terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Gimp: Especial Quarteto Fantástico - Tocha Humana

Resultado final


Por Fabio Roberto Machado Jordão
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O especial Quarteto Fantástico irá lhe ensinar a criar os personagens principais deste desenho de super sucesso da Marvel. Haverá quatro tutoriais nesta série, três para mostrar os efeitos dos personagens Tocha Humana, Mulher Invisível e Sr. Fantástico e um último para auxiliar na criação do surfista prateado.

Atenção: O Coisa (personagem que completa o Quarteto Fantástico) não terá seu tutorial liberado neste mês, pois planejamos lançá-lo num futuro distante. O motivo principal de não ensinarmos neste momento como criar o Coisa, é devido à complexidade do processo deste tutorial.

Pois bem, depois de muitos pedidos e de vários comentários sobre o assunto, o Baixaki finalmente vai lhe ensinar a adicionar o efeito tocha humana em suas fotos. O tutorial requer muita paciência, pois são vários passos realizados manualmente. Sem perder mais tempo, confira uma imagem do Tocha Humana e então prossiga para o tutorial.

Tocha Humana

Legenda: A imagem acima é de propriedade da Marvel

Incendeie suas fotos

Evidentemente você deve possuir uma foto em que seu corpo seja visível. Abra-a no GIMP e então vá para o primeiro passo.

1) Selecione apenas o corpo da pessoa. Copie a seleção e cole-a em uma nova camada.

Colando a seleção em uma nova camada

2) Aumente o tamanho da camada para o tamanho da imagem.

Aumente o tamanho da camada

3) Duplique esta nova camada. Este passo não é necessário, mas é recomendável duplicar esta camada para manter uma cópia de segurança. Se preferir renomeie a camada duplicada, em nosso exemplo usamos o nome “Tocha Humana”.

Duplique e renomeie

4) Inverta as cores da camada Tocha Humana.

Inverter as cores

5) Reduza a saturação da foto a zero utilizando a tonalidade Média.

Dessaturar imagem

6) Atenção, este passo é opcional, e caso você deseje que o fundo da sua imagem continue aparecendo, não efetue este procedimento!! Crie uma nova camada com o fundo preto e mescle com a camada que você acabou de editar. A camada preta deve estar sob a camada do modelo, assim como você pode visualizar na imagem abaixo.

Aplicando fundo preto na imagem

7) Use o filtro “vento” duas vezes na camada Tocha Humana. Para isso, gire a camada 90º no sentido horário, e então aplique o filtro com os valores definidos por padrão.

Clique aqui para visualizar a imagem em tamanho grande

Clique aqui para visualizar a imagem em tamanho grande

8) Use o filtro “Desfocagem Gaussiana” com o valor de 5px.

Desfoque a imagem

9) Faça mais duas cópias desta camada, de modo que você tenha três camadas.Aproveite para renomear as camadas.

Duplicar a camada

10) Ajuste os valores de cor para cada camada como indicado na imagem abaixo.

Colorizar camadas

11) Altere o modo das camadas como mostrado na imagem abaixo.

Mudar o modo de sobreposição

12) Usando a “Ferramenta de Seleção Retangular” contorne uma parte do corpo, como um dos braços por exemplo. Agora vá ao menu “Filtros” em “Distorções” clique no filtro “Deformação Interativa”. Veja a imagem abaixo.

Deforme a imagem para obter o aspecto do fogo

O filtro é manual, portanto você deve usar os valores mostrados na imagem e levemente espalhar as bordas do braço em forma ondular, como o aspecto que o fogo reproduz realmente. O processo deve ser repetido nas três camadas e em todo o corpo!

13) Combine as três camadas de cores.

Combinar camadas

Outras personalizações ficam por sua conta. É óbvio que o efeito mostrado em nosso tutorial nem se compara ao visualizado no filme, que é realizado com a utilização de programas bem mais complexos e completos. Veja o resultado do tutorial na imagem abaixo, e ao lado mais uma imagem que dá enfoque numa versão onde o fogo no corpo fica mais real.

