terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Como Usar FotoFlexer

Mova imagens entre álbuns e também para os demais serviços sincronizados com o FotoFlexer

Por Douglas Ciriaco
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Aprenda a usar este completo e eficiente editor de imagens que funciona diretamente do seu navegador.

O advento da câmera fotográfica digital proporcionou diversas novas possibilidades a todos que gostam de tirar fotos.

Se antes você só sabia do resultado da foto depois de mandar revelá-la, agora era possível saber como sua tinha ficado aquela fotografia no exato momento em que fora tirada.

Além disso, ao passá-las para um computador, você tem à sua disposição uma infinidade de ferramentas que poderá usar para corrigir alguns defeitos da fotografia, aplicar efeitos, recortar a imagem, enfim, deixá-las do jeito que quiser.

Uma dessas ferramentas é o FotoFlexer, um editor de imagens online que funciona diretamente do navegador, dispensando instalação e proporcionando um ótimo aplicativo em qualquer computador com acesso à internet.

O Baixaki disponibiliza agora um guia de uso deste programa, para que qualquer um possa aproveitar ao máximo desta ótima ferramenta. Então, mãos à obra!

Alterando o idioma

Quando você acessa o FotoFlexer, ele estará todo em inglês, seu idioma original. Ele possui versões em diversos idiomas, inclusive em português. Para alterar a língua do aplicativo, clique sobre a opção Português, ao lado da bandeira brasileira, na base do site.

Altere o idioma do aplicativo para o português brasileiro

Criando sua conta

Ao selecionar um novo idioma, você será levado para uma tela de login, na qual deve informar seu endereço de e-mail e senha. Contudo, você precisará criar seu cadastro antes disso, portanto, clique em Registre-se Aqui.

O registro é feito rapidamente, você só precisará informar seu endereço de e-mail, criar e confirmar uma senha e pronto, já poderá utilizar tudo o que o FotoFlexer tem para oferecer.

Registre-se

É possível utilizar o serviço normalmente sem criar uma conta, porém, com sua conta, você poderá criar álbuns e organizar suas imagens na internet, tornando praticamente zeradas as possibilidades de perder sua foto por uma pane ou vírus em seu computador.

Carregando imagens

Existem diversas possibilidades para carregamento de imagens em sua conta do FotoPlex. É possível enviar imagens do seu computador, editar imagens existentes na internet, ou então sincronizar-se com serviços como o Facebook, o Flickr, o Picasa e o MySpace e acessar todas as suas imagens lá hospedadas.

Carregue imagens em seu FotoFlexer

Para adicionar fotos do seu computador, clique em Fazer Upload e então selecione as imagens em sua máquina. É possível enviar mais de uma imagem de uma só vez, desde que elas estejam na mesma pasta, obviamente.

Para capturar uma imagem da internet, clique em Capturar da Internet e então insira o endereço da imagem a ser salva em seu álbum. Clique agora em Capturar! e aguarde ela ser transferida para sua conta no FotoFlexer.

Carregue imagens da internet

Editando

Depois de adicionar imagens em seu álbum, você poderá editá-la normalmente. Posicione o mouse sobre ela para que surja uma aba com algumas opções. Clique em Editar e será levado para a tela de edição, que se assemelha muito a diversos outros aplicativos do gênero.

Edite as imagens

Lá você encontrará as abas de ferramentas no topo da tela e então poderá editar de diversas maneiras a sua imagem. São oito abas diferentes que reúnem diversas ferramentas e estão divididas da seguinte maneira:

Básico – aqui você encontrará ferramentas para seleção e recorte das imagens, além de posicionamento (girar, inverter). Encontram-se aqui também a ferramenta de desenhar, de apagar, de preencher (balde de tinta) e de capturar cor da imagem.

