sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Photoshop: Efeito Scarface

Efeito Scarface
Da redação em 22/Out/2007


O clássico filme estrelado por Al Pacino tem sua propaganda com efeitos em preto e branco e ficou muito famosa. Aprenda a fazer o cartaz do filme com a sua foto e as informações que quiser! Vamos lá, passo a passo:

1. Tire uma boa foto sua e abra o Photoshop;

2. Remova o background (fundo) da imagem usando a ferramenta "Polygonal" ou "Magnetic Lasso", selecionando o que deseja retirar;




3. Após esse passo, converta a foto para uma imagem totalmente preto e branco. Pode executar este passo simples como quiser, dependendo das caracteristicas de sua imagem uma forma rápida para fazê-lo e utilizado o ajuste "Posterize" através do menu: Image -> Adjustments -> Posterize... Selecione o número de levels para 2, mantendo as duas outras configurações em suas posições originais e pressione OK.

7. Feito isso você terá a sua imagem totalmente em preto e branco. Você deve ajustar a posição que sua imagem está, faça isso através dos menus: Image -> Rotate Canvas ou Image -> Canvas Size, e ajuste a posição para que ela fique mais próxima ao cartaz;

8. Agora, vamos adicionar um fundo preto parcial. Adicione um novo layer (camada) e selecione a Rectangular Marquee Tool. Faça com que a seleção ocupe o lado esquerdo da sua imagem, sobressaindo alguns detalhes da imagem;

9. Agora ajustaremos o texto. Como pode ver, a imagem possui espaços em suas laterais. Se o espaço não for suficiente, ajuste aumentando a imagem novamente pelo menu: Image -> Canvas size;

10. Sugerimos a fonte Times New Roman pois é a que fica mais parecida com o cartaz, mas você pode testar quantas fontes quiser, até achar uma que fique da melhor maneira;

11. Coloque primeiro o texto em vermelho. Escreva "AL PACINO SCARFACE" ajuste o tamanho da fonte para que cubra toda sua imagem e altere a vertical scale para: 175%;

12. Repare que "AL PACINO" deve ficar na parte preta da imagem, a esquerda, e "SCARFACE" na parte branca, a direita. Adicione alguns espaços se necessário.

13. Do lado esquerdo adicione o texto que quiser, com as seguintes configurações: Times New Roman - Regular - 24pt

14. Do lado direito adicione o texto:

A MARTIN BREGMAN
PRODUCTION
A BRIAN DE PALMA
FILM
AL PACINO "SCARFACE"
SCREENPLAY BY
OLIVER STONE
MUSIC BY
GIORGIO MORODER
DIRECTION OF PHOTOGRAPHY
JOHN A. ALONZO
A.H.C.
EXECUTIVE PRODUCER
LOUIS A. STROLLER
PRODUCED BY
MARTIN BREGMAN
DIRECTED BY
BRIAN DE PALMA


16. Ajuste o alinhamento a direita, utilizando as seguintes configurações:

Para os nomes: Font size 27pt, vertical scale 125%;
Para o "A" na frente do nome: Font size 9pt, vertical scale 125%;
Para o "E" em BRIAN DE PALMA": Font size 22pt, vertical scale 125% (twice);
Para o restante do texto: Font size 9pt, vertical scale 100%.

Pronto! Agora você tem um cartaz do filme Scarface com a sua foto (e seu texto)!

GIMP: Como remover aquelas olheiras?


Por Luísa Barwinski
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Descubra como remover essas marcas indesejáveis de pouco sono e muito cansaço.

Nem sempre é possível acordar com aquela pele maravilhosa dos comerciais de margarina. Sempre existe aquele dia que um trabalho de faculdade ou aquele relatório urgentíssimo que o seu chefe pediu vai lhe tomar boas horas de sono. O resultado? Aquelas terríveis olheiras que derrubam qualquer ânimo matinal. Se você não tem tempo ou não usa maquiagem, ela vai continuar até que você durma o sono dos justos. Mas a sua fotografia não precisa dormir.