Resultado final

O primeiro tutorial da série Quarteto Fantástico acaba por aqui, mas na próxima semana voltamos com outro tutorial exclusivo para os internautas do Baixaki! Até lá!

Como Usar Wavosaur

Por Eduardo Karasinski
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Como usar um editor de áudio com poucos KBytes, mas que surpreende

você ainda não conhece o Wavosaur, saiba que é um excelente programa para edição de áudio, com uma leveza surpreendente. Além disso, tem uma grande variedade de ferramentas.

Vamos então dar uma olhada nos recursos do programa, detalhadamente:


Como começar

Você pode criar um novo arquivo ou abrir qualquer áudio que seja dos seguintes formatos: WAV, AIF, IFF, AU, SND, VOX, VOC, MP3, OGG e WV. O programa vai então decodificá-lo para que você possa editar o arquivo.

A interface do programa se divide em ferramentas, níveis e áudio. Assim, no topo da tela você encontrará todas as ferramentas, no meio o áudio que está sendo editado e nos lados da esquerda e da direita o nível de áudio e o de gravação, respectivamente.

Conheça a interface do programa.


As ferramentas

Quando o arquivo for aberto, você já poderá começar a trabalhar com ele. Utilizaremos as ferramentas do painel principal (em ordem de cada botão):

Controles de reprodução: Você pode começar uma gravação (mas tenha um microfone plugado), monitorar o áudio, começar do início, reproduzir, pausar, parar, voltar tudo, ir para trás, avançar, ir para o final e ativar loop.

Controles de reprodução.

Ferramentas de arquivo e de edição: Crie um novo arquivo (para gravar de dispositivo de gravação), abra e salve. Depois, você pode recortar a seleção, copiar, colar, colar e mixar, cortar para a seleção, desfazer e ajuda.

Ferramentas de arquivo.

Configurações: Opções do áudio, de midi, da saída de áudio, de edição, mostrar grade durante a seleção e marcador horizontal (com o nível de áudio, como uma linha-guia).

Configurações para o áudio.

Opções de loop: Crie um novo ponto de loop para fazer o áudio repetir, vá para o início do loop, vá para o final, crie uma fusão entre os loops, tranque-os ou exclua-os.

Crie loops e configure-os.

Opções do áudio selecionado: Normalize o áudio para 0 decibéis, converta tudo para mono (junte os canais), converta para estéreo (separe em canais), deixe a seleção sem som, crie um fade in, faça um fade out.

Reajustes de áudio.

Gráficos: Estatísticas, análise 2D do espectro, análise 3D, detectar região automaticamente (maior que 1 segundo e menor que -60 decibéis), interpolar, osciloscópio, editar exemplo.

Gráficos para o áudio.

Pontos: Criar ponto de marcação, voltar para a marcação anterior, avançar para a próxima marcação, inserir marcações no início e no final da seleção atual, trancar os pontos, excluir todas as marcações.

Crie pontos em seu áudio.

Visualização: Diferente das outras ferramentas, esse painel fica na parte de baixo da tela. Há botões para aproximar o zoom, afastar, aproximar na seleção, aproximar e afastar nas ondas de áudio e dobrar ou cortar pela metade a seleção atual.

Opções para visualizar.

* Todas essas ferramentas listadas acima podem ser encontradas nos menus Tools e Options.


Editando o seu áudio

Agora que você já está familiarizado com as ferramentas do programa, basta colocar a mão na massa. Clicando com o mouse e arrastando pelo áudio, você seleciona regiões. Basta clicar então em uma das ferramentas do painel para realizar alguma edição.

Por exemplo, se você quer tirar uma parte do áudio, você pode simplesmente pressionar a tecla delete. Ou então, se quiser recortar e colar em outro lugar, recorte a seleção (Ctrl + X), depois clique no local de destino (Ctrl + V) e cole.

