sábado, 18 de abril de 2009

Photoshop: Aprenda a fazer o Homem de água - 5

Por Igor Pankiewicz
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Crie as mais fascinantes transformações de pessoas para explosões de água com este tutorial passo-a-passo!

Parte 5 – O fim de um longo processo

Agora tudo vai do bom senso. Você precisa aplicar o processo de copiar por canais em todas as suas imagens com água e jogá-las, já filtradas, dentro da imagem principal (é só copiar a camada limpa e colar no outro documento ou arrastar direto a camada para dentro de outra imagem quando se trabalha com várias imagens na área de trabalho).

O processo é bem subjetivo, mesmo assim, aqui vão alguns dos exemplo básicos de montagem, separados em etapas e partes para facilitar a sua compreensão (e não me levarem à loucura!). Foram usadas apenas duas amostras: a do exemplo anterior e esta do SXC, ambas já separadas do fundo.

Braço esquerdo

Comece copiando a água circular sem o fundo. Depois de colá-la sobre seu documento faça uso da ferramenta de transformação livre para girá-la e diminuí-la até que a “boca” do espirro esteja voltada para fora e exatamente do tamanho de um pulso, como mostrado abaixo:

Em seguida, utilize a ferramenta de borracha para limpar os excessos de branco na base do que seria a saída do braço (reduzir a dureza para cerca de 80% ajuda bastante nesta etapa).

Não é necessário, mas se você achar que a coisa ficou meio sem sal duplique uma ou duas vezes as camadas de água, mescle-as (é só selecionar na guia de camadas segurando Shift) e utilize ajustes LEVES de matiz/saturação com a caixa colorir marcada, para dar uma cor mais azulada ao feixe.

Repita o processo de colagem da boca d’água e ajuste-a novamente, mas agora coloque-a um pouco mais para a direita e vire-a verticalmente para prolongar o jato de água (Editar > Transformar > Girar Verticalmente), efeito da imagem acima.

Para finalizar, copie da imagem do balão de água apenas o trecho destacado e cole-o, sempre aplicando transformação livre para obter o seguinte resultado:

Uma dica: como daqui em diante vamos lidar com múltiplas camadas, selecione todas as que formam um grupo (no caso, o braço esquerdo) clicando sobre a primeira e a última com a tecla Shift apertada e, em seguida, arraste-as para cima do ícone de pastinha, logo ao lado do botão de criar nova camada. Assim tudo fica organizado, categorizado e separado em pastas para facilitar o trabalho.

Braço direito

Como você pode observar, este braço não está lateral como o outro, mas ainda assim é possível criar a sensação de profundidade. Volte para a imagem em forma de círculo, copie-a para o projeto do Homem de Água, aplique transformação livre, Girar Verticalmente e Distorcer (Editar > Transformar > Distorcer) até chegar próximo a isto:

Para aumentar a profundidade, duplique todo o braço que já está pronto, transforme-o e jogue-o para baixo da camada de água principal, baixando a opacidade para cerca de 70%. Para finalizar e dar um efeito de espirro forte pegue gotas se espalhando em velocidade como no balão de água e vire-as para corresponderem com o sentido dos demais componentes do braço. Simples de montar, mas o efeito é avassalador!

Abdômen

Imagine suas entranhas mais profundas se liquefazendo diante do terror sinistro de uma tonelada de Photoshops agindo na escuridão! Erm... hein? Zé do Caixão fica para um próximo tutorial, mas a ideia aqui é fazer muita água se espalhando, e quase direto para baixo. A melhor opção para isso não são partes inteiras, mas sim os espirros de água que já vimos acima (retirados do balão estourado).

Faça o efeito para um lado primeiro. Quando achar que está bom, dê um duplo clique sobre a miniatura da camada (na janela de camadas, F7) para abrir a caixa de edição de efeitos. Selecione a opção Sombra Projetada (Drop Shadow) com os seguintes ajustes:

Assim o líquido, além de dar impressão de que está molhando a roupa, passa a sensação de volume e interfere na luz natural criando sombras. Como fazer o outro lado? Duplique tudo e inverta com a transformação livre! Trabalho terminado para esta parte.

Pé esquerdo

No pé será aplicado um efeito de impacto, ou seja, a água terá que subir em sentido contrário à pisada e feixes e espirros terão que percorrer em direção contrária. Comece o processo com a mesma forma dos braços, mas ao invés de “saindo” do corpo, coloque-a subindo pela perna da seguinte maneira:

Feito isso, resta somente espalhar novas gotas e espirros, copiando, duplicando e transformando as novas camadas para que elas fiquem de acordo com o efeito desejado. Confira:

Pé direito

Para que perder tempo criando se já algo quase pronto? Duplique o grupo do pé esquerdo, selecione todas as camadas juntas (clicando na primeira e na última segurando a tecla Shift) e utilize as ferramentas de transformação livre para movê-la para baixo e, principalmente, distorcê-la (com auxílio da opção Warp) a ponto de que não seja apenas uma cópia.

Para completar, adicione uns feixes de água em sentido horizontal espirrando para a direita e para a esquerda, causando mais impacto visual!

Cabeça

O fim está próximo! Apenas mais umas colagens e seu projeto estará pronto! Agora, para fazer o peito, faça uma verdadeira baderna de pingos e espirros, alguns saltando por cima da blusa e da camiseta e outros por cima do ombro para ampliar a sensação de movimento:

Para dar o toque final e definir o Homem de Água, pegue a imagem do balão de água (do qual foram recortados os espirros anteriores), deixe apenas a sua parte de baixo visível onde seria a cabeça (utilize a borracha para apagar excessos) e reduza sua opacidade para cerca de 80%. Se preferir, volte à borracha, escolha uma ponta pequena e vá apagando levemente algumas regiões para chegar neste efeito:

Pronto, pode descansar!

“Caraca" pessoal, que trabalheira não? Mas certamente o resultado vale a pena, e pode até ser aplicado a fotografias normais, apesar de exigir mais tratamento de imagem, iluminação, além de uma boa textura para o fundo (que neste caso já estava lá, pronta para ser lapidada).

Outra dica: não percam tempo tentando fazer tudo com extrema perfeição, principalmente na hora de aplicar os esguichos de água. Pegue várias imagens já separadas, jogue-as de encontro à imagem, gire um pouco algumas e depois pare para verificar o que está em excesso e o que falta. Assim a criação fica muito mais rápida.

Boa sorte a todos na execução, não se desesperem e, em caso de dúvidas, não deixem de entrar em contato com a equipe do Baixaki para que juntos possamos realizar as correções e explicações necessárias.

Agradecimentos especiais à galera de Design da No Zebra Network, um abraço para todos os leitores do Baixaki e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.