Abra seu GIMP e escolha a foto em que as olheiras estão aparecendo. Hoje é dia de removê-las sem base, corretivo, pó compacto ou até mesmo aqueles cremes caríssimos do seu catálogo de cosméticos.

O primeiro passo é utilizar a ferramenta de borrar, o ícone com o dedo. Clique nas áreas mais claras e arraste para as áreas mais escuras de modo que as olheiras comecem a desaparecer. Na imagem que está sendo usada como exemplo há um bom exemplo de um obstáculo que você pode vir a encontrar: diferentes níveis de luz na foto. Note que o lado direito do rosto da mulher está mais iluminado enquanto o lado esquerdo tem mais sombras.

No caso do lado esquerdo será mais complicado encontrar tons mais luminosos para arrastar para os locais mais escuros. Será necessário alternar o tamanho do pincel para borrar a imagem. Para fazer isto, faça como mostrado na imagem abaixo. Já que estaremos trabalhando com a foto ampliada pela ferramenta zoom para termos maior precisão, só será preciso utilizar os dois últimos pincéis.

Lembre-se de que os movimentos para trazer as cores mais claras devem ser de baixo para cima ou na diagonal. Contudo, isto pode variar de acordo com a disposição de luz que existe na sua imagem. O ponto principal é lembrar que a origem do cursor é sempre o ponto onde há cores mais claras.

No lado direito desta imagem, há mais luz. Ou seja, vai ser um pouco menos trabalhoso lidar com as variações de sombra nesta parte. Como existe mais luz incidindo neste lado. O movimento para borrar a cor será da direita para a esquerda, assim a cor mais clara sobrepõe a escura, escondendo a olheira. Repita este processo quantas vezes for necessário até que a olheira tenha desaparecido.

Pronto! A olheira que assombrava a sua foto sumiu! Agora é só tomar cuidado e descansar o suficiente para que elas não voltem a atormentar a sua imagem!


Fiquem ligados para os próximos tutoriais de GIMP aqui no Baixaki! Até a próxima!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Copiando, Editando e Gravando DVDs - Parte III

Por Bruno da Silva Lima em 04/Fev/2009

Na primeira e na segunda parte deste tutorial aprendemos como criar cópias de backup de DVDs (mesmo que eles tenham travas e proteção contra cópia) em outros discos ou no HD e como remover itens desnecessários deles como legendas, faixas de áudio, idiomas, capítulos e outros, então, agora é hora de saber como gravar o projeto finalizado em outro disco com eficiência e ver algumas dicas de gravação usando o software Nero Em português Ouro No ranking semanal.

Para acompanhar esse tutorial, será necessário que você baixe e instale o programa Nero Em português Ouro No ranking semanal (não se esqueça de instalar a ferramenta Nero Burning ROM, que será usada para gravar o projeto) e que você tenha uma cópia de um filme em DVD feita conforme os procedimentos da primeira parte ou da segunda parte desta matéria.

Um pouco sobre o Nero

É desenvolvido por uma empresa chamada Ahead Software, que foi criada em 1995. Teve sua primeira versão (Nero Burning ROM 1.0) lançada dois anos mais tarde, em 1997. Desde seu primeiro lançamento o Nero recebe grandes elogios por parte do público devida à qualidade das gravações, velocidade e o modo como funciona bem nos computadores e, hoje, é a maior e mais famosa referência no ramo de gravação de discos e cópias do mundo.

Seus conceitos de menu, utilização de ferramentas e formas de interação com o usuário são copiadas por diversos outros programas.

Trabalha de forma inteligente e evita que as suas cópias sejam prejudicadas por falta de memória RAM (mesmo que seu PC trave ou não responda mais aos comandos do mouse e teclado ele continuará a gravação, pois a parcela de memória que ele ocupa o sistema operacional não tomará de volta, mesmo que ele esteja rodando em prioridade baixa e outros aplicativos em prioridade tempo real).