Editando o áudio.

Outra ferramenta muito boa e essencial é a de “Cortar para a Seleção”. Com ela você pode simplesmente selecionar uma região do áudio e então fazer com que apenas essa parte seja o novo áudio. Bom para tirar trechos específicos.


Os processos.Processando o áudio

Clicando no menu Process você encontrará várias opções para processar o áudio selecionado, como reverter, inverter, trocar canais, converter para mono e estéreo, inserir canais etc. A função mais útil, com certeza é Volume. Afinal, você pode definir os níveis do áudio. Você também pode inserir silêncio.

Uma ferramenta interessante é a Vocal Remover, para simplesmente tirar a parte que corresponde à voz no áudio. Mas tenha em mente que dificilmente isso vai funcionar, já que a maioria dos sons e músicas são gravados em canais separados, mas chegam para nós com apenas dois canais.


Criando a sua própria Skin (pele)

O programa oferece uma espécie de aplicativo online para que você crie a sua própria skin (ou pele) para o programa, deixando-o personalizado. Para isso, clique aqui para acessar o site.

Depois de abrir a página, você verá que aparecerá uma imagem com a interface do programa. Clicando em algumas partes dessa imagem, você pode alterar a cor. Para isso, primeiro selecione a cor desejada no painel à direita. Depois, clique sobre alguma parte do programa para mudar a cor dela.

Criando uma pele.

Se você quiser, é possível escolher uma imagem para utilizar no fundo do programa. Basta clicar na aba Upload background image, escolher a resolução da sua tela e enviar a imagem em Upload Image.

Quando terminar, defina se o seu sistema é 98 ou XP (escolha XP se usar vista) e dê um nome para a nova pele. Ao clicar em Generate, uma janela de download será aberta. Baixe o arquivo e extraia-o. Depois, vá no programa e clique no menu Options > Skin Configuration > Load Skin. É só procurar pelo seu arquivo e o programa vai mudar o estilo na hora.

Colocando a sua skin.


Salvando o arquivo

No menu File você encontrará várias formas diferentes para salvar o seu arquivo. Em Save As você salva todo o projeto no formato WAV. Em Save Selection ocorre a mesma coisa que em Save As, com a diferença de que você salva somente o que está selecionado. Em Export, você pode exportar como texto ou em MP3.

Salvando um arquivo de áudio.

Como Usar FotoFlexer

Mova imagens entre álbuns e também para os demais serviços sincronizados com o FotoFlexer

Por Douglas Ciriaco
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Aprenda a usar este completo e eficiente editor de imagens que funciona diretamente do seu navegador.

O advento da câmera fotográfica digital proporcionou diversas novas possibilidades a todos que gostam de tirar fotos.

Se antes você só sabia do resultado da foto depois de mandar revelá-la, agora era possível saber como sua tinha ficado aquela fotografia no exato momento em que fora tirada.

Além disso, ao passá-las para um computador, você tem à sua disposição uma infinidade de ferramentas que poderá usar para corrigir alguns defeitos da fotografia, aplicar efeitos, recortar a imagem, enfim, deixá-las do jeito que quiser.

Uma dessas ferramentas é o FotoFlexer, um editor de imagens online que funciona diretamente do navegador, dispensando instalação e proporcionando um ótimo aplicativo em qualquer computador com acesso à internet.

O Baixaki disponibiliza agora um guia de uso deste programa, para que qualquer um possa aproveitar ao máximo desta ótima ferramenta. Então, mãos à obra!

Alterando o idioma

Quando você acessa o FotoFlexer, ele estará todo em inglês, seu idioma original. Ele possui versões em diversos idiomas, inclusive em português. Para alterar a língua do aplicativo, clique sobre a opção Português, ao lado da bandeira brasileira, na base do site.

Altere o idioma do aplicativo para o português brasileiro

Criando sua conta

Ao selecionar um novo idioma, você será levado para uma tela de login, na qual deve informar seu endereço de e-mail e senha. Contudo, você precisará criar seu cadastro antes disso, portanto, clique em Registre-se Aqui.

