terça-feira, 4 de novembro de 2008

Truques do GIMP: Crie efeito de visão noturna

.

.
Por Douglas Ciriaco
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Deixe suas imagens com o efeito de visão noturna, bastante comum no cinema.

Mais um tutorial do editor de imagens de código aberto The GIMP, no qual você aprenderá a criar um efeito de visão noturna em suas imagens. Apesar de não parecer, este truque é bem simples. Vamos lá!


O primeiro passo é selecionar a imagem que deseja aplicar o efeito. O tamanho e formato da imagem ficam a seu critério.

Selecione sua imagem

Pressione Ctrl + Shift + N para criar uma nova camada com tipo de preenchimento transparente, que nós chamaremos de “Linhas Horizontais”. Selecione a Ferramenta de Preenchimento (o balde de tinta, Ctrl + B), clique sobre a opção Preenchimento com Textura e então escolha a textura Stripes, que são linhas grossas na horizontal.

Preencha a nova camada com a textura Stripes

Agora, selecione a camada “Linhas Horizontais” e então aplique a textura sobre ela e reduza sua opacidade para 43,0. Vá em Filtros > Desfocar > Desfocagem Gaussiana e aplique a desfocagem de 1,0 pixel. Sua imagem deverá ficar semelhante a esta:

Modifique a opacidade e aplique a Desfocagem Gaussiana

Crie uma nova camada chamada “Cor” (também com o tipo de preenchimento transparente) e preencha-a com uma cor verde. Neste tutorial, nós utilizamos o verde cujo código hexadecimal é 60B34D. Insira este código no campo “Notação HTML” na janela de seleção de cores. Fica a seu critério diminuir a opacidade. Deixe a camada “Cor” no modo Luz Suave.

Deixe a camada

Selecione a camada “Linhas Horizontais”, vá em Cores > Brilho e Contraste e adicione o valor de 55 em Brilho e -3 em Contraste.

Modifique os valores de Brilho e Contraste

Crie uma nova camada e dê a ela o nome de Cor2 e deixe-a por cima de todas as outras. Preencha-a de preto utilizando o balde de tinta e deixe-a no modo Sobrepor. Agora, vá em Filtros > Ruído > Ruído RGB e aplique o valor 0,30 para Vermelho, Verde e Azul e deixe Alfa em 0,00.

Sua imagem com efeito de visão noturna está pronta!

Pronto! Você acaba de criar um belo efeito de visão noturna para sua imagem! Ainda é possível deixar sua imagem final mais clara ou mais escura, modificando valores de Matriz e Saturação e em demais opções da guia Cores, o que também fica a seu critério. Aguarde pelos próximos truques do GIMP que serão postados aqui no Baixaki.

Imagem com modificações no nível Colorização

.

.

2 comentários:

  1. isso é a coisa mais facil de se fazer...
    dããããããããããã

    ResponderExcluir
  2. Voce que e um filho da puta cachorro

    ResponderExcluir

Volte Sempre.