segunda-feira, 16 de março de 2009

Gimp: Edição de imagens com texturas (parte 2)

Introdução

Olá a todos, como visto no primeiro módulo, aprendemos a adicionar textura ao seu trabalho, agora veremos como fazer uma textura muito mais elaborada e a tratar as cores de forma apropriada, de forma que o trabalho passe realismo a quem vê.

Além disto, vamos ver alguns filtros disponíveis hoje, mas apenas superficialmente, já que neste módulo eu gostaria de terminar a parte de texturização (este tutorial atende a liberdade de escolha, assim sendo, qualquer versão do Gimp pode ser utilizada para a execução deste curso).

Conteúdo deste módulo:

1. Aplicando conceitos do módulo anterior;
2. Efeitos sobre a textura (modo de aplicar a camada);
3. Trabalhando com as cores;
4. Dando um ar de realismo aos seus trabalhos (visando trabalhos que necessitam de grandes mudanças, mas que precisam passar certo realismo);
5. Considerações finais do módulo e links de onde conseguir novas fontes (tipos de letra).

Aplicando conceitos do módulo anterior

Para um melhor aproveitamento deste módulo, é aconselhável reler ou ler o primeiro módulo para acompanhar melhor os procedimentos que virão a seguir, abaixo consta o link do primeiro módulo:

* Edição pesada de imagens com o Gimp

Bom, o trabalho a ser executado é de sua livre escolha, assim sendo vou executar neste tutorial uma arte para o meu site pessoal, abaixo você pode verificar o material que vou utilizar, bem como uma boa olhada na interface do Gimp.

Caso deseje utilizar uma imagem aberta recentemente e/ou várias, basta clicar em “arquivo” e depois navegar até a opção: “abrir recente”, se não encontrar a imagem que deseja, basta clicar em “histórico de documentos”, assim o programa exibirá uma grande lista com os trabalhos recentes e os mais antigos também.

Muito bem, o procedimento que executaremos agora é adicionar a textura à imagem a ser trabalhada, para tanto selecione a porção a ser aproveitada da imagem como executado na imagem abaixo:

Agora iremos copiar esta porção selecionada e colar na figura a ser trabalhada (lembre-se que você poderá adicionar quantas texturas quiser no seu trabalho):

Agora, ao invés do efeito “multiplicar” que foi aplicado na camada no exercício do módulo anterior, estou utilizando o efeito “Mesclar grãos”, cada efeito aplica um efeito diferente na camada selecionada, escolha o que melhor lhe convier, neste mesmo módulo veremos ainda como ajustar o brilho e o contraste da camada a ser aplicada.

Para retirar as partes da textura que não devem aparecer, ajuste a opacidade a camada a ser aplicada a um nível que te satisfaça ou não mexa caso esteja satisfeito, caso necessite mesmo apagar certos trechos da camada a ser aplicada, utilize a ferramenta “borracha” no Gimp, até que você fique satisfeito com o resultado, como eu fiz na figura abaixo:

Agora vou adicionar uma nova textura a este trabalho, mas o procedimento será um pouco diferente, então atenção neste tópico.

Vamos pegar a imagem a ter a textura aproveitada e torná-la cinza e branca utilizando o procedimento abaixo:

Agora selecionaremos, como fizemos com a textura anterior e colaremos na imagem a receber a textura da mesma forma como fizemos com a outra textura.

Adicionando novos elementos a textura/trabalhando as cores

Bom, adicionamos as texturas ao nosso trabalho, agora vamos tornar o trabalho mais dramático adicionando e retirando elementos de cor e tonalidades. Para tanto utilizaremos a ferramenta: “mapeamento alien 2″, que já foi vista no módulo anterior.

Vamos adicionar mais elementos a este trabalho, incluindo novas texturas, de uma forma que ele fique mais adequado a mensagem que ele precisa passar. Para tanto, vamos aprender técnicas de refino com a ferramenta “pincel”.

Com esta ferramenta você deve apagar todos os pontos da textura a ser aplicada nas partes em que na vida real esse tipo de coisa nunca aconteceria (exemplo de rachaduras, como eu fiz neste trabalho, você deve apagar as mesmas dos olhos, já que isso não pode considerado “realidade”, bem como rachaduras nos cabelos - se houver cabelo na imagem e por acaso a area da textura apareça ali).

É possível também adicionar um outro rosto ao mesmo trabalho de forma que ele pareça um ferimento profundo, para tanto basta que o mesmo possua “rachaduras” como as que fizemos neste trabalho, para adicionar, faça o mesmo procedimento do primeiro módulo do curso e pinte as áreas “irreais” (que não devem aparecer) e ancore a camada.

Quanto as cores, procure trabalhar mais a tonalidade do que propriamente as cores, assim o resultado sairá mais adequado a mensagem que o trabalho deseja passar, como pode ser visto no exemplo abaixo.

Sem mexer na tonalidade:

Com a tonalidade alterada e escala de cor modificada:

Dando um ar de realismo aos seus trabalhos

Esta parte é importante para que não se cometam certos erros clássicos ao adicionar texturas a rostos e outras partes do corpo. Eu já mencionei isto em outra página, mas gostaria de mostrar um exemplo mais claro aqui.

Errado:

Certo:

Não só isso, mas também gostaria de mencionar que a textura não pode “vazar” para fora do corpo, por exemplo, como uma rachadura poderia ir do braço até uma parede ou pior ainda, da parede para o braço… isso é apenas um dos exemplos de cuidado que devemos tomar usando esse tipo de textura, mas que vale para qualquer outro tipo, como por exemplo, se você adicionar uma tatuagem (no próximo módulo faremos isso) a um rosto acho inviável que partes dela apareçam no fundo da imagem.

Evite também tons de cores muito vivos, a menos que você faça algo abstrato ou uma propaganda qualquer que peça isso, pois ele tira o realismo do rosto ou do corpo.

Considerações finais do módulo e links úteis

Bem, neste módulo fizemos uma revisão do que aprendemos no primeiro módulo e aprendemos a adicionar novas texturas num trabalho “concluído”, bem como tivemos noções de como usar as cores de maneira mais produtiva. Tivemos também noções de como adicionar realismo aos nossos trabalhos.

No próximo módulo vamos aprender como utilizar os filtros e diferentes técnicas para criar efeitos psicodélicos aos trabalhos e a como adicionar bordas e outros efeitos interessantes.

Segue abaixo alguns links muito úteis sobre edição de imagens com o Gimp e onde encontrar fontes (tipos de letra):

Comunidade de artistas digitais que usam o Gimp:
http://the-gimp.deviantart.com/

Site gratuito com diversas fontes (o maior repositório que conheço):
http://dafont.com

Tutorial testado no Gimp 2.0

Autor: Guilherme (Razgriz) - (hellcomdevØgmail·com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.