O registro é feito rapidamente, você só precisará informar seu endereço de e-mail, criar e confirmar uma senha e pronto, já poderá utilizar tudo o que o FotoFlexer tem para oferecer.

Registre-se

É possível utilizar o serviço normalmente sem criar uma conta, porém, com sua conta, você poderá criar álbuns e organizar suas imagens na internet, tornando praticamente zeradas as possibilidades de perder sua foto por uma pane ou vírus em seu computador.

Carregando imagens

Existem diversas possibilidades para carregamento de imagens em sua conta do FotoPlex. É possível enviar imagens do seu computador, editar imagens existentes na internet, ou então sincronizar-se com serviços como o Facebook, o Flickr, o Picasa e o MySpace e acessar todas as suas imagens lá hospedadas.

Carregue imagens em seu FotoFlexer

Para adicionar fotos do seu computador, clique em Fazer Upload e então selecione as imagens em sua máquina. É possível enviar mais de uma imagem de uma só vez, desde que elas estejam na mesma pasta, obviamente.

Para capturar uma imagem da internet, clique em Capturar da Internet e então insira o endereço da imagem a ser salva em seu álbum. Clique agora em Capturar! e aguarde ela ser transferida para sua conta no FotoFlexer.

Carregue imagens da internet

Editando

Depois de adicionar imagens em seu álbum, você poderá editá-la normalmente. Posicione o mouse sobre ela para que surja uma aba com algumas opções. Clique em Editar e será levado para a tela de edição, que se assemelha muito a diversos outros aplicativos do gênero.

Edite as imagens

Lá você encontrará as abas de ferramentas no topo da tela e então poderá editar de diversas maneiras a sua imagem. São oito abas diferentes que reúnem diversas ferramentas e estão divididas da seguinte maneira:

Básico – aqui você encontrará ferramentas para seleção e recorte das imagens, além de posicionamento (girar, inverter). Encontram-se aqui também a ferramenta de desenhar, de apagar, de preencher (balde de tinta) e de capturar cor da imagem.

Básico

Camadas – esta aba representa uma grande evolução no quesito edição online de imagens, pois através dela você poderá adicionar novas imagens àquela que já está editando, podendo assim fazer montagens. Aqui você poderá também definir o nível de opacidade de suas imagens, bem como definir a posição delas na colagem (em frente ou atrás), agrupar, desagrupar e/ou fundir uma foto com as demais.

Camadas

Fáceis – a partir desta aba começam os aplicadores de filtros/efeitos, que darão um visual todo especial às suas imagens. Como fica bem claro, estes efeitos são fáceis de usar, ou seja, basta que você clique sobre eles para que sejam aplicados, instantaneamente. Você terá à sua disposição 11 efeitos diferentes.

Fáceis

Estilos – nesta aba você poderá definir um estilo para sua imagem e então configurar os seus valores para deixá-la ainda mais personalizada. Usando a criatividade, você poderá obter belíssimos resultados com esta ferramenta.

Estilos

Distorcer – como já diz o título da aba, aqui você poderá distorcer suas imagens. Existem oito ferramentas de distorção divididas em cinco grupos: Torcer, Alargar, Afinar, Esticar e Encolher. Quando selecionar uma ferramenta, você também poderá definir algumas de suas características.

Distorcer

Embelezar – esta seção do FotoFlexer é responsável por deixar suas fotos mais bonitas. Você encontrará aqui um recurso de auto-reparo, além de ferramenta para remover olhos vermelhos, alisar e aguçar as fotos, reparar manchas e também alisar rugas.

Embelezar

Decorar – depois de ter feito suas edições, esta aba é a responsável por inserir diversão na imagem. Além de criar cartões comemorativos com suas fotos, você poderá inserir figuras (como chapeis, estrelas, corações, caveiras, etc.), texto, balões de diálogo e pensamento e molduras.

