Por
Igor Pankiewiczquinta-feira, 16 de abril de 2009
Crie as mais fascinantes transformações de pessoas para explosões de água com este tutorial passo-a-passo!
Depois das séries de super-herois, efeitos especiais, reflexos avançados, carros tunados e outras “maracutaias” de programas para edição de imagens, é com muita alegria que trago para vocês o maior — e mais completo — tutorial de Photoshop já visto no Baixaki: o Homem de água!
Existem outros tutoriais similares a este (derivados do trabalho original de Nik Ainley), inclusive com poses parecidas para a pessoa que servirá de base, entretanto a maioria deles se encontra em inglês e é de difícil acesso. Outra razão para a criação deste texto é justamente fazer com que o usuário entenda como montar o efeito de água para quase qualquer imagem. Ao fim, você só precisará de um pouco de imaginação.
Tudo é bem trabalhoso, mas há uma enorme vantagem: por só ser necessário usar algumas fotografias de imagem espirrando e um modelo para ser substituído pela água o tutorial não requer conhecimentos avançados, apenas o básico em manipulação de canais, cores e, principalmente, sobreposição de camadas.
O tutorial possui um total de cinco páginas! Para avançar até a próxima, ou retornar à uma anterior, siga até o fim da página de texto!
Resumo da obra
Nível: Intermediário
Mesmo estando todas as etapas detalhadas, pressupõe-se que o usuário tenha tido o mínimo de contato com as ferramentas básicas do Photoshop antes de iniciar o tutorial.
Tempo necessário: de 4 a 6 horas, prepare a cadeira!
Material: Fotografias com pessoas em posição de movimento (e pouca pele à mostra) e de choques com água. Obtido a partir de bancos de imagens online (o SXC é gratuito, exigindo apenas um cadastro rápido). Lembramos que a distribuição deste conteúdo é proibida sem os devidos direitos de uso cedidos pelo autor. Para as imagens de gotas e espirros para a água acesse os seguintes links:
http://www.sxc.hu/photo/343357 - Splash arredondado.
http://www.sxc.hu/photo/514244 - Splash escuro.
http://www.sxc.hu/photo/604618 - Splash na jarra.
http://www.sxc.hu/photo/608789 - Ondas na superfície.
http://www.sxc.hu/photo/1139998 - Explosão de água - Principal imagem para este tutorial.
http://www2.istockphoto.com/file_thumbview_approve/3907017/2/istockphoto_3907017-water-splash.jpg - Versão de cortesia da imagem iStock.
Dica para marinheiros de primeira viagem: Tenham sempre na tela as pequenas janelas de visualização de Camadas e a barra de ferramentas, pois ambas serão utilizadas o tempo inteiro (mesmo que você domine boa parte dos atalhos que o programa oferece). Para abrir a primeira, simplesmente pressione F7 em seu teclado ou navegue até a opção “Janelas”, no menu principal.
Primeira etapa – Preparação e separação
Para começarmos a nossa revolução nesta pobre fotografia, vamos primeiro isolar o fundo do dançarino, mas em duas camadas separadas, portanto selecione-o com a ferramenta de sua preferência. Neste tutorial optei pela Caneta (Pen Tool), já que ela permite curvas dinâmicas e mostra resultados mais precisos que as demais. Para utilizá-la, apenas clique nos pontos desejados e, sem soltar o botão do mouse, arraste na direção desejada para curvar o traço.
Na hora de dar fechar a sua trilha com a caneta, basta clicar sobre o primeiro ponto que tudo será imediatamente ligado, como mostrado na imagem acima. Com o caminho (path) finalizado, pressione Ctrl+ENTER no teclado para criar uma seleção.
Agora que apenas a pessoa está selecionada em sua imagem, duplique-a. Para isso, você pode ou pressionar as teclas Ctrl+J ou navegar até a janela de camadas (F7), clicar sobre o título da atual com o botão direito do mouse e selecionar a opção Duplicar Camada (Duplicate Layer).
Este é o resultado similar ao que você deve obter, com a camada da pessoa isolada. Para ver apenas a nova camada, sem a de plano de fundo, simplesmente clique sobre o olho que está ao lado da sua miniatura na janela de camadas, como colocado acima.
