terça-feira, 31 de março de 2009

Criando colagens no Picasa

Por Danilo Amoroso
segunda-feira, 30 de março de 2009
É muito fácil criar colagens com suas fotos e deixá-las muito atraentes.

O Picasa oferece uma maneira muito atraente para você divulgar suas imagens. São as colagens, ou seja, composições de várias fotos que criam um efeito muito divertido. De fato, este não é um recurso novo deste serviço do Google. Trata-se de uma função pouco conhecida, mas que merece destaque pois os resultados podem ser muito atraentes.

Quem conhece o Picasa provavelmente já passou pelo menos os olhos por esta ferramenta. Quem ainda não conhece pode experimentar este ótimo gerenciador de imagens. Clique aqui para baixar e saber mais sobre ele.

Começando

Para começar, você deve escolher as imagens que farão parte da montagem. Como suas fotos podem estar em pastas diferentes, então há duas maneiras para selecionar as imagens.

Caso todas as imagens estejam na mesma pasta, basta clicar sobre as fotos desejadas com o botão "Control" apertado.

Em imagens na mesma pasta, basta selecioná-las normalmente.

Agora, caso as imagens estejam em pastas diferentes, você deve selecioná-las e clicar em “Manter os itens selecionados”. Cada vez que você trocar de álbum, é necessário repetir este procedimento.

Lembre-se de clicar neste botão para selecionar imagens de pastas diferentes.

Colando

Com as imagens devidamente selecionadas, clique sobre o botão “Colagem”.

Clique neste botão na parte de baixo da tela.

O Picasa oferece seis tipos de montagem.

Escolha entre seis modos diferentes para fazer sua colagem.Pilha de fotos – cria uma montagem com as fotos como se elas fossem Polaroid empilhadas de maneira desordenada.

Mosaico – pode ser feito de duas maneiras diferentes. A primeira ajusta as imagens na página automaticamente. A segunda deixa uma maneira centralizada como destaque e posiciona as outras imagens ao redor. Aqui é recomendável selecionar pelo menos nove imagens para completar a montagem.

Folha de contatos – é semelhante ao mosaico, mas distribui as imagens organizadas e com cabeçalhos.

Grade – organiza as imagens em colunas e linhas regulares.

Exposição múltipla – uma fusão das imagens como se elas fossem transparentes. Neste caso é recomendável utilizar poucas imagens.

Após escolher o modelo de sua montagem, ela será exibida à direita. Atente para o menu no lado esquerdo. Ele oferece opções para você aperfeiçoar a disposição das imagens. Essas opções variam dependendo do tipo de montagem que você escolher.

O que você pode trabalhar:

Bordas da imagem – para montagens com Pilhas de Fotos e Folha de Contatos. Escolha entre exibir a imagem sem borda, uma borda branca sem formatação ou o efeito Polaroid.

Opções de plano de fundo – aqui você define se é melhor usar uma cor sólida ou uma imagem como fundo, além de definir o formato da página. Opções adicionais incluem desenhos de sombras e legendas. Em montagens do tipo Mosaico, Grade e Exposição Múltipla, esta opção é limitada.

Orientação – oriente a sua criação vertical ou horizontalmente.

Espaçamento da grade: disponível para Mosaicos e Grade. Basta deslizar o indicador para definir o espaço entre as imagens.

Variações das opções que dependem do modelo de montagem.

Durante este processo na criação de sua montagem, é possível adicionar mais imagens a qualquer momento. Para isso, clique na aba “Clipes”. A pasta com as imagens que você está trabalhando será exibida um pouco mais abaixo. Selecione as imagens que você quer adicionar e clique no botão “+”. Se você deseja adicionar imagens de outra pasta, clique no botão “Obter mais”. Selecione as imagens desejadas e use o botão “+” para adicioná-las à montagem.

Adicione imagens mesmo que você já esteja com a montagem encaminhada.

Use os botões sobre e abaixo da montagem para selecionar e dispor as fotos como você preferir.

Use estes botões para aprimorar a disposição das imagens.

Esses dois botões criam a sua montagem.Para remover uma foto da montagem, selecione-a e clique sobre o botão “Remover”. Quando seu trabalho estiver pronto, clique em “Criação de colagem”. Alternativamente, clique no botão “Plano de fundo da área de trabalho” para criar a montagem e já exibi-la como papel de parede.

