terça-feira, 10 de março de 2009

Photoshop: pintura digital - Fakes

Por Fabrício Garcia

Pintura Digital

Pintura digital é uma forma de arte derivada de desenho vetor. O grande diferencial dessa técnica é a realidade que a imagem passa com suas tonalidades em degrade, diferente do vetor que é tom sobre tom.

Essa técnica pode ser feita de duas formas: em um plano de fundo direto ou utilizando camadas que é um modo mais fácil. Ao final desse trabalho cada pessoa terminará sua obra de uma forma diferenciada, pois esse tipo de técnica não se utiliza filtros ou algum tipo de padrão. Cada pessoa utilizará as ferramentas como achar mais adequada para seu trabalho. As escolhas das cores os modos de usar as ferramentas, tudo influência no trabalho.

Uma Pintura Digital não é feita em duas horas de trabalho, pois quando se trabalha com pressa nada sai bom, não é mesmo?. Houve trabalho que demorei duas semanas para terminar pelo grau de dificuldade que a foto apresentava. Por isso já deixo bem claro que paciência é fundamental para esse tipo de trabalho. Ligue sua MP3 Player, coloque um som para relaxar e vamos começar...

Para iniciarmos nosso trabalho, vamos abrir uma foto de boa qualidade para facilitar: Arquivo > Abrir (Crtl + O). No meu caso eu escolhi uma foto de tamanho 800 x 548, lembrando que esse tamanho não é algo padrão. Existem pessoas que gostam de trabalhar com fotos de baixa resolução.

Vamos alterar o modo de tela padrão para o modo de tela cheia, com barra de menus, para termos mais espaço para trabalhar a imagem. Use a tecla de atalho F ou mude como na imagem a seguir.

Selecione todo o cabelo e crie uma camada. Nomeie a nova camada “Cabelo” e selecione a cor vermelho para poder identificar melhor na caixa de camadas.

Utilize a Ferramenta Conta-Gotas (I) para selecionar um ponto vermelho do cabelo, com a Ferramenta Lata de Tinta (G) clique sobre a camada “Cabelo” para preenche-la.

Selecione novamente a Ferramenta Conta-Gotas (I), e escolha duas cores da pele, primeiramente uma mais escura. Após escolhida, pressione X para que as cores de primeiro plano e plano de fundo se invertam, e escolha uma tonalidade mais clara do rosto. Pronto, essas serão as cores que você usará no inicio de seu trabalho. Lembrando que nenhuma pintura ficará idêntica a outra pois isso é um trabalho artístico.

Vamos selecionar a Ferramenta Laço Poligonal (L) e selecionaremos a área do rosto. As partes diferentes como boca e os olhos não serão selecionados, assim como as partes de pele onde possui uma notável aparência de relevo, como a asa do nariz e o risco do sorriso.

Obs:Você pode usar qualquer ferramenta de seleção para fazer esse função.

Clique sobre a camada de plano de fundo selecione a Ferramenta Lápis (B) e pinte toda área selecionada. Veja a imagem a seguir:

Após preencher o rosto, inverta a seleção Crtl + Shift + I, selecione a Ferramenta Laço Poligonal (L), e mude a forma de seleção para Fase Intersecção com Seleção, e selecione como a imagem abaixo.

Assim ficará selecionado apenas as partes onde você aplicará a cor de pele mais escura. Nesse caso a sombra da asa do nariz e o risco do sorriso. Com a Ferramenta Lápis (B), pinte a área selecionada. Depois de aplicada à cor, desfaça a seleção Crtl + D.

Agora faremos os olhos. Com a Ferramenta Conta-Gotas (I), selecione uma cor da Retina e, utilizando a Ferramenta Letreiro Elíptica (M), selecione toda a Retina. Crie uma câmara com nome “Retina” e utilize a Ferramenta Lápis (B) para pintar a área selecionada.

Faça o mesmo processo com a Pupila e o Globo Ocular. Sua janela de camadas deverá ficar assim:

Obs: Trabalhar com camadas é uma forma de facilitar para quem faz esse tipo de trabalho.

Selecione os cílios e as sobrancelhas, e crie uma nova camada nomeada “Cílios”. Usando a Ferramenta Conta-Gotas (I), selecione uma cor dos cílios e preencha a camada com a Ferramenta Lápis (B). Desfaça a seleção Ctrl + D.

Clique sobre a camada de fundo, e pinte a parte restante dos olhos indicada pela seta como a imagem a seguir.

Selecione os lábios e crie mais uma câmara, de nome “Lábios” e preencha com uma das cores de um ponto do lábio da foto original. Selecione a alça e a corrente, faça uma seleção, nomeie-a de “Alça”, e pinte conforme os passos anteriores. Por último, selecione a parte do ombro e peito para formar mais outra camada “Corpo” e preencha da cor que melhor agradar. Sua imagem e caixa de camadas deverão ficar da seguinte maneira:

Agora que acabamos com as partes de camadas, iremos trabalhar cada uma separadamente. Lembrando que a parte que até então vimos é a mais simples.Essa parte que veremos requer muito cuidado e atenção. Cada pessoa irá se adequar a uma ferramenta conforme suas necessidades.

A imagem, que no inicio falei para deixar de guia ao lado do Photoshop, será usada agora. Note os pontos de luz na imagem original e, com a Ferramenta Subexposição (O), aplique luz com a intensidade desejada. Lembrando novamente, cada pessoa fará de uma forma. Com o tempo cada um vai adquirindo uma técnica especial de aplicação de luz, sombra, nitidez, saturação, etc...

O mesmo será feito para os pontos com sombra. Para aplicação de sombra na pintura, utilize a Ferramenta Superexposição (O). Veja figura abaixo:

Sua imagem deverá ficar mais ou menos assim:

Agora vamos para a parte X da questão na pintura digital. Após aplicada as proporções de luz e sombra, iremos espalhá-las e torná-las um degradé suave, para que nossa pintura fique mais realista. Com a Ferramenta Borrar (R), nós faremos movimentos suaves nas tonalidades claras e escuras para unificá-las. Essa ferramenta tem a mesma funcionalidade de um esfuminho no papel ou um pincel para espalhar tinta em uma tela.

O modo que você utilizar essas ferramentas será a grande cartada desse trabalho. Cada pessoa movimentará e aplicara as devidas ferramentas de modo diferenciado, pois não existe um padrão. Basta seguir a imagem guia e observar os pontos de luz e sombra que nela à.

Dicas: Trabalhe bem os olhos pois são eles que dão a maior realidade para sua pintura.

Após o término de seu trabalho, você poderá adicionar algum texto utilizando a Ferramenta Texto Horizontal (T)

Sua imagem ficará mais ou menos assim:

Lembrando que cada imagem tem suas peculiaridades. Devemos tomar cuidados nos detalhes que cada imagem apresenta.

Bom galera, espero que tenham gostado do resultado final desse trabalho.

Agradecimento à modelo Raquel Temporal por ceder a foto www.fotolog.net/raqueltemporal.

8 comentários:

  1. ah eu acehi legal, a imagem ficou bonita, e foi criativo.

    ResponderExcluir
  2. claro que você gosto, não sabe nem escrever direito!

    ResponderExcluir
  3. vai se ferrar eu cometi um erro de digitação seu(sua) estupido(a)!!!

    ResponderExcluir
  4. vou sair daqui, porque você já perdeu a linha hahahahaha

    ResponderExcluir
  5. podia ensinar fazer esse olho *-*

    ResponderExcluir
  6. fala sériO...!!!
    mt masSa...

    ResponderExcluir

Volte Sempre.