Legal, não? Mas fique atento, pois algumas áreas ainda precisam de retoque, portanto pegue novamente a ferramenta de Caneta (Pen Tool) e crie contornos logo acima do ombro esquerdo do rapaz, na barriga (apenas sobre a pele) e na região interna da corrente dele, formando novamente seleções. Com estas prontas, utilize a borracha e apague a pele do abdômen e o cinza de fundo que ainda não foi eliminado das regiões citadas.
Muito bem! Agora que temos puramente a pessoa isolada, vamos aumentar a manga do moletom no lado direito da foto para que ele não cause problemas na hora de replicarmos e feito de água. Para isso, crie uma seleção sobre ele com a ferramenta de sua escolha e duplique seu conteúdo para uma nova camada pressionando Ctrl+J ou repetindo o processo descrito no início do tutorial.
Uma vez criada a nova camada, arraste-a um pouco para baixo e para o lado com a ferramenta Mover. Em seguida, navegue até o Menu Editar > Transformação Livre e, com o quadro de transformação ativado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Girar Verticalmente (Flip Vertical). Em seguida, vá ao Menu Editar > Transformar > Distorcer (Edit > Transform > Warp) para iniciar o modo de deformação. Nele, arraste os quadros de modo que se forme uma extensão natural da manga, como neste exemplo:
Para fazer as coisas se misturarem bem (qual é, vai deixar um risco mostrando que sua imagem não passa de uma montagem barata?) pegue uma borracha com bordas macias e de 150 pixels de raio e vá apagando as beiradas de longe. A etapa não é obrigatória, mas ajuda muito no resultado final.
Mescle a camada da extensão da manga com a camada do dançarino isolado para que elas virem uma só imagem achatada. Para isso, clique sobre o nome dela na janela de Camadas com o botão direito e escolha a opção “Mesclar abaixo”. Por fim, pinte cuidadosamente a pele do rosto, pescoço e peito de preto, pois não há carne humana nesse tutorial!
Por ora vamos dar um tempo ao nosso amigo e começar o trabalho no fundo da imagem. Mantenha a calma, pois a brincadeira está só começando! Veja o que será realizado na próxima etapa:
Segunda Etapa – Criando o cenário perfeito
Retorne à janela de camadas, oculte o dançarino (clicando sobre o olho que fica logo ao lado da camada, como já foi mostrado), selecione a imagem original e duplique-a pressionando Ctrl+J. Oculte a original e deixe-a de lado por enquanto, pois trabalharemos apenas com sua cópia.
Com a nova camada selecionada, escolha a ferramenta de Carimbo (Clone Stamp Tool), ajuste-a para adquirir um raio de 180 pixels e zero de dureza (isso cria bordas macias e espalhadas que se mesclam muito melhor para esta etapa). Agora segure a tecla Alt e clique em um ponto intermediário da parede de concreto para definir o padrão a ser clonado. A seguir, vá dando toques leves no botão esquerdo do mouse, apagando o dançarino e deixando nada além de parede, obtendo algo parecido com isso:
Para melhorar o efeito experimente colher novas amostras segurando a tecla Alt tanto para a parte de cima quanto para a parte de baixo da imagem. Já que não restou nada a não ser concreto, repare que a porção mais clara da imagem está na parte de baixo, portanto vamos girá-la para criar um efeito de iluminação atraente daqui a pouco. Como fazer isso? Simples, é só repetir o comando de virar verticalmente aplicado na manga (Menu Editar > Transformar > Girar Verticalmente).
O próximo truque é voltar ao menu Editar e escolher a opção Transformação Livre. Com ela ativada estique a ponta de cima da imagem até que a quebra na imagem saia para “fora” do quadro de pintura, deixando apenas uma parede reta na parte de cima. É só posicionar o mouse sobre o quadradinho central, clicar e arrastar para cima, exatamente assim:
Sensacional! Agora já temos um cenário “de verdade”, quase digno de um Homem de água, pois ainda faltam uns pequenos ajustes. Portanto, abra a janela para ajustes de Matiz e Saturação (Ctrl+U ou Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação), marque a caixa “Colorir” e utilize os valores mostrados abaixo (Matiz 212, Saturação 60 e Luminosidade -23):
Crie uma nova camada (clique sobre a pequena folha na janela de Camadas) e aperte F5 para abrir a tela de Dinâmicas de Pincel (Brush Dynamics). Desça pela seleção de pontas até encontrar a marcada na foto abaixo e configure-a da seguinte maneira:
• Diâmetro: 100 a 130 pixels.
