domingo, 9 de agosto de 2009

Windows Movie Maker: como adicionar uma música como trilha sonora

Por Camila Porto de Camargo
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Inserir áudio em seus vídeos é muito fácil usando o Movie Maker. Confira neste tutorial o passo a passo para soltar o som em suas produções

Quem se amarra em vídeo, certamente já deu o primeiro passo no ramo das edições com o Windows Movie Maker. O editor de vídeo que acompanha as versões do Windows é a porta de entrada para muitos aspirantes a editor, pois permite criar vários vídeos interessantes, mesmo com recursos escassos. Quem já se aventurou pelas praias do programa sabe que ele é fácil de usar, mas aqueles que nunca sequer abriram o editor podem acompanhar uma série de tutoriais aqui no Baixaki e aprender a usar a fera gratuita da Microsoft.

Hoje você vai aprender a inserir áudio em seus vídeos para dar um ar de super produção às suas edições e arrasar no YouTube, vídeos caseiros, para trabalhos do colégio ou faculdade ou, simplesmente, para acender o espírito de editor que há dentro de você. Neste tutorial a versão utilizada é a do Windows Vista, mas no XP, por exemplo, as ferramentas e métodos são praticamente idênticos.

Para começar a arrasar na trilha sonora, abra o Movie Maker e, para inserir as faixas de áudio você tem duas opções: importar ou arrastar.
Para usar o método importar, no lado superior esquerdo há uma área para importar arquivos. Vá até a opção “Áudio ou Música” e navegue pelas pastas do seu computador até encontrar a música que você deseja.

Importe seus arquivos

A opção arrastar também é simples. Abra a pasta que contém seus arquivos, escolha a música e arraste-a para a tela do Movie Maker. Pronto! Sua faixa já está disponível. Vale lembrar que em ambas as opções é possível inserir mais de um arquivo de cada vez, para isso, basta pressionar a tecla Ctrl e ir clicando sobre os arquivos.

Arraste o áudio

Após inserir todos os arquivos de áudio que deseja, é hora de colocá-los para tocar. Para isso, selecione um arquivo e arraste-o até a linha do tempo. Para quem não sabe, há duas formas de visualizar a produção do seu vídeo: storyboard e linha do tempo. Na primeira, é possível ver o vídeo em quadros, já na segunda você vê o filme em linha, ou seja, acompanha o espaço que cada arquivo de áudio ou vídeo ocupa ao longo da produção. Desta forma, o formato linha do tempo é o mais recomendado para quando se trabalha com vários arquivos e, essencialmente, com mais de uma faixa de áudio.

Mude a visualização

Depois de inserir a faixa, você pode recortá-la de acordo com o tamanho do seu vídeo. Isso é feito da mesma forma que os recortes em vídeo, desta maneira, vá até o final da faixa, clique sobre ela e arraste-a até o tamanho ideal.

Corte sua música

Um ponto interessante na hora de inserir mais de uma faixa de áudio, é que você pode mesclá-las e, desta maneira, sobrepor uma música com a outra. Isso dá um efeito bem interessante e é indicado para quando uma faixa acaba e outra inicia, pois isso evita que haja mudança brusca no ritmo e harmonia do som.

Para mesclar as faixas, basta clicar sobre uma delas e arrastá-la em direção à música anterior ou posterior.

Mesclando áudio

faixas mescladas

Assim como os arquivos de vídeo, suas músicas também podem receber efeitos, e no caso do Movie Maker, o Fade Out e Fade In. Os dois servem para dar um acabamento mais refinado na hora da transição de faixas. O fade Out ao ser aplicado, diminui progressivamente o volume da música, já o Fade In faz o contrário, ou seja, aumenta o volume gradativamente. Para adicionar qualquer um dos efeitos, clique sobre a música com o botão direito do mouse.

Aplique efeitos de transição



Depois de finalizado, agora é só dar os arremates finais na edição inserindo créditos, efeitos e tudo mais que o Movie Maker tem a oferecer. Confira a seguir o resultado final deste tutorial e assista a um vídeo feito e editado no Movie Maker, obviamente, quase sem nenhum recurso de vídeo, apenas dando ênfase à trilha e suas transições.

É isso aí usuário. Este foi mais um tutorial para dominar a arte da edição com um dos programas mais simples e intuitivos do mercado. Agora é só se dedicar e melhorar ainda mais a qualidade das suas apresentações. Fique ligado! Em breve, mais dicas cinematográficas.

3 comentários:

  1. Olá, excelente as dicas. Só tenho uma dúvida. Para publicar o vídeo em um site, preciso enviá-lo primeiro para o Youtube? É preciso converter ou o Youtube aceita a extensão do Movie Maker?

    ResponderExcluir
  2. o youtube aceita a extenção do movie maker

    ResponderExcluir
  3. Porque é que depois de publicar um filme com umas imagens de outros videos e uma musica, o filme me aparece cortado ao meio?? Agradeço uma resposta. Obrigado

    ResponderExcluir

Volte Sempre.