sábado, 18 de abril de 2009

Photoshop: Aprenda a fazer o Homem de água - 2

Por Igor Pankiewicz
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Crie as mais fascinantes transformações de pessoas para explosões de água com este tutorial passo-a-passo!


Segunda Etapa – Criando o cenário perfeito

Retorne à janela de camadas, oculte o dançarino (clicando sobre o olho que fica logo ao lado da camada, como já foi mostrado), selecione a imagem original e duplique-a pressionando Ctrl+J. Oculte a original e deixe-a de lado por enquanto, pois trabalharemos apenas com sua cópia.

Com a nova camada selecionada, escolha a ferramenta de Carimbo (Clone Stamp Tool), ajuste-a para adquirir um raio de 180 pixels e zero de dureza (isso cria bordas macias e espalhadas que se mesclam muito melhor para esta etapa). Agora segure a tecla Alt e clique em um ponto intermediário da parede de concreto para definir o padrão a ser clonado. A seguir, vá dando toques leves no botão esquerdo do mouse, apagando o dançarino e deixando nada além de parede, obtendo algo parecido com isso:

Para melhorar o efeito experimente colher novas amostras segurando a tecla Alt tanto para a parte de cima quanto para a parte de baixo da imagem. Já que não restou nada a não ser concreto, repare que a porção mais clara da imagem está na parte de baixo, portanto vamos girá-la para criar um efeito de iluminação atraente daqui a pouco. Como fazer isso? Simples, é só repetir o comando de virar verticalmente aplicado na manga (Menu Editar > Transformar > Girar Verticalmente).

O próximo truque é voltar ao menu Editar e escolher a opção Transformação Livre. Com ela ativada estique a ponta de cima da imagem até que a quebra na imagem saia para “fora” do quadro de pintura, deixando apenas uma parede reta na parte de cima. É só posicionar o mouse sobre o quadradinho central, clicar e arrastar para cima, exatamente assim:

Sensacional! Agora já temos um cenário “de verdade”, quase digno de um Homem de água, pois ainda faltam uns pequenos ajustes. Portanto, abra a janela para ajustes de Matiz e Saturação (Ctrl+U ou Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação), marque a caixa “Colorir” e utilize os valores mostrados abaixo (Matiz 212, Saturação 60 e Luminosidade -23):

Crie uma nova camada (clique sobre a pequena folha na janela de Camadas) e aperte F5 para abrir a tela de Dinâmicas de Pincel (Brush Dynamics). Desça pela seleção de pontas até encontrar a marcada na foto abaixo e configure-a da seguinte maneira:

• Diâmetro: 100 a 130 pixels.
• Espaçamento: 6%.

Agora selecione a seção Dinâmica da forma e marque os seguintes itens/valores:

• Tremulação de tamanho: entre 40% e 50%.
• Tremulação de ângulo: entre 10% e 15%.

Para concluir os passos necessários na janela de dinâmicas de pincéis, vá para a tela de Dispersão (logo abaixo da Dinâmica de Forma), marque a caixa de "Ambos os Eixos" e arraste o seletor para algo entre 950% e 1000%.

Antes de pintar, vá até o painel superior e diminua o fluxo da ferramenta para um valor entre 10% e 20%, fazendo com que as mudanças sejam controladas e graduais. Pronto para o trabalho manual? Comece pelas bordas externas clicando pouco a pouco com muito cuidado, crie uma espécie de borda leve lateral e finalize dando ênfase na porção inferior, que deve mesmo ficar mais escura, como se um raio de luz viesse do topo. Confira um exemplo rápido:

O resultado está satisfatório para suas exigências? Se sim, pule para a próxima etapa (ou talvez direto para a aplicação do efeito de água), mas, se você for como eu e o resto da equipe Baixaki, aplique uma finalização melhor nessa “coisa”! Selecione a camada de fundo azul, duplique-a (Ctrl+J) e mude o modo de mesclagem para Subexposição de cores (Color Dodge) pela janela de camadas.

Ih, mas agora a coisa ficou muito exagerada! Sim, portanto retorne à camada de fundo normal, vá ao menu Filtros > Renderizar > Efeitos de iluminação e aplique uma configuração próxima à da imagem abaixo para criar o efeito de feixe de luz, corrigido e sem exageros:

Um comentário:

Volte Sempre.