sábado, 17 de janeiro de 2009

Gimp: Bronzeamento artificial


Por Willian Fonseca
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Agora você não tem mais desculpas! Com ou sem Sol, o bronze em suas fotos está garantido.

Olá, galerinha. Desta vez vou ensiná-los, basicamente, a deixar sua pele bronzeada nas fotos, alterando apenas a coloração da pele, sem modificar as cores do ambiente a sua volta. Dessa forma, a foto fica bem mais natural e realmente dá a impressão de que você se bronzeou ao tirá-la.

O mais importante neste caso é você saber como recortar elementos independentes de suas fotos. Para isso, fiz um tutorial há alguns meses atrás exemplificando bem como realizar a tarefa. Será necessário realizar vários recortes na foto que escolhi, para não alterar a cor do biquíni e de alguns detalhes da nossa modelo.

Aplicando o bronzeado

1. Recorte as partes que você deseja do seu corpo, lembrando de não afetar camisetas, bonés, biquínis e outros detalhes que devem permanecer em sua cor original.

2. Para facilitar, você pode ampliar a imagem, segurando o botão Ctrl e girando a rodinha do mouse para frente ou para trás.

3. Copie a área selecionada, crie uma nova camada e cole o recorte nela.

4. Acesse a camada flutuante e selecione “Ancorar camada” para finalizar o processo.

Assim, você terá as partes da pele copiadas em novas camadas. Antes de modificar a cor da sua pele, é necessário mesclar cada parte do seu corpo, para que o produto final fique uniforme. Para isso, basta selecionar a opção indicada ou manter as camadas visíveis, clicando nas opções de mesclagem.

Mudando a cor da pele

Agora, note que você tem uma camada com todas as partes de pele agrupadas, e o fundo da imagem normal. Vamos então modificar a pele, deixando você com aquele bronze invejável.

1. Selecione a camada que contém apenas a pele recortada.

2. Clique em “Cores” e acesse a opção “Curvas”.

3. Modifique levemente a linha, arrastando-a do centro para a direita ou para baixo.


Você pode modificar o seu bronzeado da maneira que achar mais interessante. Eu deixei a garota da foto bem morena, dando realmente a impressão de como pode ficar a sua foto.

Olhos, boca e outros detalhes

Caso seus olhos, boca ou outros detalhes tenham ficado muito escuros, dando um aspecto artificial à imagem, é possível resolver o problema com muita facilidade.

1. Selecione para visualizar apenas a camada com os recortes da sua pele.

2. Com a borracha, vá apagando gradativamente os olhos e locais que desejar. (Uma boa dica nesses casos é aproximar bastante a imagem da tela, segurando Ctrl e movendo a rodinha do mouse)

Agora, basta salvar a imagem e conferir o resultado do bronzeamento artificial, que dá um toque bem realista às imagens, o que é fundamental na hora de postá-las, não é mesmo? Se faltar sol, agora você não tem mais desculpas para não exibir o bronze do verão em suas imagens!

2 comentários:

  1. Gostei muito da explicação, parabéns,no inicio nao havia conseguido, mas com persistencia cheguei la, e a propósito, este aplicativo Gimp é sensacional,obrigada pelas explicações

    ResponderExcluir

Volte Sempre.