Muito fácil de mexer, vem com uma série de ícones e figuras que ajudam na hora de gravar CDs, DVDs, Blu-Rays, HD-DVDs, VCDs e outros tipos de projeto, o que o torna cada vez mais popular.

As empresas que vendem gravadores de CD e DVD sempre fecham negócios com o desenvolvedor deste software e compram licenças para serem distribuídas com seus gravadores, gratuitamente, já que esta é uma das ferramenta mais confiáveis do mundo.

Copiando, Editando e Gravando DVDs - Parte II

Por Bruno da Silva Lima em 29/Jan/2009

Depois que aprendemos a criar cópias de backup de DVDs protegidos no seu PC (em formato ISO) na primeira parte desta matéria, veremos como deixar os arquivos mais enxutos removendo propagandas, avisos desnecessários, faixas de áudio e legendas em idiomas que você nunca vai usar (isso sem perca de qualidade de imagem ou som).

A matéria também terá dicas de como fazer para um DVD 9 (muito usado para vídeos em alta qualidade e mais usados do que se pensa, mas com tamanho maior que os discos comuns) possa ser copiado em um DVD 5 (o tipo mais comum que é encontrado virgem).

Para acompanhar esse tutorial, será necessário que você baixe e instale o programa DVD Shrink Em português No ranking semanal e que você tenha uma cópia de um DVD feita conforme os procedimentos da primeira parte desta matéria.

Um pouco sobre o DVD Shrink

Este software foi desenvolvido para criar backups de DVDs de forma seletiva (é possível remover vários itens e criar um arquivo final menor que o original) e para compressão inteligente de vídeo (isto quer dizer que ele consegue fazer um DVD de camada dupla, também chamado de dual layer ou DVD 9, caber nos discos mais populares e baratos de 4.7 GB, também chamados de DVD 5).

Além disso, é possível construir um DVD da forma que desejar, colocando ou removendo capítulos, clipes e faixas de áudio partindo de uma cópia ou do próprio original.

Copiando, Editando e Gravando DVDs - Parte I

Por Bruno da Silva Lima em 22/Jan/2009

Neste primeiro tutorial você vai aprender, passo-a-passo, como ripar os seus DVDs de filme, show ou qualquer outro conteúdo, mesmo que tenham travas de segurança ou estejam protegidos contra cópia, ou seja, você poderá passar o conteúdo dos discos para o seu PC ou para outro DVD virgem em poucos minutos.

Na segunda parte, que será publicada na próxima semana, utilizaremos o DVD Shrink para ensiná-lo como remover faixas de idiomas ou legendas desnecessárias, trailers, propagandas, mensagens e até trechos ou capítulos dos filmes, shows, etc, tudo de forma fácil e segura, pois é possível assistir a todo o item que será removido, formando assim um vídeo de tamanho menor.

Também aprenderá como transformar um DVD 9 de mais de 8GB em um DVD comum de 4.7GB com perca quase imperceptível de qualidade de imagem e som, remover mensagens chatas no início dos filmes, idiomas e muito mais.

Na última parte do tutorial, que será publicada em duas semanas, você ficará craque em algumas técnicas de gravação usando o Nero e verá como gravar todo o projeto feito nas partes I e II do tutorial em DVD.

Para acompanhar esse tutorial, será necessário que você baixe e instale o programa DVD Decrypter No ranking semanal.

Preparativos iniciais

Coloque o DVD no drive e inicie o DVD Decrypter. O seu disco será reconhecido por ele automaticamente (veja o título do vídeo indicado no campo Label):


No campo Destination escolha a pasta onde será salva a cópia gerada e clique no menu Mode. Neste menu há 3 opções: File, IFO e ISO, escolha a última opção e a opção Read para garantir uma cópia idêntica:


Nós poderíamos usar este programa pra fazer a extração das partes desnecessárias, mas não há tantas opções quanto o DVD Shrink nele, não é possível visualizar os itens removidos nem remover as faixas de áudio e legenda.

