terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

GIMP: Especial Quarteto Fantástico: Mulher Invisível

Por Fabio Roberto Machado Jordão
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Resultado final

O segundo episódio do especial Quarteto Fantástico é dedicado a Mulher Invisível. Esposa do Sr. Fantástico, a personagem é interpretada pela atriz Jessica Alba. A principal habilidade da heroína é bem óbvia, ficar transparente. No GIMP é muito fácil realizar este processo, porém há alguns detalhes específicos que podem facilitar ainda mais seu trabalho.

Como a pessoa precisa ficar invisível, você precisa fazer o corpo desaparecer, mas deixar o cenário visível por trás dela. E aqui você tem duas opções: você pode usar uma foto com uma pessoa e uma separada de um cenário qualquer, ou então tirar uma foto com a pessoa presente no cenário e depois uma foto apenas do cenário (faça do modo que você achar melhor).

Era uma vez uma mulher, que desapareceu...

Em nosso tutorial vamos utilizar duas fotos, uma da nossa modelo e outra de um cenário qualquer.

Imagens iniciais

1) Abra as duas imagens no GIMP. Selecione a modelo, copie-a e cole na imagem do cenário.

Cole a modelo na imagem do cenário

2) Se desejar centralize a camada colada e redimensione a pessoa para que ela não fique desproporcional ao fundo. Duplique a camada da modelo.

Ajuste o tamanho da pessoa

3) Altere o modo de sobreposição dessas camadas. A camada de cima deve ficar no modo “Multiplicar” e a camada de baixo em “Mesclar Grãos”. Diminua a opacidade da camada de cima para 90.

Mude o modo de sobreposição da camada

4) Este passo não é necessário, mas pode ser uma boa idéia em alguns casos. Repare que ao alterar o modo das camadas, a nossa modelo interage diretamente com o fundo e dependendo do cenário, algumas partes podem ficar escuras. Caso isso ocorra em sua imagem também, selecione a parte que está mais escura e delete esta parte da camada superior.

Deixando partes mais transparentes

5) Vamos criar um contorno com brilho em volta da modelo. Este processo não é tão simples, mas vamos facilitar as coisas. Veja na imagem abaixo como realizar o procedimento.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

E está pronto, não há segredos. Você pode personalizar ainda mais, modificando o fundo e adicionando efeitos. Atenção: se desejar deixar a pessoa mais transparente, basta alterar a opacidade das camadas! Confira o resultado na imagem abaixo.

Resultado final

O efeito é bem simples, alguns podem não gostar, mas isso é exatamente o que você vê no cartaz do filme. Boa sorte com o tutorial e até o próximo artigo do Especial Quarteto Fantástico!

Um comentário:

Volte Sempre.