Imediatamente você pode compartilhar sua criação com amigos, bastando fazer o upload para o Picasa ou então enviando emails. Todas as montagens feitas, além dos rascunhos, serão salvos na pasta “Colagens”, que pode ser localizada no diretório “Minhas Imagens”-“Picasa”. No meio da criação de uma colagem, se você tentar sair do Picasa, você será perguntado se deseja salvar o trabalho em progresso. Dessa maneira, rascunhos são salvos facilmente e você não perde nada.

domingo, 29 de março de 2009

GIMP: Faça uma montagem de suas fotos com uma fita adesiva!

Está pronta a sua colagem!


Por Giulianna Oliveira Santos
sexta-feira, 27 de março de 2009
Personalizar e juntar aquelas fotos que você gosta não é algo tão difícil!

Personalizar e juntar aquelas fotos que você gosta para enfeitar seu álbum de rede de relacionamento como Orkut, seu fundo de tela ou presentear alguém não é algo tão difícil.

Este tutorial vai ensiná-lo a juntar as suas fotos no GIMP e aplicar um efeito semelhante a uma fita adesiva sobre as imagens, dando a impressão de uma colagem feita à mão!

Para começar, vamos criar o pedaço de fita adesiva, abra um novo arquivo com o tamanho 300x100pixels.

Crie uma nova imagem com 300x100pixels

Em seguida, crie uma nova camada, que deve ser transparente.

Crie uma nova camada transparente

Na nova camada, com a Ferramenta de Vetores, desenhe a fita adesiva. Note que a imprecisão do corte a deixará com aspecto mais verdadeiro. Clique em cada local que desejar adicionar um novo ponto, e quando terminar tecle Enter para que a seleção criada feche.

Desenhe a fita adesiva com a ferramenta de vetores

Agora, com a ferramenta balde e a cor de preenchimento preta, pinte a fita adesiva.

Pinte a fita adesiva de preto

Aplique um efeito de desfoque no pedaço da fita adesiva, clicando na opção Borrão de Movimento no menu Desfocar nas opções de Filtro. No tipo de borrão, deixe marcada a opção “Linear”, e nos parâmetros mantenha os números abaixo de dez. Este efeito leve ajudará a dar aspecto de realidade à fita adesiva.

Aplique efeito de desfoque na fita adesiva

Na barra de navegação de camadas, altere a opacidade da fita adesiva, para deixá-la transparente, com aspecto verdadeiro. Deixe o valor abaixo de 30%.

Altere a opacidade da camadaA fita adesiva ficará transparente

Agora que finalizamos a fita adesiva, vamos fazer a montagem com suas fotografias. Abra um novo arquivo com um tamanho padronizado, como 1024x768pixels, por exemplo, que é uma das opções de modelo.

Crie uma nova imagem

Em seguida, clique em Abrir como Camadas, no menu Arquivo. Esta opção abre várias imagens dentro do mesmo arquivo do GIMP.

Clique em Arquivo e Abrir como camadas

Selecione suas imagens escolhidas para a colagem, e todas serão abertas. Suas imagens ficarão em diferentes camadas, e você pode alterá-las clicando sobre sua camada na barra de navegação de camadas. Utilize as ferramentas Mover, Redimensionar e Rotacionar para posicionar suas fotografias na montagem.

Utilize as ferramentas de mover, redimensionar e girar

Após montar suas imagens da forma que deseja, chegou o momento de inserir a fita crepe. Com os dois arquivos abertos no GIMP, clique, na barra de navegação de camadas, sobre a camada da fita adesiva, e arraste-a sobre a imagem com sua colagem.

Arraste a camada da fita adesiva sobre as imagens

Na barra de navegação de camadas, arraste a camada da fita adesiva acima de todas as outras camadas das imagens, para que a fita fique por cima das fotografias.

Arraste a camada da fita para acima das camadas das imagens

Utilize também as ferramentas Mover, Redimensionar e Rotacionar para posicionar a fita adesiva.

Posicione a fita adesiva

Finalmente, duplique a camada da fita adesiva e utilize as ferramentas Mover, Redimensionar e Rotacionar para posicioná-las.

Posicione as fitas adesivas onde quiser entre as fotos


Insira quantas fitas adesivas desejar e posicione onde quiser entre as fotos, está pronta a sua colagem!

Está pronta a sua colagem!

