sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

GIMP: Como remover aquelas olheiras?


Por Luísa Barwinski
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Descubra como remover essas marcas indesejáveis de pouco sono e muito cansaço.

Nem sempre é possível acordar com aquela pele maravilhosa dos comerciais de margarina. Sempre existe aquele dia que um trabalho de faculdade ou aquele relatório urgentíssimo que o seu chefe pediu vai lhe tomar boas horas de sono. O resultado? Aquelas terríveis olheiras que derrubam qualquer ânimo matinal. Se você não tem tempo ou não usa maquiagem, ela vai continuar até que você durma o sono dos justos. Mas a sua fotografia não precisa dormir.

Abra seu GIMP e escolha a foto em que as olheiras estão aparecendo. Hoje é dia de removê-las sem base, corretivo, pó compacto ou até mesmo aqueles cremes caríssimos do seu catálogo de cosméticos.

O primeiro passo é utilizar a ferramenta de borrar, o ícone com o dedo. Clique nas áreas mais claras e arraste para as áreas mais escuras de modo que as olheiras comecem a desaparecer. Na imagem que está sendo usada como exemplo há um bom exemplo de um obstáculo que você pode vir a encontrar: diferentes níveis de luz na foto. Note que o lado direito do rosto da mulher está mais iluminado enquanto o lado esquerdo tem mais sombras.

No caso do lado esquerdo será mais complicado encontrar tons mais luminosos para arrastar para os locais mais escuros. Será necessário alternar o tamanho do pincel para borrar a imagem. Para fazer isto, faça como mostrado na imagem abaixo. Já que estaremos trabalhando com a foto ampliada pela ferramenta zoom para termos maior precisão, só será preciso utilizar os dois últimos pincéis.

Lembre-se de que os movimentos para trazer as cores mais claras devem ser de baixo para cima ou na diagonal. Contudo, isto pode variar de acordo com a disposição de luz que existe na sua imagem. O ponto principal é lembrar que a origem do cursor é sempre o ponto onde há cores mais claras.

No lado direito desta imagem, há mais luz. Ou seja, vai ser um pouco menos trabalhoso lidar com as variações de sombra nesta parte. Como existe mais luz incidindo neste lado. O movimento para borrar a cor será da direita para a esquerda, assim a cor mais clara sobrepõe a escura, escondendo a olheira. Repita este processo quantas vezes for necessário até que a olheira tenha desaparecido.

Pronto! A olheira que assombrava a sua foto sumiu! Agora é só tomar cuidado e descansar o suficiente para que elas não voltem a atormentar a sua imagem!


Fiquem ligados para os próximos tutoriais de GIMP aqui no Baixaki! Até a próxima!

Um comentário:

  1. só isso? é só borrar pra tirar a olheira? achei que seria mais dificil! tipo usar a desfocagem gaussiana ou a deformação interativa... mas não me jugem mal, eu achei muito explicativo esse tuto. valeu manolagem

    ResponderExcluir

Volte Sempre.