Duplicate Layer.

Com a ferramenta de seleção circular, selecione o formato da cabeça, indo de uma ponta da orelha a outra, como na imagem abaixo.

Selecione a ferramenta de clonagem, segure ALT e clique em alguma região da testa para capturá-la. Preencha toda a seleção clonando partes da pele, como abaixo.

Pressione Ctrl + Shift + I para inverter a seleção. Agora, com o laço poligonal, segure ALT e exclua a parte da cabeça que não serão apagada, pois queremos tirar somente o cabelo.

Pressione delete e será tudo excluído, ficando como abaixo.

Crie uma nova camada que fique abaixo da camada "careca".

Essa imagem será o novo fundo, que preencherá o transparente que ficou ao excluir o cabelo.

O resultado final deve ficar assim:


Agora é só correr para o Photoshop e arrancar os seus cabelos (ou de seus amigos).

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Photoshop: Trocando faces

.

.
Por Fabio Roberto Machado Jordão
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Vai uma cirurgia facial aí? Troque de corpo em alguns minutos!

Todos adoram o Adobe Photoshop devido à facilidade que o programa oferece para realizar todo tipo de edição. O tutorial de hoje é mais uma prova de que nada é impossível com o maravilhoso editor de imagens. Se você sempre quis colocar seu rosto em outro corpo, hoje terá a oportunidade de fazer isso, e o melhor, em poucos passos.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Este tutorial foi realizado no Adobe Photoshop CS4 — e pode ser que versões mais antigas diferenciem em alguns aspectos. Evidentemente você necessitará de duas fotos, as quais você escolhe como preferir. Veja abaixo alguns aspectos que facilitam a realização deste tutorial:

• Fotos com rostos em tamanho grande.
• Fotos com luminosidades parecidas.
• Expressões faciais semelhantes.
• Faces em posições parecidas.

Confira abaixo as fotos que escolhemos. Frisa-se que os detalhes acima são para facilitar a edição, mas nada impede que você pegue fotos bem diferentes para alterar. Após ter conseguido as fotos comece o passo-a-passo.

Fotos escolhidas

A outra face...

1) Abra as duas fotos no Photoshop.

2) Antes de selecionar a face de uma das fotos, veja se elas estão em tamanhos parecidos. Em nosso exemplo elas estão em tamanhos diferentes, por isso diminuímos o tamanho da foto maior. Caso você precise modificar o tamanho da foto, vá ao menu “Image”, clique em “Image Size” e então digite o novo tamanho.

Redimensione se necessário

3) Usando a ferramenta “Polygonal Lasso Tool” selecione o rosto que vai ser inserido no outro corpo. Depois de selecionar use o atalho “Ctrl+C” para copiar. Alterne para a outra imagem e então pressione as teclas “Ctrl + V” para colar o novo rosto.

Selecione, copie e cole

4) Posicione o rosto exatamente sobre o antigo usando a ferramenta “Move Tool”

Mova o novo rosto

5) Mesmo usando rostos parecidos, a luminosidade e os tons de pele ainda diferenciam. Para alterar estes detalhes você pode usar as ferramentas “Brightness/Contrast” e “Hue/ Saturation”, ambas presentes no menu “Image” na opção ”Adjustments”. Vale frisar que os valores usados abaixo são referentes a foto em questão, se você utilizar outras imagens, deve alterar os valores conforme a necessidade.

Alterando as cores, o brilho e o contraste

6) Pois bem, é hora de combinar os tons de pele. A ferramenta que você vai utilizar é a borracha, sendo que você deve usá-la com tamanho pequeno e com baixa opacidade. Ajuste os detalhes da borracha e então apague suavemente as partes indesejadas.

Ajuste a borracha e então apague as parte desnecessárias

7) Mescle as camadas.

Mescle as camadas

8) Agora basta utilizar a ferramenta clone para aperfeiçoar o rosto. Acompanhe como:

Use a ferramenta clone para deixar o rosto mais real

Para usar a ferramenta clone você deve clicar com o botão direito do mouse e com a tecla “Alt” na área em que deseja copiar. Depois basta clicar na área em que deseja colar. Veja que em nossa imagem a parte que está circulada em vermelho foi alterada. Faça isso em todo o rosto, onde houver imperfeições.

E é isso! Rápido e fácil! Salienta-se que caso você tenha usado imagens muito diferentes talvez o resultado não tenha ficado muito natural. Confira abaixo o antes e depois da "cirurgia" facial.

Antes e depois da cirurgia facial

Esta foi mais uma dica para o Photoshop. Espero que tenha gostado e obtido sucesso. Até a próxima!

sábado, 22 de novembro de 2008

Need For Speed: Adicione néon em seu carro

.

.
Por Fabio Roberto Machado Jordão
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Agora é a vez de radicalizar à noite!