Agora é só copiar

Clique no menu File e na opção Decrypter e aguarde o fim do processo. Não é muito demorado, dependendo da sua máquina e do que estiver aberto no momento. Sugerimos que deixe somente este processo rolando e não execute outros softwares, pois isto encurta o tempo de conclusão.

Acompanhe o relatório que fica logo abaixo do programa, nele serão indicados possíveis erros de leitura (causados por riscos no disco, por exemplo) e veja se o processo foi finalizado com sucesso no menu que será exibido ao fim.

Se tudo for finalizado como esperado, você terá uma cópia idêntica ao original e poderá gravá-la em outro DVD ou fazer a ripagem dele. Acompanhe os próximos tutorias e veja como fazer estas duas tarefas em poucos cliques.

Passo-a-passo para criar um vídeo no Windows Movie Maker usando as suas fotos

Por Bruno da Silva Lima em 16/Jan/2009

Você já deve ter visto vários vídeos por ai feitos com imagens e fotos (em casamentos há muito disto, são juntadas as fotografias da cerimônia e compiladas em um filme com transições, efeitos e até trilha sonora).

Com este tutorial você também poderá criar o seu próprio vídeo usando suas fotos preferidas, de forma simplificada e rápida, usando o novíssimo software Windows Live Movie Maker.

Vamos passar então às instruções de como criar o seu próprio vídeo no novo Windows Live Movie Maker: primeiro baixe e instale o software na sua máquina (Windows Live Movie Maker Em português No ranking semanal), separe as fotos que farão parte do seu projeto e, se desejar, pode adicionar áudio ou músicas para rolarem durante o vídeo.

Adicionar imagens

Primeiro, devemos adicionar arquivos de imagem para começar a produção, para isso, clique no botão 'Adicionar' no campo 'Vídeos e fotos', vá até a pasta onde os arquivos estão armazenados e clique sobre eles para que sejam adicionados. Após escolher todas as fotos, organize a ordem que aparecerão arrastando-as para a ordem desejada. Veja o vídeo abaixo para ficar mais claro:

Criar o vídeo

Agora é hora de colocar a mão na massa e editar o seu vídeo, definir quanto tempo cada foto será exibida, adicionar efeitos de cor (sépia, preto e branco, etc) e efeitos de transição.

Clique na aba 'Editar' e observe o campo 'Duração' (que estará preenchido com o número 3,00). Este é o tempo padrão para todas a imagens ficarem na tela, mas você pode personalizar como desejar (pode aumentar o tempo de todos igualmente ou separadamente, fica ao seu critério).

Depois de definir o tempo, é possível ver um resultado parcial do projeto clicando no botão 'Play'.

Adicionar efeitos

Os efeitos. Nesta etapa é que o seu vídeo ganhará cara de produção personalizada, pois serão adicionados efeitos diversos nele.

Agora clique na aba 'Efeitos Visuais' para acessar estas opções. Note que há duas categorias acima da tela: 'Transições' e 'Efeitos'. Vamos começar pela primeira delas.

Estes efeitos deixam os vídeos mais dinâmicos, mais interessantes e mais agradáveis para serem assistidos, pois chamam bastante atenção.

Para fazer isso, escolha qualquer imagem e clique em uma das 3 opções disponíveis para aplicar, depois clique em 'Play' para ver como ficou. Se não gostar do resultado, clique na mesma figura e escolha outra transição ou a primeira opção da lista para remover este efeito.

Para aplicar efeitos de cor (sépia, preto e branco, tons de cinza, etc), clique na aba 'Efeitos' e siga o mesmo procedimento citado acima. Veja o vídeo com algumas aplicações:

Depois de ficar craque nestas rotinas de composição, solte a imaginação e faça os mais diversos vídeos, com quantas fotos desejar.

