segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nero: Crie menus profissionais para seus filmes

Por Camila Porto de Camargo
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Você pode ir além da gravação com o Nero. Aprenda criar menus profissionais para seus vídeos.

Quem costuma baixar vídeos da internet ou criar os famosos vídeos caseiros de formatura, batizado, casamento da prima encalhada ou qualquer acontecimento, pode usar o Nero para dar um visual profissional às filmagens. Todos sabem que a maioria dos vídeos baixados, não possuem o menu inicial, nem a janela de capítulos, como os menus encontrados em DVDs originais. Contudo, as coisas podem ser diferentes se você usar seu Nero 9 e a ferramenta Nero Vision.

A mais nova versão do famoso gravador de discos está repleta de funcionalidades para você caprichar em seus vídeos e deixar o amadorismo passar bem longe da sua tela. Para conseguir esta façanha, hoje você vai aprender a criar menus e tela de capítulos para todo e qualquer vídeo que você possua em sua máquina.

Manda fogo!

Para começar a criar seus menus, em primeiro lugar, você precisa instalar o Nero 9 – a versão utilizada neste tutorial. Caso você encontre alguma dificuldade neste processo, pode consultar o artigo “Como instalar o Nero” e ter ajuda de profissionais. Depois de instalado, é hora de começar o processo.

Primeira etapa

Para começar, abra o Nero Start Smart e vá até o símbolo do aplicativo no canto inferior esquerdo e abra o Nero Vision. Se preferir, vá até o fim da página e acompanhe o passo a passo através de um vídeo.

Agora, vá até “Criar DVD/DVD-Video”.

Uma janela será aberta e você precisa inserir o vídeo que você irá criar o menu. Há várias opções de inserção do arquivo, sendo assim, escolha a sua em “Importar” e siga adiante.

Criar capítulos

Os capítulos são os responsáveis por criar “atalhos” no seu filme, pois a partir deles é possível iniciar o filme de qualquer lugar, ou seja, a partir de uma cena específica. Desta forma, assim que o upload do vídeo terminar, clique sobre ele e vá até a opção “Capítulos”.

Com esta ferramenta, obviamente, serão criados os capítulos do seu vídeo. Há duas opções de criação: a manual e automática. Com a manual, é possível definir onde serão criados os capítulos do seu longa, já na automática, o Nero divide o arquivo em partes iguais e cria os capítulos para você. Confira na imagem a criação de capítulos de forma automática, onde cada seta azul corresponde a uma divisão de capítulo.

Dê uma de Spielberg

Depois de criar os capítulos, é possível editar seu vídeo e deixá-lo ainda mais profissional. É claro que o Nero Vision oferece recursos limitados de edição, porém é possível brincar de editor famoso e até se imaginar na pele do Spielberg – quem sabe?.

Clique na imagem para ampliar

Nesta janela, semelhante à maioria dos editores mais comuns, é possível inserir desde filtros de cores, legendas e transições até melhorar a qualidade da sua imagem. Nesta hora, vale perder um tempinho para corrigir detalhes ou inserir efeitos interessantes.

Repare que há quatro abas sobre a janela da direita. Nestas abas você encontra várias opções de ferramentas de edição para o seu vídeo. Todos os efeitos escolhidos por você para fazer parte do vídeo, são inseridos na timeline, desta forma é possível fazer diversas alterações.

Timeline


Criando o menu

Agora que você editou seu vídeo e criou os capítulos, só falta construir o menu de exibição, ou seja, o menu que será exibido assim que o DVD começar a rodar e que, consequentemente, dará o ar de profissionalismo ao seu vídeo.

Para começar, escolha como será seu menu, 2D ou 3D e se você deseja um menu único ou se prefere o menu inicial e uma tela para os capítulos. Tudo isso pode ser feito através das abas “Modelos” e “Personalizar”. Na primeira, você escolhe o formato de menu (2D ou 3D) e na segunda pode editar tudo.

Clique na imagem para apliar

Clique e mude

Agora que você definiu o formato dos menus, é hora de modificar tudo de acordo com seu gosto. Para fazer as alterações no nome do filme e capítulos, basta clicar sobre as palavras e editar o texto, sombreamento e muito mais.

Clique na imagem para ampliar

O interessante é que você pode alterar praticamente tudo no menu, pois pode mudar a imagem de fundo ou inserir um vídeo, alterar o padrão de cores, os tipos de botões e inserir áudio.

Capítulos

O menu de capítulos pode ser editado da mesma forma que o inicial, entretanto há mais opções de botões. Vale lembrar que se você escolher um modelo 2D, pode usar somente ele, ou seja, não é possível usar um 2D para o menu inicial e um 3D para o de capítulos.

Clique na imagem para ampliar

O mais legal do Nero é que ele é totalmente em português, desta maneira é muito mais fácil encontrar as funções e ferramentas.

Pré-visualização

Na última janela (Pré-visualização) é possível conferir como os menus ficarão na sua televisão. Repare que há até um mini controle remoto, com o qual você pode clicar sobre os menus, como se fosse o controle da sua televisão.

Confira no vídeo abaixo como ficou nosso menu em 2D:

E o 3D também:

Queima ele!

Depois de todo esse sofrimento, mas que é muito prazeroso, é hora de gravar seu disco. Portanto, clique em “Avançar” para iniciar o processo de gravação. Se você já usou o Nero já sabe como fazer. Porém, se você nunca gravou um disco com o gravador, vai encontrar facilmente as ferramentas que precisa. Caso precise de ajuda, consulte o artigo “Como Usar Nero 9”. Pronto caro usuário! Agora, basta aguardar a gravação ser concluída e se divertir com seus vídeos caseiros, mas com cara e produção de profissional.

Confira no vídeo abaixo o passo a passo deste tutorial e fique fera no quesito criação de menus para seus DVDs.

Se você gostou deste artigo, não deixe de enviar seu comentário, mas se você quer dar sugestões sobre outras formas de fazer menus para DVDs, sinta-se a vontade de dê sua opinião.

4 comentários:

  1. Ótimo!! O Nero é muitíssimo melhor que o editor do Windows (movie maker).. e ainda podemos colocar menus e etc.. ADOREI!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!! Adorei o post! Mas preciso saber como editar o video. Esse passo que vc ensinou eh depois disso...vc tem outro post ensinando como editar video (inserir musica, cortar partes, inserir fotos...????) Por favor, me auxilia!!

    ResponderExcluir
  3. Sou cinegrafista e fotógrafo profissional há 23 Anos.
    e uso o NERO 9 sem medo de ser feliz nas edições de filmes.è fácil de trabalhar e faz u serviço de "gente grande". Eu gosto e muito.(Oliveira - Curitiba PR)

    ResponderExcluir
  4. eu num consegui usar
    no meu quando eu escolho um video
    ele entra mais num aparece imagem nenhuma só fic ao som e a tela enteirinha preta
    me ajudem /=

    ResponderExcluir

Volte Sempre.