• Espaçamento: 6%.
Agora selecione a seção Dinâmica da forma e marque os seguintes itens/valores:
• Tremulação de tamanho: entre 40% e 50%.
• Tremulação de ângulo: entre 10% e 15%.
Para concluir os passos necessários na janela de dinâmicas de pincéis, vá para a tela de Dispersão (logo abaixo da Dinâmica de Forma), marque a caixa de "Ambos os Eixos" e arraste o seletor para algo entre 950% e 1000%.
Antes de pintar, vá até o painel superior e diminua o fluxo da ferramenta para um valor entre 10% e 20%, fazendo com que as mudanças sejam controladas e graduais. Pronto para o trabalho manual? Comece pelas bordas externas clicando pouco a pouco com muito cuidado, crie uma espécie de borda leve lateral e finalize dando ênfase na porção inferior, que deve mesmo ficar mais escura, como se um raio de luz viesse do topo. Confira um exemplo rápido:
O resultado está satisfatório para suas exigências? Se sim, pule para a próxima etapa (ou talvez direto para a aplicação do efeito de água), mas, se você for como eu e o resto da equipe Baixaki, aplique uma finalização melhor nessa “coisa”! Selecione a camada de fundo azul, duplique-a (Ctrl+J) e mude o modo de mesclagem para Subexposição de cores (Color Dodge) pela janela de camadas.
Ih, mas agora a coisa ficou muito exagerada! Sim, portanto retorne à camada de fundo normal, vá ao menu Filtros > Renderizar > Efeitos de iluminação e aplique uma configuração próxima à da imagem abaixo para criar o efeito de feixe de luz, corrigido e sem exageros:
Terceira etapa – Iluminando as roupas
Para que presta um cenário perfeito se o protagonista da cena parece ter vindo de outro planeta (ou de outra fonte de luz)? Exatamente, para nada! Justamente por isso a próxima parte do tutorial envolve algumas mudanças na roupa do Homem de água! Aqui vai uma comparação do antes e depois:
Não se preocupe, pois as coisas aqui são bem mais fáceis, eu garanto! Comece criando uma seleção em torno apenas da blusa com a ferramenta de sua escolha (laço poligonal é uma boa pedida aqui) e duplicando-a (Ctrl+J ou botão direito sobre o título da camada na janela apropriada).
Agora que você já possui apenas a jaqueta separada, mude seu modo de mesclagem para Divisão (Divide).
Isso dá um brilho mais forte e também mais impacto, mas o verde não cai muito bem com o fundo adotado, portanto transforme a blusa em cinza dessaturando-a. É só abrir a janela de ajustes de Matiz/Saturação (Ctrl+U) e mover o deslizador central todo para a esquerda:
Repita o procedimento de seleção e duplicação da blusa para a calça, selecionando a camada base do dançarino antes de efetuar a ação.
Mude o modo de mesclagem para Subexposição de Cores (Color Dodge) para obter a iluminação mais gritante (divisão também funciona, mas é mais suave, o que não é a intenção.
A composição a esta altura já está bem mais interessante, mas falta concluir a iluminação. Selecione novamente a camada base para o corpo (a que não foi alterada), clique no ícone para criar uma nova camada (assim ela fica acima da original, mas abaixo das demais duplicadas) e vá pintando uma faixa esfumaçada em preto ao redor das bordas externas da calça como mostrado abaixo. Não se preocupe com o cenário, pois já corrigiremos isso:
Está vendo a opção acima, Criar Máscara de corte (Create Clipping Mask)? Ao ligá-la você faz com que apenas os pixels coincidentes com a camada de baixo sejam mostrados, logo, tudo que está para fora da calça será ocultado. Para ativar o recurso apenas clique com o botão direito sobre a camada e selecione a opção já mostrada.
Muito bem! Nosso cenário está, enfim, pronto para receber o Homem de Água. Mas como criar o efeito? Não se preocupe, o processo é demorado, mas depois que você aprender os passos básicos e entender a separação de canais (nosso próximo tema para este tutorial) será possível criar suas próprias variações, veja!
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