Por fim, vamos falar sobre como salvar o seu vídeo, mas antes, há um passo opcional, que é o usado para adicionar áudio ou músicas à apresentação.

Colocar música ou som

Clique na aba 'Página Inicial' e você verá a tela que é exibida quando se abre o Movie Maker, então, no campo 'Trilha Sonora' , clique no botão 'Adicionar' e vá até a pasta onde o arquivo que será adicionado está e clique duas vezes sobre ele (só é possível adicionar uma música por vídeo).

A música durará o tempo que a apresentação durar, então veja esta informação no campo indicado na figura abaixo:

Finalizando o projeto

Depois de fazer todas as criações e alterações, é hora de salvar no seu computador o trabalho. Clique na aba 'Página Inicial' e na seta do botão 'Saída'. Haverá duas opções: salvar com qualidade de DVD ou para dispositivos portáteis (sugerimos a primeira opçõa, pois é a que fará arquivos com mais qualidade de imagem). Dê um nome ao arquivo, escolha a pasta que ele será gravado, clique no botão 'Salvar' e aguarde para ter o seu novo vídeo personalizado no PC.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

GIMP: Utilizando o brilho e contraste da imagem a seu favor


Por Luísa Barwinski
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Saiba como controlar estes recursos para obter mais nitidez das suas fotos.

Existem recursos em editores de imagens que são o “carro chefe”. Este é o caso da dupla “Brilho e Contraste”. Assim como o equalizador de cores e outros recursos como filtros e mais, estes dois são vitais para qualquer edição ser bem sucedida. Por isso, hoje vamos explicar como estes fatores, aliados à saturação correta de cores, podem transformar uma foto comum em algo um pouco mais elaborado.

Antes de partir para a parte prática deste tutorial, é preciso explicar como funciona cada um destes recursos e quais alterações ele trará para a sua imagem.

Contraste

O contraste controla a intensidade das cores entre claras e escuras. Quanto maior for o contraste, as cores ficam mais vivas e a sua foto pode ganhar novos ares. Este recurso aumenta intensidade das cores escuras destacando as mais claras de modo que elas se sobressaem neste contexto. Se você deixar o ponteiro do contraste no máximo terá uma foto toda desregulada, com as cores quentes em exagero – o que com certeza não é o esperado em uma edição de imagens.


Brilho

Este recurso tem como objetivo tornar a imagem mais opaca ou brilhante, conforme a sua regulagem. É preciso ter em mente que colocar o ponteiro do brilho no máximo ou no mínimo não vai adiantar nada para clarear as fotos. O brilho da foto deve ser ajustado de acordo com o contraste desejado. Se você colocar o ponteiro no mínimo, terá uma imagem cinza; no máximo, vai parecer que a sua foto possui uma camada branca de baixa opacidade sobre ela. Portanto, administre este recurso com cuidado.

Saturação

A saturação é a quantidade de cor que você tem na imagem. Este recurso pode deixar a sua foto com cores vibrantes e muito fortes, caso seja usado na sua potência máxima. Se você reduzir a saturação a zero, terá uma foto em preto e branco. Este é um dos jeitos mais fáceis de descolorir uma imagem. Nesta ferramenta, é possível editar as configurações de luminosidade e matiz. O matiz das cores, quando é alterado, mantém a proporção mas altera a cor, por exemplo, a moça da foto pode ficar azul e manter a mesma quantidade de saturação da imagem original.


Mãos à massa!

Depois desta breve explicação podemos seguir com a parte prática. Comece escolhendo uma foto. Pode ser qualquer uma que você goste. Abra-a no GIMP e fique atento para as instruções a seguir.
Vamos supor que esta foto está com problemas de clareza de cores. O que deve ser feito para corrigi-lo? A melhor opção neste caso é utilizar os controles de Brilho e Contraste.