Decorar

Avançado – por fim, na última aba você terá ao seu dispor ferramentas para edição um pouco mais complexas e que exigirão um pouco mais de você e de sua máquina.

Avançado

Caso você se equivoque e faça alguma coisa errada ou então não goste do resultado da combinação de efeitos, enfim, sempre que quiser desfazer alguma ação, basta clicar em Desfazer, no canto superior direito da tela. Se desejar o contrário, refazer uma ação, clique em Refazer.

Salvar edições

Terminadas as modificações em sua imagem, você pode salvá-la para usá-la para qualquer outro fim. Clique em Salvar e então será aberta uma nova janela. Além do próprio FotoFlexer, você poderá guardar sua imagem no Facebook, no Picasa e no Flickr. Basta se conectar ao serviço através do FotoFlexer e pronto.

Para salvar no seu álbum do FotoFlexer, apenas selecione o formato do arquivo e clique sobre ele, Salvar como JPG ou Salvar como PNG e pronto.

Salvando a imagem no FotoFlexer

Depois disso, é possível escolher entre enviar a foto por e-mail – Enviar Email com esta foto, baixá-la para o seu computador – Download, abrir seus álbuns – Álbuns de Fotos, ou então clicar em OK e voltar para a tela de edição.

Escolha o que fazer depois de salvar uma imagem

Álbuns

Para melhor organizar as fotos existentes no FotoFlexer, você pode criar quantos álbuns desejar. Para isso, utilize o campo Ações do Álbum no canto direito superior da tela. Você podera atualuzar (1), criar (2), excluir (3) e, por fim, fazer o download do álbum completo (4).

Atualize, crie, exclua e faça download dos seus álbuns

Para mover fotos entre álbuns (e também para outros serviços que estiver conectado através do FotoFlexer), posicione o cursor do mouse sobre a foto e então clique em Mover. Na nova janela que se abriu, escolha o álbum ou o serviço para qual deseja enviar aquela imagem.

Mova imagens entre álbuns e também para os demais serviços sincronizados com o FotoFlexer

Então é isso, caros usuários. Espero que este guia de uso tenha sido útil e que todos possam aproveitar bastante este excelente aplicativo que é o FotoFlexer.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Gimp: Efeito espelhado em fotos!


Por Willian Fonseca
terça-feira, 20 de janeiro de 200
Com poucos passos, é possível aplicar este belo efeito em suas imagens.

Em poucos passos, você pode, através do Gimp ou de qualquer aplicativo com ferramentas básicas de edição de imagem, aplicar o efeito espelhado que muitas vezes vemos em fotos e até mesmo clipes de música ou filmes.

Resumidamente, tudo que você precisa fazer para conseguir o efeito é recortar verticalmente a imagem onde você quiser, aumentando a tela e copiando-a novamente em outra camada, invertendo a segunda e mesclando as duas. Para isso, siga os seguintes passos:

Efeito espelhado em imagens

1. Clique com o botão direito na imagem e crie um novo canal alfa.

2. Marque com o retângulo a área que não deseja usar na foto.

3. Pressione delete para eliminar a parte indesejada.

4. Aumente a área da imagem para algo perto do dobro de sua largura. (desmarque o nó para que a altura não seja modificada, como indicado na figura)

5. Arraste a imagem para a direita e clique em "Mudar Tamanho".

6. Duplique a camada.

7. Na nova camada, clique na ferramenta para inverter a foto.

8. Com a ferramenta de seleção, arraste a imagem invertida para esquerda até que o efeito espelhado seja visível.

9. Selecione apenas a área que quer salvar, e clique em "Cortar para a seleção".

Pronto! Agora você já tem o efeito espelhado em sua foto, dividindo a imagem em simetria vertical. Você pode explorar ainda mais essa função, criando aquelas situações em que a imagem parece estar em uma lente prismática ou caleidoscópica.


Volte Sempre.