terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Gimp: Especial Quarteto Fantástico - Tocha Humana

Resultado final


Por Fabio Roberto Machado Jordão
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O especial Quarteto Fantástico irá lhe ensinar a criar os personagens principais deste desenho de super sucesso da Marvel. Haverá quatro tutoriais nesta série, três para mostrar os efeitos dos personagens Tocha Humana, Mulher Invisível e Sr. Fantástico e um último para auxiliar na criação do surfista prateado.

Atenção: O Coisa (personagem que completa o Quarteto Fantástico) não terá seu tutorial liberado neste mês, pois planejamos lançá-lo num futuro distante. O motivo principal de não ensinarmos neste momento como criar o Coisa, é devido à complexidade do processo deste tutorial.

Pois bem, depois de muitos pedidos e de vários comentários sobre o assunto, o Baixaki finalmente vai lhe ensinar a adicionar o efeito tocha humana em suas fotos. O tutorial requer muita paciência, pois são vários passos realizados manualmente. Sem perder mais tempo, confira uma imagem do Tocha Humana e então prossiga para o tutorial.

Tocha Humana

Legenda: A imagem acima é de propriedade da Marvel

Incendeie suas fotos

Evidentemente você deve possuir uma foto em que seu corpo seja visível. Abra-a no GIMP e então vá para o primeiro passo.

1) Selecione apenas o corpo da pessoa. Copie a seleção e cole-a em uma nova camada.

Colando a seleção em uma nova camada

2) Aumente o tamanho da camada para o tamanho da imagem.

Aumente o tamanho da camada

3) Duplique esta nova camada. Este passo não é necessário, mas é recomendável duplicar esta camada para manter uma cópia de segurança. Se preferir renomeie a camada duplicada, em nosso exemplo usamos o nome “Tocha Humana”.

Duplique e renomeie

4) Inverta as cores da camada Tocha Humana.

Inverter as cores

5) Reduza a saturação da foto a zero utilizando a tonalidade Média.

Dessaturar imagem

6) Atenção, este passo é opcional, e caso você deseje que o fundo da sua imagem continue aparecendo, não efetue este procedimento!! Crie uma nova camada com o fundo preto e mescle com a camada que você acabou de editar. A camada preta deve estar sob a camada do modelo, assim como você pode visualizar na imagem abaixo.

Aplicando fundo preto na imagem

7) Use o filtro “vento” duas vezes na camada Tocha Humana. Para isso, gire a camada 90º no sentido horário, e então aplique o filtro com os valores definidos por padrão.

Clique aqui para visualizar a imagem em tamanho grande

Clique aqui para visualizar a imagem em tamanho grande

8) Use o filtro “Desfocagem Gaussiana” com o valor de 5px.

Desfoque a imagem

9) Faça mais duas cópias desta camada, de modo que você tenha três camadas.Aproveite para renomear as camadas.

Duplicar a camada

10) Ajuste os valores de cor para cada camada como indicado na imagem abaixo.

Colorizar camadas

11) Altere o modo das camadas como mostrado na imagem abaixo.

Mudar o modo de sobreposição

12) Usando a “Ferramenta de Seleção Retangular” contorne uma parte do corpo, como um dos braços por exemplo. Agora vá ao menu “Filtros” em “Distorções” clique no filtro “Deformação Interativa”. Veja a imagem abaixo.

Deforme a imagem para obter o aspecto do fogo

O filtro é manual, portanto você deve usar os valores mostrados na imagem e levemente espalhar as bordas do braço em forma ondular, como o aspecto que o fogo reproduz realmente. O processo deve ser repetido nas três camadas e em todo o corpo!

13) Combine as três camadas de cores.

Combinar camadas

Outras personalizações ficam por sua conta. É óbvio que o efeito mostrado em nosso tutorial nem se compara ao visualizado no filme, que é realizado com a utilização de programas bem mais complexos e completos. Veja o resultado do tutorial na imagem abaixo, e ao lado mais uma imagem que dá enfoque numa versão onde o fogo no corpo fica mais real.

Resultado final

O primeiro tutorial da série Quarteto Fantástico acaba por aqui, mas na próxima semana voltamos com outro tutorial exclusivo para os internautas do Baixaki! Até lá!

2 comentários:

Volte Sempre.