O especial Need For Speed para GIMP é uma das grandes provas do potencial que o GIMP proporciona para editar imagens. E é justamente pensando nisso que o Baixaki traz hoje mais um truque para você: a aplicação de luz néon em seu carro. Isso mesmo, se você sempre sonhou em ter néon em seu carro, chegou a grande hora de criar, nem que seja apenas virtual.

Neste tutorial vamos ensinar como aplicar uma luz néon na parte lateral do carro, mas você pode aplicar aonde preferir. A versão do GIMP utilizada foi a 2.6.0 e é recomendado que você use esta versão ou uma superior.

Obviamente antes de começar este artigo você precisará de uma foto do seu carro para aplicar o efeito. Recomenda-se que seja uma foto noturna para que a luz aplicada no tutorial fique visível, visto que na luz do dia o néon quase não surte efeito. Após ter a foto no computador, comece o tutorial.

A luz néon vai deixar seu carro brilhando!

1) Depois de abrir sua foto, selecione uma parte abaixo da lateral do carro para aplicar o efeito. Copie esta parte e então cole-a numa nova camada.

Crie uma seleção na lateral do carro

2) Aumente o tamanho da camada para o tamanho da imagem.

Aumente o tamanho da camada para o tamanho da imagem

3) Aplique o filtro “Neon” (presente no menu “Filtros” na opção “Alfa para Logo”) na camada. A cor do néon é você quem escolhe e o valor da propagação também (de preferência opte por um alto valor para que a luz se espalhe mais).

Aplique o neon

4) Repare que o após aplicar o filtro você obtém três camadas. Delete a camada “Background” e deixe as outras duas visíveis.

Remova a camada Background

5) Agora aplique o filtro “Desfocagem gaussiana” para que a luz fique mais dura. Faça isto nas duas camadas do néon.

Desfoque as camadas do neon

6) Note que a luz se espalhou na lataria do carro também, portanto selecione a área em que ela se propagou e exclua esta região.

Delete a luz excessiva

7) Finalmente, altere o modo da camada “Neon Tubes” para “Sub-exposição”.

Mude o modo da camada

Pronto, seu carro está um pouco mais tunado! Caso você tente aplicar o efeito em uma foto onde o carro esteja em movimento — como em nosso exemplo —, talvez seja interessante adicionar o filtro “Borrão de Movimento” (presente no menu “Filtros” na opção “Desfocar”) para que o néon não fique estático.

Resultado final

Seu resultado final deve ter ficado parecido com o nosso. Repare que nosso carro possui mais detalhes além do néon e isto é fruto dos artigos anteriores da série. Confira o artigo para alterar a lataria clicando aqui. Vale frisar que dependendo da cor que você utilizar o efeito pode surtir resultados diferentes. O artigo de hoje termina aqui, até a próxima semana com mais Need For Speed somente para GIMP!

sábado, 15 de novembro de 2008

Need For Speed: Modificando a roda do carro

.
.
Por Fabio Roberto Machado Jordão
sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Uma semana se passou e a série de artigos do Need For Speed voltou. Para quem perdeu o primeiro tutorial do modificar a lataria do carro, basta clicar aqui para acessá-lo. A modificação de hoje será na roda do carro, sendo que ao fim do tutorial você pode visualizar o resultado cumulativo deste tutorial e do anterior.

Evidentemente para fazer este tutorial você precisa escolher um carro qualquer como modelo. Recomenda-se utilizar uma foto que mostre ao menos duas rodas do carro, isso torna a foto mais real e o resultado final mais interessante. Antes de começar o passo-a-passo, confira na imagem abaixo uma comparação entre a modificação final e a roda inicial.

Depois e antes

Aumentando o aro

1) Utilize a “Free Select Tool” (Ferramenta de seleção livre) para selecionar a roda do carro.

Selecione a roda

2) Copie a seleção e cole-a em uma nova camada.

Copie e cole em uma nova camada

3) No menu “Camada” clique na opção “Redimensionar camada”. Altere para o valor que você preferir, mas tome cuidado para não extrapolar o limite do pneu.

Aumente o tamanho da camada

4) Efetue o mesmo procedimento na outra roda.

Alterando a roda traseira

Atenção: Não desfaça as camadas das rodas, você irá precisar utilizá-las na próxima dica.
Observação: Renomeie as camadas para não se confundir posteriormente.

Modificando a roda

1) Certifique-se de estar na camada da roda. Agora, utilizando a “Free Select Tool” (Ferramenta de seleção Livre) circunde apenas a roda.

Acesse o filtro de Deformação Interativa

2) Vá ao menu “Filtros”, em “Distorções” escolha o filtro “Deformação Interativa”. Aprenda abaixo como utilizá-lo.

Deformando as partes internas da roda

Note que o filtro possui várias opções de deformação e ainda duas barras que permitem alterar os níveis de raio e deformação. Para começar utilize a opção “Mover” e vá deformando aos poucos a parte da haste nas proximidades da borda. Seja sensato, não altere demais a roda para que não pareça irreal.

