domingo, 9 de agosto de 2009

Windows Movie Maker: dividindo e cortando cenas

Por Eduardo Karasinski
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Cortar cenas no Windows Movie Maker é mais fácil do que você imagina

Alguns vídeos que criamos ou até baixamos do YouTube às vezes trazem partes que não queremos. E, para conseguir cortar um trecho do vídeo, é necessário realizar uma pequena edição nele. Bem, para muitas pessoas, edição de vídeos pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas não é tão complicado como parece.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o Windows Movie Maker (sim, o editor de vídeos que vem com o Windows XP e Vista) consegue fazer muitas coisas úteis, como cortes, realizar ajustes e inclusive eliminar trechos de vídeos. São passos extremamente simples e básicos, que não requerem o uso de nenhum programa de edição de vídeo complicado. Aqui nós vamos apresentar três formas diferentes de se cortar o trecho de um vídeo.

● ● ● ● ●

Para começar, basta arrastar o arquivo de seu vídeo para dentro do Windows Movie Maker.

Certifique-se de alterar o modo de edição de vídeo clicando em Storyboard e selecionando a opção Linha do Tempo.

Modo de corte nº1

(Esse é o modo mais comum de ser utilizado para realizar cortes no Windows Movie Maker.)

Agora que a visualização está como Linha do Tempo, arraste o seu vídeo para ela.

Para realizar o corte, basta reproduzir o vídeo da linha do tempo e clicar em Dividir. Assim, o vídeo será dividido em duas partes.

Digamos que você quer eliminar a parte que está antes da divisão. Basta clicar com o botão direito sobre ela e selecionar a opção Remover.

Se você quer eliminar uma parte para frente, basta repetir o mesmo processo. Reproduza até a parte desejada e clique em Dividir.

Depois, clique com o botão direito e selecione Remover.

Modo de corte nº2

Uma outra forma muito simples de realizar cortes é simplesmente arrastando a borda do vídeo para o lado. Por exemplo, se você quer cortar um pedaço do final, basta ir até o fim da linha do tempo e arrastar a borda para a esquerda:

Modo de corte nº3

Aqui você não precisará arrastar o vídeo para dentro da Linha do Tempo, afinal a edição ocorre diretamente na lista do programa. Reproduza o vídeo dando um duplo-clique sobre ele. Quando você quiser separar o vídeo em duas partes, pause-o e clique na opção Dividir.

Assim como na linha do tempo, o vídeo ficará dividido em duas partes. Agora basta arrastar para a Linha do Tempo apenas a parte que você deseja.

Se você cometeu um engano ao usar a opção Dividir, é possível juntar novamente as partes selecionando-as, clicando com o botão direito e escolhendo a opção Combinar.

Como foi possível perceber, o Windows Movie Maker é mais útil e simples do que parece, até mesmo oferecendo várias maneiras diferentes para executar uma função básica. Usar esse programa é uma boa maneira para aprender conceitos básicos de edição de vídeo e ainda "quebrar alguns galhos". Aproveite e confira em breve mais artigos sobre o programa. Até a próxima.

4 comentários:

  1. Meu ajudo Muitoooooooo

    By: Mandy =B

    ResponderExcluir
  2. quero separar video de audio.

    ResponderExcluir
  3. MESMA COISA DO BAIXAKI FDP

    ResponderExcluir
  4. ok mas como eu faço se quero manter o mesmo audio en todo o video efetuando cortes em trechos do viedeo e mantendo o audio como se fosse uma narrativa

    ResponderExcluir

Volte Sempre.