Básico

Camadas – esta aba representa uma grande evolução no quesito edição online de imagens, pois através dela você poderá adicionar novas imagens àquela que já está editando, podendo assim fazer montagens. Aqui você poderá também definir o nível de opacidade de suas imagens, bem como definir a posição delas na colagem (em frente ou atrás), agrupar, desagrupar e/ou fundir uma foto com as demais.

Camadas

Fáceis – a partir desta aba começam os aplicadores de filtros/efeitos, que darão um visual todo especial às suas imagens. Como fica bem claro, estes efeitos são fáceis de usar, ou seja, basta que você clique sobre eles para que sejam aplicados, instantaneamente. Você terá à sua disposição 11 efeitos diferentes.

Fáceis

Estilos – nesta aba você poderá definir um estilo para sua imagem e então configurar os seus valores para deixá-la ainda mais personalizada. Usando a criatividade, você poderá obter belíssimos resultados com esta ferramenta.

Estilos

Distorcer – como já diz o título da aba, aqui você poderá distorcer suas imagens. Existem oito ferramentas de distorção divididas em cinco grupos: Torcer, Alargar, Afinar, Esticar e Encolher. Quando selecionar uma ferramenta, você também poderá definir algumas de suas características.

Distorcer

Embelezar – esta seção do FotoFlexer é responsável por deixar suas fotos mais bonitas. Você encontrará aqui um recurso de auto-reparo, além de ferramenta para remover olhos vermelhos, alisar e aguçar as fotos, reparar manchas e também alisar rugas.

Embelezar

Decorar – depois de ter feito suas edições, esta aba é a responsável por inserir diversão na imagem. Além de criar cartões comemorativos com suas fotos, você poderá inserir figuras (como chapeis, estrelas, corações, caveiras, etc.), texto, balões de diálogo e pensamento e molduras.

Decorar

Avançado – por fim, na última aba você terá ao seu dispor ferramentas para edição um pouco mais complexas e que exigirão um pouco mais de você e de sua máquina.

Avançado

Caso você se equivoque e faça alguma coisa errada ou então não goste do resultado da combinação de efeitos, enfim, sempre que quiser desfazer alguma ação, basta clicar em Desfazer, no canto superior direito da tela. Se desejar o contrário, refazer uma ação, clique em Refazer.

Salvar edições

Terminadas as modificações em sua imagem, você pode salvá-la para usá-la para qualquer outro fim. Clique em Salvar e então será aberta uma nova janela. Além do próprio FotoFlexer, você poderá guardar sua imagem no Facebook, no Picasa e no Flickr. Basta se conectar ao serviço através do FotoFlexer e pronto.

Para salvar no seu álbum do FotoFlexer, apenas selecione o formato do arquivo e clique sobre ele, Salvar como JPG ou Salvar como PNG e pronto.

Salvando a imagem no FotoFlexer

Depois disso, é possível escolher entre enviar a foto por e-mail – Enviar Email com esta foto, baixá-la para o seu computador – Download, abrir seus álbuns – Álbuns de Fotos, ou então clicar em OK e voltar para a tela de edição.

Escolha o que fazer depois de salvar uma imagem

Álbuns

Para melhor organizar as fotos existentes no FotoFlexer, você pode criar quantos álbuns desejar. Para isso, utilize o campo Ações do Álbum no canto direito superior da tela. Você podera atualuzar (1), criar (2), excluir (3) e, por fim, fazer o download do álbum completo (4).

Atualize, crie, exclua e faça download dos seus álbuns

Para mover fotos entre álbuns (e também para outros serviços que estiver conectado através do FotoFlexer), posicione o cursor do mouse sobre a foto e então clique em Mover. Na nova janela que se abriu, escolha o álbum ou o serviço para qual deseja enviar aquela imagem.

Mova imagens entre álbuns e também para os demais serviços sincronizados com o FotoFlexer

Então é isso, caros usuários. Espero que este guia de uso tenha sido útil e que todos possam aproveitar bastante este excelente aplicativo que é o FotoFlexer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.