domingo, 9 de agosto de 2009

Windows Movie Maker: narrando seus vídeos

Por Danilo Amoroso
sexta-feira, 10 de julho de 2009
É muito fácil adicionar narrações nos seus vídeos. Saiba como neste tutorial e deixe seus vídeos mais pessoais.

É ótimo criar vídeos com suas imagens acompanhadas de uma ótima trilha sonora. Em muitos casos, músicas falam melhor do que nós mesmos, mas nem sempre. Em outros casos, uma narração pode deixar seu vídeo mais impactante, divertido e pessoal. Muitos editores de vídeo oferecem este recurso, inclusive o Windows Movie Maker, e você vai aprender a usá-lo neste artigo, continuando essa série do Baixaki sobre o editor de vídeos do Windows.

Tudo que você precisa é de um microfone conectado ao PC. Com a sequência de imagens pronta, é hora de começar.

1 – a exibição deve estar no modo Linha do Tempo. Isso pode ser feito em Exibir-Linha do Tempo.

Ative o a visualização de Linha do Tempo para começar.

2 – nesta linha do tempo, clique no ponto do vídeo onde você deseja começar a narração ou então arraste o indicador de cor verde.

Marque o ponto do início da narração.

3 – vá a Ferramentas-Narrar Linha do Tempo ou então clique no botão Linha do Tempo para abrir um menu e escolher esta opção.

As duas maneiras para iniciar a gravação.

4 – clique em Mostrar opções caso esteja disponível. Você verá a indicação do tempo de narração capturada e do tempo disponível, além de duas opções interessantes para seu trabalho:

Atente para as configurações disponíveis.Limitar narração ao espaço livre disponível na faixa de Áudio/Música - marque esta opção para que o Movie Maker pare de gravar automaticamente quando atingir outra faixa de áudio na linha do tempo.

Alto-falantes sem som - (marque esta opção para impedir que qualquer áudio seja executado nos alto-falantes enquanto você grava sua narração. Isso ajuda a eliminar ecos ou áudios indesejados da narração. Recomenda-se usar fones de ouvido para que você ouça como tudo vai ficar mixado.

Por último, escolha o dispositivo de captura de áudio que deseja usar em Dispositivo de áudio. Essa opção está disponível para dispositivos analógicos, sendo que o dispositivo de áudio em geral terá o nome de placa de som instalada no computador.

5 – experimente falar no microfone, prestando atenção no indicador de volume. Mova o indicador até conseguir o volume ideal. Não deixe que o volume chegue à parte vermelha do indicador.

6 – clique em Iniciar Narração e então solte a voz! Acompanhe o vídeo no tocador à direita e clique em Parar Narração quando concluir.

Ajuste o volume antes de começar a gravar.

7 – dê um nome para a narração e clique em Salvar. O Windows Movie Maker importa a narração para a coleção atual e a coloca na linha do tempo no ponto onde você começou a narrar.

Pronto! Seu vídeo está narrado e mais personalizado. Esperamos que você tenha gostado deste simples tutorial. Não deixe de acompanhar esta série sobre o Windows Movie Maker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.