Observe que a alteração do contraste precisou ser muito maior em relação ao brilho. Isto acontece por que as cores estão relacionadas com o contraste, a nitidez da foto precisou de pouca alteração para ficar com uma boa qualidade. A variação do brilho deve ser pequena para que as cores mais claras e a nitidez se mantenham próximas do que a foto apresentava.

Em seguida, você pode alterar as cores e a concentração delas de acordo com o efeito que quer causar. Se colocar os matizes nos extremos da barra, você verá uma imagem com cores completamente fora da realidade da fotografia. A moça passa a ter pele azul e a grama fica roxa. Você pode brincar de alterar cores deslizando o ponteiro.

A luminosidade também pode ser alterada nesta opção. Como o nome deste recurso já faz referência à luz, fica fácil descobrir que se a luminosidade estiver no máximo, a cor ficará muito clara e se estiver no mínimo, ficará muito escura. Caso você queira trabalhar com cada cor individualmente, pode fazê-lo selecionando a cor desejada na “roda de cores” acima dos controles de ponteiros. Assim, é possível aumentar ou reduzir a claridade de uma cor em específico sem alterar as demais.


Para conhecer os mais avançados

Se toda esta explicação já era assunto conhecido para você, não fique desanimado. O GIMP também oferece ferramentas para os usuários que já estão acostumados a editar imagens com um pouco mais de refinamento. Estas duas ferramentas são “Limites” e “Níveis”.

Limites

A janela de Limites oferece um gráfico com a imagem já em preto e branco. Isto acontece porque o recurso exige um determinado nível de ausência de cor que a sua foto fica em tons bem nítidos de preto e branco. Assim, após finalizar esta modificação, a imagem ficará exatamente do jeito que você viu na pré-visualização desta ferramenta. Este recurso é bom quando você está trabalhando com várias camadas e quer fazer com que a sua foto se pareça com um desenho – é uma boa base.

Níveis

Os níveis funcionam de uma maneira muito similar ao Brilho e Contraste. Se você alterar a barra de cima, estará mexendo nas cores escuras, ou seja, no contaste. A barra inferior é responsável pelas cores mais claras, traduzindo para o que já vimos, seria o brilho. A grande (e principal) diferença está no número de ponteiros que cada barra possui – 3. Todos eles estão interligados e se você mover qualquer um das extremidades, os outros acompanharão. O primeiro destes ponteiros é o responsável pelos tons escuros, o do meio altera os tons médios e o último (da direita), muda quantidade de claridade.

Agora que você já aprendeu as principais funções destas ferramentas, é hora de colocá-las em prática. Escolha sua foto e veja o que pode alterar nela para que a qualidade da imagem e das cores fique melhor.

Fiquem ligados para o próximo tutorial de GIMP!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Photoshop: Transforme-se em Edward Cullen

Resultado final


Por Fabio Roberto Machado Jordão
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Twilight é a palavra do momento nas terras Norte Americanas, enquanto que no Brasil o sucesso recebeu o nome de Crepúsculo. Com um filme recém lançado, outro engatilhado para o fim do ano e alguns livros lançados, a série tem feito a alegria de adolescentes, jovens e até adultos. O Baixaki não poderia deixar de criar algo para homenagear a série, por isso resolvemos lançar este tutorial para você deixar suas fotos no estilo do filme.

O personagem principal do filme é Edward Cullen, um jovem vampiro que vem conquistando as telas dos cinemas e o coração das fãs. O tutorial tem como base um modelo masculino, porém você pode aplicar a maquiagem em mulheres, pois o resultado será bem parecido.

Caso você ainda não conheça Edward ou nem mesmo tenha ouvido falar do filme, abaixo você pode conferir o trailer.

O vampiro surge no Photoshop

Após escolher sua foto, você deve editar os detalhes gerais. Em nosso exemplo, alteramos a boca do modelo — usando o filtro “Liquify” — e a sobrancelha foi aumentada. Depois dos pequenos retoques, duplique a camada Background (Duplicate Layer). Feito isso, parta para a maquiagem.

