quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

GIMP: Envelhecendo suas fotos

Antes e depois


Por Fabio Roberto Machado Jordão
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Como você já deve ter percebido, o GIMP tem alguns filtros que adicionam efeitos em suas fotos de uma forma automática. Tais filtros são muito utilizados quando você não quer personalizar ao seu gosto ou quando não há tempo a perder com edições mais complexas. Um dos filtros que o GIMP proporciona é o filtro “Foto Antiga”, mas o resultado após aplicar o filtro não é como o esperado.

Por isso, resolvemos criar um tutorial mais aprimorado e que forneça um resultado digno de ir para seu álbum. Para este tutorial você deve ter bom senso, pois não fica nada legal você envelhecer a foto do seu carro, afinal de contas, o objetivo é estilizar paisagens ou fotos com pessoas.

Fotos do arco da velha...

1) Abra a imagem na qual você aplicará o efeito.

Abra a foto

2) Adicione um canal alfa.

Adicionar canal Alfa

3) Aumente o tamanho da tela de pintura. O valor é você quem escolhe, contudo não exagere, porque este tamanho a mais na tela de pintura é somente a borda da foto.

Aumente a tela de pintura

4) Crie uma camada branca e preencha ela com a cor marrom. Em nosso tutorial usamos a cor “a7986e”. Coloque essa nova camada abaixo da camada “Fundo”.

Modificando a nova camada

5) Agora vá para a camada “Fundo” e use a opção “Alfa para Seleção”.

Alfa para seleção

6) Aumente a seleção para o tamanho da borda. Enevoe a seleção em 20 pixels (caso sua imagem não seja de alta resolução, use um valor menos para enevoar).

Aumente a seleção

7) Adicione uma nova camada transparente entre as camadas de “Fundo” e a camada de cor marrom. Pinte a seleção com a cor branca.

Pinte a seleção

8) Hora de deixar a camada “Fundo” em preto e branco. Portanto, no menu “Cores” clique em “Dessaturar” e escolha o modo de sua preferência.

Dessaturar a imagem

9) Duplique a camada fundo.

Duplique a camada de Fundo

10) Preencha a camada duplicada com a mesma cor marrom já utilizada no tutorial.

Preencher a camada duplicada

11) Altere o modo da cópia de Fundo para ”Sobrepor”.

Altere o modo para Sobrepor

12) Se você acha que está muito escura a foto, mude os valores de opacidade das camadas.

Diminua a opacidade se preferir

13) Use o pincel e risque levemente a camada “Fundo”. Os riscos devem ser aleatórios e da mesma cor marrom. Veja na imagem abaixo quais os valores você deve usar no pincel.

Crie riscos na foto

14) Após criar alguns riscos na foto, você deve usar a “Ferramenta de Desfocar” para deixar os riscos com um aspecto mais real.

Desfoque os riscos

A princípio o projeto acaba aqui, entretanto ainda é possível adicionar manchas, fazer partes rasgadas e muito mais, tudo depende da sua criatividade. Abaixo você confere a comparação entre a foto sem o efeito e ao lado o resultado final.

Antes e depois

Sucesso a todos! O Baixaki está criando novos tutorias de GIMP para vocês, fique de olho para saber mais deste editor maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre.