sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Photoshop: Transforme-se em Edward Cullen

Resultado final


Por Fabio Roberto Machado Jordão
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Twilight é a palavra do momento nas terras Norte Americanas, enquanto que no Brasil o sucesso recebeu o nome de Crepúsculo. Com um filme recém lançado, outro engatilhado para o fim do ano e alguns livros lançados, a série tem feito a alegria de adolescentes, jovens e até adultos. O Baixaki não poderia deixar de criar algo para homenagear a série, por isso resolvemos lançar este tutorial para você deixar suas fotos no estilo do filme.

O personagem principal do filme é Edward Cullen, um jovem vampiro que vem conquistando as telas dos cinemas e o coração das fãs. O tutorial tem como base um modelo masculino, porém você pode aplicar a maquiagem em mulheres, pois o resultado será bem parecido.

Caso você ainda não conheça Edward ou nem mesmo tenha ouvido falar do filme, abaixo você pode conferir o trailer.

O vampiro surge no Photoshop

Após escolher sua foto, você deve editar os detalhes gerais. Em nosso exemplo, alteramos a boca do modelo — usando o filtro “Liquify” — e a sobrancelha foi aumentada. Depois dos pequenos retoques, duplique a camada Background (Duplicate Layer). Feito isso, parta para a maquiagem.

Antes de começar a transformação

1) Primeiro vamos mudar a cor da pele, que é o processo mais demorado. Para realizar este processo você deve usar a “Dodge Tool” (Subexposição). A aplicação é um tanto complicada, você deve analisar bem quais são as áreas claras e escuras do rosto. Onde há mais sombra você deve usar a ferramenta no modo “Shadows” (Sombras) e onde a pele está mais clara, use em modo “Midtones” (Tons médios). O modo “Highlights” (Luzes realçadas) deve ser evitado, porque as áreas mais claras não precisam ficar mais brancas do que já são. Todo este procedimento deve ser efetuado na camada duplicada.

Mudando a cor da pele

2) Agora vamos adicionar sombra aos olhos. Use a ferramenta “Burn Tool” (Superexposição) no modo “Midtones” (Tons médios) e aplique levemente ao redor dos olhos. Depois disso, selecione o modo “Shadows” (Sombras) e aplique na borda dos olhos. Não exagere no efeito, pois senão o resultado pode ficar muito irreal.

Escureça ao redor dos olhos

3) Selecione o rosto do seu modelo com a “Polygonal Lasso Tool” (Ferramenta poligonal de laço). Copie e Cole a seleção em uma nova camada.

Crie uma cópia do rosto

4) Agora você deve diminuir a saturação desta camada. Portanto, clique no menu “Image” (Imagem) e na opção “Adjustments” (Ajustes) clique em “Hue/Saturation” (Matiz/Saturação) ou, simplesmente use o atalho “Ctrl + U”. Em nosso exemplo aplicamos os valores abaixo, porém este valor varia de acordo com o tom da pele da pessoa. Ajuste conforme você preferir.

Diminuindo a saturação da camada

5) Hora de alterar a cor dos olhos. Novamente, use a “Polygonal Lasso Tool” e selecione os olhos. Copie a seleção e cole em uma nova camada. Agora vamos mudar a matiz dos olhos, por isso, novamente aperte “Ctrl + U” para acessar a caixa “Hue/Saturation”. Altere o valor de “Hue” como desejar, veja que o valor de nosso exemplo funciona apenas para olhos com a mesma cor. Após mudar a cor dos olhos, clique com o botão direito sobre esta camada em que a cor foi alterada e escolha a opção “Merge Down”.

Mude a cor dos olhos

6) Pois bem, agora que a pele está bem branca, os olhos estão modificados, talvez seja hora de aperfeiçoar as sombras dos olhos. Repita o procedimento do passo 2, mas agora não escureça ao redor dos olhos, apenas a borda.

Deixe mais escuro ao redor dos olhos

Neste momento, o projeto está como a imagem abaixo.

Antes de finalizar o projeto

7) Já que tomamos Edward Cullen como base, deixar o cabelo parecido pode ser interessante. Para mudar a cor do cabelo o procedimento é um pouco diferente. Selecione a região do cabelo, copie e cole em uma nova camada. Antes de pintar o cabelo, duplique a camada, pois caso você cometa erros, você tem uma camada reserva. Agora altere o modo da camada duplicada para “Color” (Cor). Usando a “Brush Tool” (Pincel) pinte com a cor laranja (em nosso tutorial usamos a cor e1881e) os fios de cabelo. Note que você deve pintar o cabelo na direção em que eles estão penteados.

Pinte o cabelo

Agora basta você personalizar, se você quiser colocar um fundo, adicionar algum texto ou outros detalhes, a criatividade fica por sua conta. Para realizar este tutorial com um resultado agradável você provavelmente vai precisar de algumas horas sentadas em frente ao computador. Confira abaixo o resultado final do nosso projeto.

Resultado final

O passo-a-passo de hoje termina por aqui, porém em breve publicaremos mais tutoriais para o Photoshop. Até uma próxima!

3 comentários:

Volte Sempre.