Antes de começar a transformação

1) Primeiro vamos mudar a cor da pele, que é o processo mais demorado. Para realizar este processo você deve usar a “Dodge Tool” (Subexposição). A aplicação é um tanto complicada, você deve analisar bem quais são as áreas claras e escuras do rosto. Onde há mais sombra você deve usar a ferramenta no modo “Shadows” (Sombras) e onde a pele está mais clara, use em modo “Midtones” (Tons médios). O modo “Highlights” (Luzes realçadas) deve ser evitado, porque as áreas mais claras não precisam ficar mais brancas do que já são. Todo este procedimento deve ser efetuado na camada duplicada.

Mudando a cor da pele

2) Agora vamos adicionar sombra aos olhos. Use a ferramenta “Burn Tool” (Superexposição) no modo “Midtones” (Tons médios) e aplique levemente ao redor dos olhos. Depois disso, selecione o modo “Shadows” (Sombras) e aplique na borda dos olhos. Não exagere no efeito, pois senão o resultado pode ficar muito irreal.

Escureça ao redor dos olhos

3) Selecione o rosto do seu modelo com a “Polygonal Lasso Tool” (Ferramenta poligonal de laço). Copie e Cole a seleção em uma nova camada.

Crie uma cópia do rosto

4) Agora você deve diminuir a saturação desta camada. Portanto, clique no menu “Image” (Imagem) e na opção “Adjustments” (Ajustes) clique em “Hue/Saturation” (Matiz/Saturação) ou, simplesmente use o atalho “Ctrl + U”. Em nosso exemplo aplicamos os valores abaixo, porém este valor varia de acordo com o tom da pele da pessoa. Ajuste conforme você preferir.

Diminuindo a saturação da camada

5) Hora de alterar a cor dos olhos. Novamente, use a “Polygonal Lasso Tool” e selecione os olhos. Copie a seleção e cole em uma nova camada. Agora vamos mudar a matiz dos olhos, por isso, novamente aperte “Ctrl + U” para acessar a caixa “Hue/Saturation”. Altere o valor de “Hue” como desejar, veja que o valor de nosso exemplo funciona apenas para olhos com a mesma cor. Após mudar a cor dos olhos, clique com o botão direito sobre esta camada em que a cor foi alterada e escolha a opção “Merge Down”.

Mude a cor dos olhos

6) Pois bem, agora que a pele está bem branca, os olhos estão modificados, talvez seja hora de aperfeiçoar as sombras dos olhos. Repita o procedimento do passo 2, mas agora não escureça ao redor dos olhos, apenas a borda.

Deixe mais escuro ao redor dos olhos

Neste momento, o projeto está como a imagem abaixo.

Antes de finalizar o projeto

7) Já que tomamos Edward Cullen como base, deixar o cabelo parecido pode ser interessante. Para mudar a cor do cabelo o procedimento é um pouco diferente. Selecione a região do cabelo, copie e cole em uma nova camada. Antes de pintar o cabelo, duplique a camada, pois caso você cometa erros, você tem uma camada reserva. Agora altere o modo da camada duplicada para “Color” (Cor). Usando a “Brush Tool” (Pincel) pinte com a cor laranja (em nosso tutorial usamos a cor e1881e) os fios de cabelo. Note que você deve pintar o cabelo na direção em que eles estão penteados.

Pinte o cabelo

Agora basta você personalizar, se você quiser colocar um fundo, adicionar algum texto ou outros detalhes, a criatividade fica por sua conta. Para realizar este tutorial com um resultado agradável você provavelmente vai precisar de algumas horas sentadas em frente ao computador. Confira abaixo o resultado final do nosso projeto.

Resultado final

O passo-a-passo de hoje termina por aqui, porém em breve publicaremos mais tutoriais para o Photoshop. Até uma próxima!

Volte Sempre.