Reduza um pouco das hastes

Agora utilize a opção “Diminuir” no centro da roda. Utilize um grande valor na barra do raio, de forma que ele diminua boa parte da roda, dando um realce às bordas. Por fim, utilize a opção “Aumentar” com um valor baixo de raio, isto para que apenas a parte central seja modificada.

Aumente o centro da roda

Adicionando um estilo de roda diferente

Encontre uma figura, ou tire uma foto de uma roda que apareça bem os detalhes — procure utilizar uma imagem em que a roda esteja posicionada de frente para a câmera.

1) Arraste a figura da nova roda até a janela de camadas da imagem do carro.

Arraste a nova roda para a janela de camadas

2) Posicione a nova roda sobre a antiga.

Posicione sobre a roda antiga

3) Use a “Ferramenta de Perspectiva” para alterar a nova roda e deixá-la na mesma posição da original.

Deforme a nova roda

Caso prefira aumente o tamanho da camada.

Detalhe: Você pode também alterar a cor da roda, para isto basta efetuar o procedimento que aprendeu no primeiro artigo da série Need For Speed.

Ufa, acabou! Seu carro está oficialmente tunado pelo GIMP! Veja abaixo nossos carros com a lataria e as rodas modificadas.

Resultados finais

A série Need For Speed continua na semana que vem, até lá!

.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Photoshop: Como aumentar o tamanho do busto

.

.
Por Eduardo Karasinski
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Silicone virou coisa do passado. O Photoshop dá conta do recado

Silicone? Para quê? Com o Photoshop você aumenta o tamanho do busto em passos rápidos e muito simples. Confira o tutorial:

Primeiro de tudo, abra a foto que você quer editar no Photoshop.

Com a ferramenta do Laço Poligonal, marque toda a região do busto (mas selecione exatamente o local das extemidades).

Clique com o botão direito no local selecionado e vá na opção Layer via Copy.

Agora que somente o busto foi duplicado vamos aumentá-lo. Pressione Ctrl + T para dar um Free Transform. Basta segurar a tecla Shift e esticar nos cantos para aumentar o tamanho do busto (mas não exagere, senão ficará muito falso).

Vamos ajeitar agora as alças. Com a ferramenta Laço Poligonal, selecione a parte da extremidade da alça que está desconectada da original. Pressione Ctrl + T e, segurando Ctrl, puxe os pontos até deixar as alças ligadas.

Não se esqueça de apagar as partes que "sobraram" ao aumentar o busto.

O resultado final:


Agora é só abrir o Photoshop e colocar a mão na massa. Até o próximo tutorial.

.

.

Manicure? Aumente e pinte suas unhas com o Photoshop

.

.
Por Luísa Barwinski
sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Aprenda a fazer as unhas em dez passos simples usando o editor de imagens mais famoso dos últimos tempos!

1. Escolha uma imagem em que as unhas apareçam bem. Em seguida, abra o Photoshop e clique em File (arquivo), depois em Open (abrir) e encontre a foto no seu computador.


2. Utilize a ferramenta Polygonal Lasso Tool (Laço Poligonal) para selecionar a unha toda. Clique e segure para abrir a janela com as opções de laço. Para facilitar, aumente o zoom, clicando na lupa na Caixa de Ferramentas ou pressionando Z no teclado.

3. Pressione "Ctrl + J" para duplicar a seleção.

4. Agora tecle "V" no teclado para voltar para a flecha de movimentação e arraste esta "segunda unha" de maneira que ela sobreponha a camada inferior, aumentando o tamanho da unha.


5. Apague a base da camada superior com a borracha. Para facilitar, utilize o atalho, teclando E.

6. Depois de aumentar o tamanho das unhas, selecione as duas camadas na janela Layers (camadas) pressionando "Shift" e clicando nas duas camadas.Pressione "Ctrl + E" para unir as duas camadas.


7.Para trocar a cor das unhas, repita o procedimento do passo 2, contornando a unha com a ferramenta Laço Poligonal.

8.Agora, pressione Ctrl e B no teclado para abrir a janela de manutenção de cores. Mova os ponteiros para misturar as cores e fazer sua cor favorita. Você ainda pode alterar o brilho e as sombras, selecionando Shadow (sombra), Highlights (luzes altas/ brilho) e Midtones (tons médios). A opção Midtones já estará selecionada quando você abrir esta janela; é nela que você vai alterar a cor das unhas.


9.Repita estes passos nas outras unhas para deixar uniforme.



10.Clique em File (arquivo), em seguida Save as... (salvar como...) e escolha o nome da imagem, se desejar mudar o nome do arquivo e escolha um formato. Recomenda-se salvar em JPG.

Agora que você já sabe colocar "unhas postiças" e pintá-las, mãos à obra!

.

.

Volte Sempre.