Espero que tenham gostado do tutorial! Até a próxima!

sábado, 28 de março de 2009

Photoshop: Efeito Ronaldo Fenômeno


01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento, defina um tamanho de 1024x768 pixels, modo de cor em RGB e 72 dpi´s, pressione Ok, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique no documento para preencher a layer com a cor preta.



02. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer, para este tutorial usaremos a foto do Ronaldinho "Fenômeno", com uma ferramenta de seleção qualquer (use a ferramenta que achar melhor, lasso tool, pen tool, filtro extract, quick mask etc) e selecione a pessoa na foto, com a seleção feita pressione Ctrl+C para copiar.



03. Volte ao documento que estamos trabalhando e pressione Ctrl+V para colar a imagem selecionada, no caso da imagem usada neste tutorial foi preciso rotacionar horizontalmente a imagem, para isto basta pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, clicar dentro do caixa com o botão direito do mouse e escolher a opção Flip Horizontal, mude o modo de blend da layer para Lighten.



04. Agora pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, deixe ela abaixo da layer do jogador, pressione a letra U do teclado para selecionar a Line Tool, crie diversas linhas como na foto abaixo, caso seja necessário use o comando de Free Transform para melhorar o aspecto das linhas.



05. Caso você tenha feito cada linha em uma layer diferente mescle todas as layers com linhas pressionando Ctrl+E até que você tenha apenas uma layer com as linhas, agora vá em Layer> Layer Style> Gradient Overlay e defina os valores abaixo, defina a opacidade da layer em 55% e o Fill em 0%.



06. Defina o gradiente como na foto abaixo.





07. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, defina a opacidade do brush em 30% na barra de opções da ferramenta (no alto da tela), escolha a cor #033170 e com um brush de tamanho grande e pontas macias crie um ponto no canto superior esquerdo como na foto abaixo.



08. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, defina a cor em #809BAB, diminua o tamanho do brush e crie um ponto no canto superior direito do documento como na foto abaixo.



09. Novamente pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha a cor #0A1009, escolha um brush de tamanho grande e crie um ponto na parte de baixo do documento como na foto abaixo.



10. Agora pressione Ctrl+O e abra a imagem de uma bola de futebol, pressione a letra M do teclado para selecionar a Elliptical Marquee Tool e crie uma seleção ao redor da bola, pressione Ctrl+C para copiar.



11. Volte ao documento que estamos trabalhando e pressione Ctrl+V para colar a bola em uma nova layer.



12. Agora pressione Ctrl+M para abrir a caixa de Curves e defina o gráfico como na foto abaixo.



13. Vá em Filter> Blur> Motion Blur e defina os valores abaixo.



14. Mude o modo de blend da layer para Linear Light.



15. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, defina a opacidade do brush em 30% na barra de opções da ferramenta, escolha um brush de tamanho médio e pontas macias, defina a cor #BF060E e crie um rastro ligando a bola ao jogado com na foto abaixo.



16. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra X do teclado para alternar as cores, sua cor de Foreground deve ser a branca, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de tamanho pequeno, crie várias bolinhas pelo rastro criado no passo anterior (varie o tamanho destas bolinhas ao longo do rastro).



17. Pressione a letra P do teclado para selecionar a Pen Tool, verifique se a opção Shape Layers está ativada na barra de opções da ferramenta, crie um shape como na foto abaixo.



18. Crie quantas linhas achar necessário (sempre em uma nova layer).



19. Para cada layer criada com a Pen Tool aplique uma layer de style de Outer Glow indo em Layer> Layer Style> Outer Glow e definindo os valores abaixo.





20. Agora mude a opacidade de todas as layers que foram criadas com a Pen Tool para 66% e o modo de blend em Linear Dodge.



21. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, defina a opacidade do brush em 10% na barra de opções da ferramenta, escolha um brush de tamanho pequeno e passe pela extensão dos shapes criados como na foto abaixo.



22. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer e intensificar o efeito.



23. Agora pressione a letra U do teclado para selecionar a Ellipse Tool, escolha a cor #7CE87E e com a tecla Shift pressionada crie uma elipse como na foto abaixo.



24. Mude o modo de blend da layer para Color Dodge e defina o Fill da layer em 30%, ao final sua imagem estará como a da foto abaixo.



site de origem: http://www.adobetutorialz.com/articles/2922/1/Ronaldinho-Soccer-Effects .

Até a próxima!!

Volte Sempre.